Você já conhece do Debian-BR CDD? Se não conhece, deveria conhecer. O projeto, que é a adaptação da versão SARGE do Debian para usuários brasileiros, está sendo muito bem sucedido. Neste artigo trato de algumas de suas características. Leitura obrigatória!
O Debian-BR CDD, atualmente na versão 1.0pre3, vem com o último Debian Sarge, kernel 2.6.7 por padrão (2.4.26 opcional) e ambiente Desktop Gnome, além dos programas mais populares e para os fins mais comuns, como navegação na internet, escutar música, ver vídeos, etc.
Mas o que realmente chama a atenção no Debian-BR é o seu instalador. Houve uma grande mudança, e para melhor. A praticidade é muita, e não se perde tempo nem quando se seleciona o modo 'expert', que faz mais perguntas e oferece mais opções.
O particionador é extremamente simples, e muito eficiente. A única coisa que realmente não funcionou comigo foi o APT, que não funcionou para baixar pacotes da Internet, só aceitando os pacotes do CD, o que não foi nenhum problema para mim, já que eu nunca instalo os pacotes do CD e deixo para instalar manualmente ao final da instalação com o apt.
Toda a praticidade na instalação do Debian-BR CDD faz com que a instalação básica seja extremamente rápida. Sem instalar os pacotes do CD, eu levei menos de 20 minutos para fazer toda a instalação. Acredito que dê para instalar todo o sistema, incluindo os pacotes de CD, em até 30 minutos, o que é realmente muito rápido. E o melhor de tudo, funciona!
No modo expert, quando se pede para instalar o sistema básico, é oferecida 4 kernels para serem instalados:
2.6.7-i686
2.6.7-i386
2.4.26-i686
2.4.26-i386
O kernel vem configurado para o ALSA. O usuário normal já é adicionado ao grupo áudio, o que significa que, terminada a instalação, basta executar o alsamixer para ajustar o volume e sair escutando música. O ACPI também é ativado no kernel, com todos os recursos principais. Em fontes ATX, para desligar o PC, basta um toque no botão POWER que o sistema para tudo o que estiver fazendo e desliga.
[6] Comentário enviado por fike em 17/10/2004 - 05:59h
O Debian-BR CDD vem com Gnome 2.6, está legal. Bom o artigo, tem algumas coisas que não estão legais nele ainda (menu e integração do KDE), nada que não resolvam, a equipe de desenvolvimento é fera!!!
[10] Comentário enviado por agk em 18/10/2004 - 16:35h
Parabéns pelo artigo, já instalei esse Debian-CDD, realmente é uma ótima iniciativa da comunidade Debian brasileira e para quem ainda não conseguiu instalar o Debian, com certeza com essa distribuição vai conseguir.
Apesar de tudo eu ainda prefiro instalar o Debian a partir do woody, depois atualizar para sarge e deixar ele do jeito que eu quero para usar como desktop, para servidor não há nada melhor do que o velho, bom e estável woody.
Vlw.
[11] Comentário enviado por redleh em 27/04/2005 - 09:51h
Tive a vontade de usar o Debian a um tempo atrás, mas alguns problemas apresentados me deixaram com a "pulga atrás da orelha" ;( Primeiro que ele não reconheceu o meu monitor (o que fazia que a parte gráfica não abrisse) e depois a minha placa de som... Mas fica o meu abraço ai para os usuários... ;D
[13] Comentário enviado por gabrield em 04/07/2006 - 11:20h
Já usei o Debian-BR CDD e funcionau legal!
Ele vom coms os pacotes do kernel (kernel -source, kernel-headers), e claro, o kernel image, ai eu não tive que compilar kernel nenhum pra instalar min Pl. de vídeo e meu modem, vem com uma seleção de pacotes muito bem selecionada, e com o gnome 2.8. E o mais legal! Vem em um cd só! Mas eu tive que abandona-lo e voltei pra Debian Etch.