Salve, salve galera. De novo, depois de um longo período de hibernação venho escrever um novo artigo. Desta vez o artigo é sobre PHP, mais especificamente sobre depuração (vulgo debug) de código sem a utilização de die(), print_r() e var_dump(). Pra isso vamos usar o Eclipse PDT, Xdebug e um browser.
O Eclipse PDT já conta com uma debug específico para PHP, mas para que ele funcione precisamos fazer algumas configurações.
Adicionando executáveis PHP
No menu Window->Preferences ache a entrada PHP Executables,
lá devemos adicionar o caminho onde estão nossos executáveis. No nosso caso está em /usr/bin/php e escolhemos como debugger o Xdebug.
Configurando o Debug
É importante lembrar que devemos dizer para o debugger do Eclipse em qual porta "escutaremos" o xdebug. Esta porta deve ser a mesma daquela que indicamos no arquivo xdebug.ini. No nosso caso 9100.
Adicionando um ambiente de Debug
Agora que já temos configurado o executável do PHP, indicamos a porta do Xdebug, é hora de adicionar um servidor ao Debug do Projeto.
Clicando no menu Run, vamos até a opção "Open Debug Dialog". Lá há uma opção chamada PHP Web Page, proceda com os seguintes passos:
Duplo clique sobre o PHP Web Page. Isso fará que uma nova configuração seja criada, o nome padrão é "New_Configuration";
Modifique o Debug Server para Xdebug;
Indique qual arquivo será usado para o debug (ele será o ponto de partida, não necessariamente precisa ser debug. Deve ser uma página que tem links para os outros scripts ou faz chamadas para eles);
Diga qual URL o browser deve abrir para inicializar a sessão. MUITO IMPORTANTE: Quem deve inicializar esta sessão é o Eclipse. Não adianta abrir o browser e digitar o endereço que você quer debugar, nada vai acontecer.
Adicionando um browser ao Eclipse
O Eclipse conta com um browser interno, porém para um melhor controle, o ideal é usar um browser externo, podem ser qualquer um que esteja instalado na máquina.
Para isso basta ir em "Window->Preferences->General->Web Browser":
[2] Comentário enviado por erickbt86 em 12/04/2008 - 08:53h
Muito bom o artigo... prático e eficaz. Vejo que muita gente tem dificuldade em começar a utilizar o Eclipse PDT e estão artigos desse tipo em português.
[4] Comentário enviado por felipebastosweb em 19/02/2009 - 15:38h
acabei de instalar o Eclipse PDT e estou tentando configurar os Executáveis PHP que realmente está em /usr/bin/php mas na hora de executar, sempre diz que não foi localizado.
[6] Comentário enviado por sampaioprimo em 13/03/2009 - 13:45h
opa, parabéns pelo artigo. gostaria apenas de observar que no meu ambiente (ubuntu 8.10, apache2, php5) colocar comentários dentro do arquivo de configuração do xdebug não funciona. ele passa a ignorar a linha que tem um comentário. abraços, rodrigo.