No Gimp, iniciamos com uma nova imagem. Neste caso uma de 800x600 e colocamos a cor de fundo "08142d".
Adicionamos uma nova camada transparente e aplicamos o efeito:
Filtros > Renderizar > Nuvens Ruído sólido
Ajustamos as configurações para: Detalhe: 5, Tamanho X: 5 e Tamanho Y: 5.
Então adicionamos um efeito para colorizar "cores/colorizar..." e configuramos para Matiz: 225, Saturação: 30, Luminosidade: -80 e no menu de camadas diminuímos a opacidade para 50%.
Numa nova camada transparente desenhamos um quadrado perfeito segurando shift com a ferramenta de seleção retangular e usamos "filtros > renderizar > nuvens > ruído sólido..." com as seguintes configurações: Detalhe: 5, Tamanho X: 10, Tamanho Y: 10.
Agora deselecionamos com ctrl+alt+a ou no menu "seleção/nada". Adicione o efeito "filtros/mapear/mapear objeto..." e selecione no menu "Mapear para" > Esfera. Selecione fundo transparente e dê OK. A nossa esfera vai ficar ovalada. Use a ferramenta de redimensionamento e estique para cima e para baixo até ficar um circulo.
Duplique a camada com a esfera e numa delas colorize "cores/colorizar..." usando as seguintes configurações de cor: Matiz: 225, Saturação: 40, Luminosidade: -10.
Na outra camada colorize da seguinte forma (arraste a camada pra cima de todas caso estiver abaixo) : Matiz: 210, Saturação: 40, Luminosidade: 50 e deixe a opacidade em 30%.
Para "a parte seca da terra" faça o seguinte: use a varinha mágica e selecione partes escuras da ultima camada para pegar seleções deformes e adicione uma nova camada transparente. Nela pinte com uma cor escura, como 49392c e desfoque com "filtros/desfocar/desfocagem gaussiana" em 10 pixels.
Use a varinha mágica, selecione a cor escura e duplique essa camada, para depois adicionar uma cor esverdeada na nova com a seleção ativa: 2c4931.
Use uma borracha opaca e retire alguns excessos até obter partes esverdeadas e dentro do contorno, como na figura a seguir:
Deixe ambas camadas com opacidade 50%. Selecione a primeira camada com esfera e dê um clique direito e selecione "alfa para seleção".
E com a seleção ativa adicione uma nova camada transparente. Coloque esta camada antes de todas as outras esferas e pinte com uma cor piscina ou azul claro: 07e6ff, deselecione e aplique filtros/desfocar/desfocagem gaussiana, a 40 pixels.
A partir daqui você pode adicionar detalhes como estrelas de fundo... nuvens no planeta etc. Este é o ponto de partida da sua mente".