É no arquivo dwr.xml que podemos encontrar as classes java que serão utilizadas pelo framework nas requisições assíncronas utilizando o Ajax.
O arquivo dwr.xml deverá ser salvo dentro do subdiretório WEB-INF que está dentro do diretório meuajax.
Neste tutorial usei duas classes para fazer as combos dinâmicas. São elas Marca e Modelo.
O exemplo é baseado em marcas e modelos de veículos previamente cadastrados na base de dados.
Segue o conteúdo na íntegra do arquivo dwr.xml:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE dwr PUBLIC "-//GetAhead Limited//DTD Direct Web Remoting 1.0//EN" "http://www.getahead.ltd.uk/dwr/dwr10.dtd">
<dwr>
<allow>
<create creator="new" javascript="Marca">
<param name="class" value="Marca"/>
</create>
<convert converter="bean" match=".*"/>
</allow>
<allow>
<create creator="new" javascript="Modelo">
<param name="class" value="Modelo"/>
</create>
</allow>
</dwr>
Observações:
1) Dentro das tags <allow> </allow> percebe-se que existe a tag <create> e <param>. Na tag <create creator= new javascript= Marca > é informado para o DWR que existirá um arquivo Marca.js, para representar o classe java Marca. Esta representação é vinculada a tag <param name="class" value= "Marca" > onde é nesta passo a associação entre o arquivo Marca.js e a classe Marca.class é concluída;
2) Ainda na tag <param>, onde é informado value="Marca" , é representada a classe Marca, que está no package padrão da aplicação, ou seja, no código-fonte da classe Marca não existe nenhum package definido. Caso tivesse sido definido algum package, este deveria ser informado dentro value.
3) Esta mesma explicação vale para as tags abaixo informadas no arquivo dwr.xml. Em relação a tag <convert converter="bean" match=".*"/>, esta informação significa que todos os arquivos .class poderão ser acessado no código JSP como Java Beans. Este procedimento é uma recomendação do próprio framework.
4) É importante citar que os arquivos .js associados as classes java, são criados dinamicamente pelo framework, e não há necessidade de preocupação com o seu código-fonte. Está é uma das grande vantagens de usar este framework quando há necessidade de utilizar AJAX numa aplicação Web.
5) Mais a frente será mostrado como informar para o código HTML como utilizar este arquivos.
6) Para Maiores recomendações sobre a configuração do arquivo dwrm.xml acesse
http://getahead.org/dwr/server/dwrxml.
Onde pôr o arquivo dwr.jar?
O arquivo dwr.jar é o arquivo que possui todas as funcionalidades oferecidas pelo framework, e como em todo aplicação Web, os arquivo .jar deverão estar dentro do diretório lib de sua aplicação, no nosso caso dentro de /meuajax/WEb-INF/lib.
É válido lembrar que neste tutorial estaremos envolvendo a utilização de banco de dados, com isso o arquivo .jar que permite ao Java comunicar-se com o SGBD deverá estar também dentro deste diretório.
Mais a frente será disponibilizado o código-fonte na íntegra das classes Java para funcionamento do aplicação de exemplo.