Neste tutorial vamos conhecer o Abiword, o editor de texto padrão do Gnome, mas que você pode usar sem ter de abrir mão de sua interface preferida. Ele é muito mais leve que o OpenOffice e pode ser uma boa alternativa para quem não tem um PC tão poderoso que agüente o primeiro.
Nesta barra, como em todos os bons editores, você pode modificar parâmetros da página, do texto, inserir recursos extras, realizar formatações complementares etc:
Basta apenas LÊ-LA para saber o que cada item faz. Escreva um texto e experimente as opções. Preste atenção na disposição das abas e nos recursos que elas abrigam.
Aqui faço um pequeno alerta: não decorem a posição dos itens no menu, das barras etc. Entenda-os!!!
Na minha apresentação do OpenOffice/Abiword no hospital onde trabalho, notei que alguns usuários embaralham-se desnecessariamente quando descobrem que "configurar página" não existe, mas não percebem que "formatar documento" produz o mesmo efeito.
Aí já vão logo maldizendo (injustamente!) e assim não tem software livre que dê jeito...
[5] Comentário enviado por jrmessi em 09/12/2008 - 08:53h
Acvsilva, explique-me como posso colocar no abiword, textos em pdf do meu arquivo pois toda vez que tento fazê-lo o texto aparece com um bando de códigos, símbolos etc.
Bom dia.