Neste tomo final da nossa trilogia sobre o BrOffice.org, manipularemos tabelas no Writer; aprenderemos como fazer cálculos simples com estas e como formatá-las. Veremos também o utilíssimo Navegador de Objetos.
Conclusão; Sugestões de Bibliografia e Aprofundamento em BrOffice.org
Concluímos este tomo, o qual faz parte agora de uma trilogia sobre o BrOffice.org, acreditando ter atingido o nosso objetivo, que seria, em suma, de fornecer ao leitor subsídios para uma compreensão incipiente da suíte livre e gratuita, bem como de alguns dos seus recursos.
No primeiro tomo, tratáramos de mostrar ao leitor o conceito de Estilos e sobre a importância de dominar este assunto, o que seria, como se reputou, durante todo o nosso trajeto, dominar o próprio BrOffice.org, o qual mantém uma coerente conformação ao conceito de estilos.
No segundo tomo, tivemos uma explanação leve, mesmo que válida, acredita-se, do ponto de vista pedagógico, sobre o que são Objetos, como estes funcionam; aprendemos a utilizar o Pincel de Estilo e tivemos um breve tratado sobre os Sumários e Índices no Writer, "dando-nos ao luxo de praticar, através de um texto para este fim destinado".
Rau-Tu openoffice - Página organizada por aplicações do OpenOffice.org, com muitas dicas e soluções. Os tópicos são listados juntamente com suas possíveis soluções, dicas e truques. Um potosi;
Renaissance - OpenOffice.org Wiki - Projeto Renaissancee. Uma repaginação total no visual do <Br | Open>Office.org. Interface com apelo visual moderno, muito parecida com a interface Ribbon, do MsOffice 20xx. Neste endereço, além de uma descrição da interface e de uma FAQ, temos alguns screenshots da nova interface.
OpenOffice.org Ninja - Sítio muito bom para quem deseja discutir aspectos técnicos da suíte livre e gratuita. Em inglês.
Fortaleza, Maio de 2010. Que o Código-Fonte Esteja Conosco.
[2] Comentário enviado por Teixeira em 18/05/2010 - 14:07h
Muito bom!!!!
Um trabalho de excelente qualidade, que demonstra com clareza que software livre nem sempre fica a dever ao software proprietário.
É muito fácil e intuitivo implementar tabelas dessa forma.
Vai para os meus favoritos, para que possa mostrar às pessoas realmente interessadas em obter resultados.
[3] Comentário enviado por julio_hoffimann em 18/05/2010 - 18:47h
Morvan, belo artigo!
Já venho acompanhando a série e cada vez mais fico impressionado com a sua destreza no assunto. A comunidade VOL agradece e tem seu diferencial por conta de membros como você.
[4] Comentário enviado por morvan em 21/05/2010 - 15:53h
Boa tarde. Agradeço a todos por todos os comentários.
É o nosso dever (contribuir, de algum modo, com o SL e em busca de uma sociedade [mais] justa) e o faço com prazer. Afinal, as flores que engalanam o nosso caminho foram engendradas por mãos calejadas...