Agora você terá um eficiente sistema de cache, que abrange vídeos do Youtube, arquivos do Windows Update e reescreve URLs para otimizar imagens do Orkut e updates de antivírus. Assim você pode ter um ganho de 30% ou mais em seu link e economia de tráfego.
Vamos importar as configurações do banco de dados:
# mysql -uUSER -pSENHA < ecache_db.sql
Verifique o arquivo adm.php e altere as configurações necessárias ($cache_limit, $server_ip etc).
Depois de configurar tudo é só reiniciar o Squid e tudo deverá estar funcionando.
Verifique os logs (default é em /tmp/rewriter.txt).
Esse sistema foi idéia de Luiz Biazus, que é dono de um ISP no sul do Brasil.
Ele criou um artigo, publicando seu antigo sistema, que deu origem ao fórum Biazus, onde trocamos informações e melhoramos o sistema atual junto com o Enver Rinke (que usa FreeBSD e ainda não conseguiu consertar alguns bugs pra esse sistema).
Qualquer dúvida, sugestão, visite o fórum Biazus.
Se alguém precisar de consultoria, entre em contato. :D
[2] Comentário enviado por arium em 29/10/2008 - 12:05h
As habilidades do Rodrigo em php for Extremamente úteis!, além da portabilidade que ele conseguiu! a utilização do mysql possibilitou diversos controles antes não existentes!!!! nota 10 pro Rodrigão! valeu brother!
[5] Comentário enviado por powerd0wn em 04/11/2008 - 14:23h
Fala, xará... tudo bom?
Cara, gostei muito do seu artigo, mas a dúvida é a seguinte:
Você faz alguma validação se o arquivo foi alterado?
Pelo que entendi, você apenas verifica se a url já se encontra em cache e, caso sim, direciona para o cache já feito. Mas, digamos que a url seja a mesma, somente o conteúdo seja alterado. Como você faz pra controlar/verificar isso?
[7] Comentário enviado por dailson em 13/11/2008 - 12:16h
Amigo. Estou tentando pegar os novos códigos, porém na página indicada só tem um link para um fórum onde eu não consigo me registrar, pois a imagem para confirmação não aparece.
Você poderia ajudar:???
[8] Comentário enviado por chiareloto em 17/12/2008 - 23:42h
Amigo fiz conforme o passo a passo mais quando deixo habilitado no squid a funcao .youtube.com ele nao consegue abrir os videos do youtube...o que pode estar errado...
[10] Comentário enviado por lucasmcarlos em 27/05/2009 - 16:08h
kra ... legal seu post ... porem aki em casa não deu muito certo não ... para fala bem a verdade não funcionou nada ....
qdo eu fiz todos os passos q vc pediu ...
mais qdo restartei o squid ... jah era não navegou mais ... ai fui lah no squid.conf #desativei as linhas , restartei voltou a navegar ...
então fica assim .. qdo coloca suas regras do squid.conf para rodar ... para a navegação, qdo tiro volta ao normal ... vc sabe oq pode estar acontecendo ...
[11] Comentário enviado por csguerreiro em 17/09/2009 - 22:23h
Grande rodrigo, vc relatou que para usar o thunder cache no freebsd existem algumas alterações poderia então me ajudar descrevendo quais as alterações necessárias, pois uso freebsd, e achei que o squid trabalhou melhor fazendo cache do que o ubuntu, e queria implementar o thunder no freebsd 7.2,caso puder contribuir agradeço. comentário postar e caso puder envie um email cleiton@gnex.com.br. E claro, o funcionamento do thunder é muito bom mesmo.
Grande abraço,