A grande competitividade no mercado torna as empresas cada vez mais dependentes de seus sistemas de informação. Construir estes sistemas em tempo hábil e com a qualidade exigida por estes clientes sofisticados e exigentes com baixo custo é o desafio.
A função de um processo de desenvolvimento é basicamente definir quem
irá fazer o que e como deve ser feito para que o objetivo "construir um
software ou melhorar um já existente" seja alcançado.
As vantagens de utilizar um processo de desenvolvimento formal
documentado são inúmeras entre elas estão:
Oferece um guia para definir as atividades da equipe;
Especifica quais artefatos devem ser construídos e desenvolvidos;
Direciona as tarefas individuais e da equipe como um todo;
Oferece critérios para monitoração e medição dos produtos e atividades do projeto;
Provê linhas gerais para os usuários e desenvolvedores;
Reduz riscos e torna os projetos mais previsíveis;
Provê visões comuns a equipe de desenvolvimento;
Serve como um template que pode ser reutilizado, criando novas instâncias do mesmo.
Normalmente uma equipe de desenvolvimento cria seu próprio processo de
desenvolvimento, o que é muito eficaz e normalmente contribui para uma
maior disseminação da cultura de planejar.
Alguns pontos a considerar na hora de criar seu próprio processo de
desenvolvimento:
Tamanho da organização.
Natureza da aplicação.
Prioridades relativas, facilidades a oferecer, prazo de entrega....
Formalidade: determinar o grau de formalidade de acordo com o tamanho da equipe, a velocidade com que a equipe se modifica e complexidade e tamanho do projeto. Isto impede que requisitos de sistemas, compromissos assumidos, etc. não seja desconsiderado. Quanto mais formal o processo, menos possibilidades de erros, porém deve-se cuidar para que não se tenha um processo engessado.
Complexidade do sistema: em sistemas de complexidade muito grande e interessante que o processo de desenvolvimento seja iterativo para que o mesmo problema seja analisado várias vezes e por várias pessoas em tempos diferentes, nestes caso a documentação é extremamente importante e normalmente apresenta bom resultado.
Equipe: não só tamanho da equipe de desenvolvimento deve ser considerado na elaboração de um processo de desenvolvimento, as áreas de especialidade de cada membro e principalmente o grau de conhecimento da equipe no domínio do problema e da tecnologia a ser utilizada.
Baseando-se neste fatores e vários outros a considerar, como riscos de sucessos, fatores críticos, etc. e utilizando técnicas e ferramentas da ES, criamos nosso Workflow, que é o processo de desenvolvimento. A produção e a qualidade dos softwares aumentam em muito quando se usa um processo de desenvolvimento conciso.
[1] Comentário enviado por _simmons_ em 10/03/2004 - 11:44h
Fala Adílson, parabéns pelo artigo . Eu frequento um outro fórum de Linux e tem um cara que é desenvolvedor .Net , ele "prega" que não existe nenhum tipo de Framework para Linux , seu próximo artigo vai mostrar algo desse tipo ? Ou algo semelhante, eu não entendo muito dessa parte de desenvolvimento de software em equipe, mas pelo que andei lendo , um framework é como um conjunto de "mini aplicações" que já estão prontas e você só vai adicionando elas ao projeto central, sem precisar mexer com o código, ser for isso mesmo gostaria que você desse o nome desses softwares e se tudo isso que eu falei não é viagem..hehe.. Falou. []s
[2] Comentário enviado por asrocha em 10/03/2004 - 12:01h
E ai _simmons_!!
Valeu!!
Bom isso tudo que vc falou nao é uma viagem!! framework é quase isso na verdade sao metodologias e ferramentas e tecnicas para se desenvolver um software, esses "mini-aplicativos" eu entendo que são os design partners - se eu estiver errado algem me corrige ok !!
Quanto a nao exititem frameworks para windows isso nao e verdade pois os frameworks a maioria são independentes de plataforma linguagem ou paradgma. um frame work que eu uso é o mvc que é apenas uma maneira de como desenvolver componentes separados para a aplicação
no meu proximo artigo que esta em construção vou tentar como construir uma aplicação em php usando mvc
[][][]
asrocha
[6] Comentário enviado por zach em 14/03/2004 - 09:28h
Olá pessoal
Antes eu achava um pouco viagem, mas as taís "métricas de softaware" nos balizam na construção de um bom software. Da mesma forma que certa vez recebi um artigo sobre 10 regras que deveriam ser respeitadas para a construção de um site com qualidade. Que estiver interessado, contate-me em pvt.
[7] Comentário enviado por presto em 26/12/2006 - 16:22h
Excelente artigo!!! =D
Todos aqueles que criticam ferrenhamente os "abusivos" preços da Microsoft muitas vezes ignoram que a Engenharia de Software é parte importantíssima da produção. É, também, uma das partes mais caras do ciclo de desenvolvimento.
Não quero defender ou atacar ninguém. Procuro sempre observar os dois lados da moeda! =]