Entendendo POO (História e conceitos)

Sabemos que Java, C++ e Object Pascal são linguagens Orientadas a Objetos, mas sabemos o que isso significa? Entenda de uma forma dinâmica e objetiva os conceitos e as características dessa poderosa ferramenta.

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Por: Hélder Gurgel Jr em 06/05/2005


Introdução



Antes de continuar lendo, olhe ao seu redor... O que você vê? Objetos! Pessoas, animais, plantas, carros, aviões... Todos são objetos com os quais aprendemos a nos relacionar no dia-a-dia, e todos juntos formam aquilo que chamamos de "mundo real". Até nossos pensamentos dizem respeito a objetos: "Que garota bonita!" ou ainda, "Queria comprar esse carro!". E isso é a Orientação a Objetos, organizar o mundo real como uma coleção de objetos.

Pensando em objetos, podemos modelar o mundo real, observando características e comportamentos de um objeto qualquer, comparando-os e unindo-os em grupos. Esse conjunto de comportamentos e atributos são o que chamamos de classes.

Em outras palavras, uma classe é um modelo para algo que deve ser criado. Por exemplo, quando alguém vai fazer um bolo, pega-se uma "Receita para Bolo", que será usada como um modelo para o bolo que será criado. De forma análoga, a receita é uma classe, e o bolo, um objeto.

Sabemos que no mundo existem dois grandes grupos: um onde ficam os objetos animados, que em certo sentido podem ser chamados de "vivos", e o grupo dos inanimados. Os animados parecem mover-se ao nosso redor, enquanto os inanimados aparentemente não fazem coisa alguma. Apesar dessa diferença, todos esses objetos possuem atributos como tamanho, peso, forma, cor e apresentam certos comportamentos (métodos): a bola pode rolar, quicar, esvaziar; o bebê chora, brinca, sorri; a lâmpada acende e apaga etc.

Citando um exemplo: peguemos um caderno, desses normais que levamos para a escola, comparemos seus atributos com os de um ser humano. Não tem muita coisa a ver, não é? Mas se pegarmos esse caderno e compararmos com um livro, notaremos que ambos são usados para o ato de escrever (lembrando que só escreva em um livro se ele for seu! ;P), possuem formas semelhantes, enfim, possuem características semelhantes, logo podem ser unidos em uma mesma classe: a dos "blocos de papeis", que por sinal pertence à classe dos objetos inanimados.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Características
   3. História / Benefícios
   4. Conclusão
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Comentários
[1] Comentário enviado por tehb em 06/05/2005 - 14:59h

Bem Legal e didático. Bom Mesmo

[2] Comentário enviado por cvs em 06/05/2005 - 20:58h

olha, desculpa, eu não li o artigo todo mas o titulo realmente é POO? porque o que eu vi brevemente na faculdade não vi nenhuma referecia pra essa sigla ou se vi, não estou lembrado.

[3] Comentário enviado por gustavo_marcon em 07/05/2005 - 03:58h

POO = Programação Orientada á Objetos

[4] Comentário enviado por m4sk4r4 em 07/05/2005 - 06:33h

Olá Hélder,

Cara o artigo está muito legal,
bem claro e simples, essa comparação com o mundo real ajudou bastante, POO foi e é uma das barreiras que impedi o meu desenvolvimento no java.
Não sei o que é e o que foi, mais me atrapalhou muito
quando decidir estudar java por conta própria,
depois deste artigo vou ver se retorno.

t+, e Parabéns.

[5] Comentário enviado por theshadow em 07/05/2005 - 18:32h

Parabéns... Conseguiu resumir de forma simples e objetiva. Vou usar este "conceito" para demonstrar à alguns alunos iniciantes.

[6] Comentário enviado por redleh em 09/05/2005 - 11:02h

Valeu galera! ;)

Fiquei feliz com os comentários aqui postados e até com as dúvidas que me mandaram pelo e-mail, realmente é legal saber que a galera está empenhada em aprender mais sobre essa "nova onda"... ;)

Friso novamente que estou a inteira disposição caso tenham alguma dúvida e gostaria de ver sugestões para novos artigos ein galera... Fiquem em paz e valeu pela força! ;P

[7] Comentário enviado por eliana_varani em 10/01/2006 - 15:14h

Parabéns pelo seu artigo, muito bom mesmo, para incrementar, nas versões finais do Clipper já havia o conceito de biblioiteca, mesmo no Summer'87, trabalhei com ele e hoje estou passando para PHP, depois de uma estada de alguns anos no VB, acompanhei todo o processo muito bem definido por vc. Se vc não é professor, deveria ser.

[8] Comentário enviado por narixx em 24/01/2006 - 17:23h

Parabéns Redleh, ótimo artigo esse... principalmente pra mim que estou entrando agora no mundo da POO, estava mais perdido que cego em tiroteio, mas agora que vc me mostrou o caminho das pedras, ficou mais fácil...

Valeu... ficou muito fácil de compreender... muito bom mesmo.

[9] Comentário enviado por brejao em 23/02/2007 - 11:23h

Simplesmente a melhor explicação sobre POO que já lí... e olha q já lí muitas! Parabens pelo ótimo artigo e vc deveria mesmo dar aulas sobre o assunto cara!

valew!!
[]s

[10] Comentário enviado por f_Candido em 16/05/2008 - 15:20h

Excelente artigo. Muito Bom mesmo.

[11] Comentário enviado por altitdb em 24/01/2009 - 23:59h

Amigo,
Excelente Artigo, você está de Parabéns.
Explicou e se expressou muito bem.
Obrigado =D

[12] Comentário enviado por cybershark em 02/09/2009 - 22:37h

pow velho esta parabens.......

muito bom

[13] Comentário enviado por edu.linux em 04/04/2012 - 11:02h

Muito bom o artigo. Parabéns, muito simples e direto.


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