Está migrando do Windows para Linux ou começando agora na informática e quis dar uma chance ao pingüim?
Entenda a estrutura do Linux e veja como utilizar comandos, encontrar seus drives e se divertir com uma plataforma realmente segura.
A listagem de arquivos e diretórios no linux possui mais campos (as permissões de acesso) e o total de espaço ocupado e livre no disco, deve ser visto separadamente usando o comando du e df.
dir/s
ls -lR
Sem diferenças
dir/od
ls -tr
Sem diferenças
cd
cd
Poucas diferenças. cd sem parâmetros retorna ao diretório de usuário e também permite o uso de "cd -" para retornar ao diretório anteriormente acessado.
del
rm
Poucas diferenças. O rm do Linux permite especificar diversos arquivos que serão apagados (rm arquivo1 arquivo2 arquivo3).
md
mkdir
Uma só diferença: No Linux permite que vários diretórios sejam criados de uma só vez mkdir /tmp/a /tmp/b).
copy
cp
Poucas diferenças. Para ser mostrados os arquivos enquanto estão sendo copiados, deve-se usar a opção "-v", e para que ele pergunte se deseja substituir um arquivo já existente, deve-se usar a opção "-i".
echo
echo
Sem diferenças
path
path
No Linux deve ser usado ":" para separar os diretórios e usar o comando "export PATH=caminho1:/caminho2:/caminho3:" para definir a variável de ambiente PATH. O path atual pode ser visualizado através do comando "echo $PATH".
rem
mv
Poucas diferenças. No Linux não é possível renomear vários arquivos de uma só vez (como "ren *.txt *.bak"). É necessário usar um shell script para fazer isto.
type
cat
Sem diferenças
ver
uname -a
Poucas diferenças (o uname tem algumas opções a mais).
date
date
No Linux mostra e modifica a Data do sistema.
time
time
No Linux mostra e modifica a Hora do sistema.
attrib
chmod
O chmod possui mais opções por tratar as permissões de acesso de leitura, gravação e execução para donos, grupos e outros usuários.
scandisk
fsck.ext2
O fsck é mais rápido e extensivo na checagem.
edit
mcedit, vim
O edit é mais fácil de usar, mas temos o mcedit que tem mais recursos e o vim que é utilizado por usuários mais experientes.
fdisk
fdisk, cfdisk
Ao contrário do DOS, os particionadores do linux trabalham com diversos sistemas de arquivos.
format
mkfs.ext2
A diferença se enquadra apenas na especificação do dispositivo. Exemplo: No DOS (a: e c:), no Linux (/dev/fd0 e /dev/hda1).
help
man, info
Sem diferenças
label
e2label
É necessário especificar a partição que terá o nome modificado.
more
more, less
O more é equivalente a ambos os sistemas, mas o less permite que sejam usadas as setas para cima e para baixo, o que torna a leitura do texto muito mais agradável.
move
mv
Poucas diferenças. Para ser mostrados os arquivos enquanto estão sendo movidos, deve-se usar a opção "-v", e para que ele pergunte se deseja substituir um arquivo já existente deve-se usar a opção "-i".
backup
tar
O tar permite o uso de compactação (através do parâmetro -z) e tem um melhor esquema de recuperação de arquivos corrompidos que já segue evoluindo há 30 anos em sistemas UNIX.
print
lpr
O lpr é mais rápido e permite até mesmo impressões de gráficos ou arquivos compactados diretamente caso seja usado o programa magicfilter. É o programa de Spool de impressoras usados no sistema Linux/Unix.
vol
e2label
Sem diferença
xcopy
cp -R
Pouca diferença, requer que seja usado a opção "-v" para mostrar os arquivos que estão sendo copiados e "-i" para pedir confirmação de substituição de arquivos.
É fácil notar a superioridade de comandos e ações que os mesmos
podem fazer em benefício do melhor desempenho de seu trabalho.
Programas
DOS/Windows
Linux
Diferenças
MS Word, Excel e PowerPoint
Open Office
O Open Office possui todos os recursos do Word, Excel e PowerPoint, interface gráfica similar, menus e teclas de atalhos, facilitando assim a sua migração. Também trabalha com arquivos nos formatos 97/2000 e não é vulnerável a vírus de macro. E é distribuído gratuitamente, não sendo necessário pagar licença para uso, doméstico ou empresarial.
MS Access, SQL Server
MySQL, Postgresql, Oracle, etc.
Existem diversas ferramentas de bancos de dados no linux, todas compatíveis com outras plataformas.
MS Outlook
Pine, Mutt, Evolution, etc.
Centenas de programas de E-Mail tanto em modo texto como em modo gráfico.
Internet Explorer
Mozilla, Netscape, lynx, etc.
Há diversos browsers, sendo que o lynx opera em modo texto.
ICQ, Messeger
Licq, amsn
Praticamente sem diferenças.
Photoshop
The Gimp
Fácil de usar, possui muitos scripts que permitem a criação rápida e fácil de qualquer tipo de efeito profissional pelo usuário mais leigo. Acompanha centenas de efeitos especiais e um belo manual em html com muitas fotos (aproximadamente 20MB) que mostra o que é possível se fazer com ele.
Corel Draw
Sodipodi
Excelente programa para criação de desenhos vetoriais.
winamp
xmms
Possui todos os recursos do programa para Windows além de filtros que permite acrescentar efeitos digitais da música (em tempo real), eco, etc.
Media Player
xanim, xplaymidi, xwave, etc.
Programas para execução de xwave, arquivos de música e vídeos multimídia. Existem outras alternativas, a escolha depende de seu gosto e da sofisticação do programa.
WinDVD
VLC
VLC (VideoLAN Cliente) é um reprodutor multimídia que suporta vários formatos, além de DVDs, VCDs e alguns outros formatos de streaming.
Agente de Sistema
cron
Pouca diferença. O cron da mais liberdade na programação de tarefas a serem executadas pelo Linux.
Mirc
Bitchx, xchat
Clientes IRC para Linux
ISS
Apache
O apache é o servidor WEB mais usado no mundo (algo em torno de 75% das empresas), muito rápido e flexível de se configurar.
Exchange, NT Mail
Sendmail, Exim, Qmail, etc
Só o sendmail tem uma base instalada de mais de 70% no mundo. O Smail é o mais rápido e o qmail é o mais seguro. Todos (especialmente o sendmail) tem como característica a flexibilidade de configuração.
Wingate, MS Proxy
Squid, Apache, ip masquerade, nat, diald, exim
A migração de um servidor proxy para Linux requer o uso de vários programas separados para que se tenha um resultado profissional. Isto pode parecer incomodo no começo, mas você logo perceberá que a divisão de serviços entre programas é mais produtivo. Quando desejar substituir um deles, o funcionamento dos outros não serão afetados. Não vou entrar em detalhes sobre os programas citados ao lado, mas o squid é um servidor proxy Web (HTTP e HTTPS) completo e também apresenta um excelente serviço FTP. Possui outros módulos como dns, ping, restrições de acesso, limites de tamanho de arquivos, cache, etc.
São diversas as ferramentas para a criação de Web Sites.
MS Winsock
Sem equivalente
O Linux tem suporte nativo a tcp/ip desde o começo de sua existência e não precisa de nenhuma camada de comunicação entre ele e a Internet. A performance é aproximadamente 10% maior em conexões Internet via fax-modem e outras redes tcp/ip.
A diversidade de programas para a plataforma Linux é incontestável,
o que faz a migração para este sistema ser a mais amigável possível.
O único ponto desfavorável neste sentido é a impaciência do usuário
que por comodidade, prefere suportar as truculentas e famosas telas
azuis do Windows do que se dedicar um pouco para aprender um novo
sistema e conseqüentemente, novas ferramentas.
[3] Comentário enviado por placeweb em 12/11/2003 - 10:44h
Cara,
Este artigo me exclareceu várias dúvidas que tinha sobre esta plataforma, instalei Linux há pouco tempo mas não tinha muito conhecimento, com este, dei um salto no tempo, aprendi várias coisas aqui que levariam meses para serem mais claras... Enfim....
[5] Comentário enviado por Loja iNotebooks em 12/11/2003 - 17:36h
Adorei o artigo , mas fiquei com uma duvida , ouvi falar que o windows tem que ser instalado primeiro e depois o linux , que quem gerencia o boot é o linux o windows não gerencia o boot e foi a unica coisa que não vi no artigo será que estou errado?
[6] Comentário enviado por Loja iNotebooks em 12/11/2003 - 17:36h
Adorei o artigo , mas fiquei com uma duvida , ouvi falar que o windows tem que ser instalado primeiro e depois o linux , que quem gerencia o boot é o linux o windows não gerencia o boot e foi a unica coisa que não vi no artigo será que estou errado?
[7] Comentário enviado por jeffestanislau em 13/11/2003 - 07:38h
wquintanilha,
Você está certo, o Linux atraves das ferramentas Lilo e Grub, são capazes de gerenciar o boot, gravando no MBR o caminho para os OSs instalados na máquina.
Já o rWindows, neste ponto ele é monopolista, como tudo que vem da microsoft. Durante sua instalação ele apaga a mbr, gravando apenas o caminho para o seu OS, deixando os outros ainda instalados, mas sem ter como ser chamado. (a não ser que vc tenha um disco de inicialização daquele OS).
Por este fator, para os usuários que trabalham com os dois sistemas na mesma máquina, se faz necessário a instalação primeiro do rWindows, e depois do Linux, para que este garanta o dual boot.
Blz, espero ter esclarecido qualquer dúvida.
Não coloquei isto no artigo, pois foquei ele para os usuários que querem migrar de vez para o Linux.
[8] Comentário enviado por thiagosc em 14/11/2003 - 16:54h
Excelente artigo... com este artigo esclaremos muitas dúvidas que são de vital importância para a utilização do linux, muito bem estruturado. parabéns Jfs
[17] Comentário enviado por RaXiD em 22/05/2004 - 12:51h
Este Artigo está show para para os esperientes (sempre é bom dar uma lida) e para aqueles que pensão em migra para Linux. Artigos como este ajudão pessoas inesperientes no Linux e assim ajuda no Espanção do Linux Mundo a Fora..
[18] Comentário enviado por Zurk em 23/05/2004 - 06:36h
Muito bacana mesmo o artigo, apesar de não mecher com o Linux, de ser inesperiente na área, estou querendo conhece-lo um pouco para talvez quem saiba, migrar de vez para este maravilhoso SO(Sistema Operacional).
[21] Comentário enviado por paiva em 28/05/2004 - 00:41h
Ótimo artigo. Como iniciante estou impressionado com a quantidade de aplicativos em cada área. Será uma desafio encontrar os que se encaixam no que preciso, muito bom isso.
[22] Comentário enviado por Grillo em 31/05/2004 - 13:40h
Sem duvida alguma, colocar diretorios importantes em particoes separadas e mais seguro. Ta muito bom o artigo, vai ajudar muito os iniciantes, e ate alguns intermediarios.
[25] Comentário enviado por removido em 12/06/2004 - 12:03h
Cara, esse artigo foi 10!!! Muito bom para iniciantes como eu, a pouco tempo migrei para linux, e não conhecia tanta coisa, estou aprendendo sozinho, e gostei muito do seu artigo, me ajudou muito!!
VALEU
[26] Comentário enviado por h4ck3rj em 20/06/2004 - 18:06h
Parabéns. Artigo muito bem escrito. E como vc diz no final que vc não descreveu nem a metade do que gostaria então pensei comigo porque não fazer uma continuação do mesmo com mais algo que seja bastante útil...novamente parabéns.
[34] Comentário enviado por schuenck em 28/10/2004 - 17:40h
Depois de tantos elogios até pensei em guardar os meus para um próximo artigo, mas não pude me conter. Excelente trabalho, prova da conscientização de que compartilhar conhecimento é sinonimo de Amar a liberdade!
[37] Comentário enviado por mateusmatias em 26/11/2004 - 23:53h
Cara, meus parabens pela dedicação com mundo linux. Porque apesar deste contéudo existir ao monte pela internet a fora, vc teve uma dedicação em organizar e mostrar para o usuario iniciante de forma simples e comparativa.
[38] Comentário enviado por iescodeiro em 29/12/2004 - 19:36h
Artigo muito bom, adorei, principalmente para iniciantes como eu, que migrei de SO, resolvi entrar no mundo do Pinguin como vc diz, bem explicado as comparações entre Ruindows e linux, realmente bacana, esta de parabéns, espero um dia tam,bém contribuir com artigos e dicas, assim como vc e uma galera aqui do VOL fazem, vou fazer de tudo para poder ajudar no crescimento do sistema aberto, valeu..Abraços
[40] Comentário enviado por fernandomoskovis em 05/05/2005 - 23:07h
Aos Amigos que ficaram com a duvida de que Sistema Windows ou linux,ambos podem ser instalados tanto primeiro como segundo,pois atraves das ferramentas Lilo e Grub do linux, são capazes de gerenciar o boot, gravando no MBR o caminho para os OSs instalados na máquina.
[41] Comentário enviado por rootux em 13/05/2005 - 16:55h
Ow valew jeffestanislau
estava em falta um artigo como esse para qm acabou d migrar, como eu, com varias duvidas e dificuldades e para qm esta pençando em migrar...
[44] Comentário enviado por Hadrion em 02/03/2006 - 23:05h
Saudações...Muito satisfeito com a prontidão e precisão de vcs.
Meu problema é o seguinte, tenho instalado num HD o Xp e o Mandrake 8.2..Quero passar para o MAndrake 10.1, mas receio que os Cds que baixei estejam em modo texto ( se é que isso é possivel) eles não são executaveis no boot e não sei dar up-grade com o 8.2 rodando. BAixei da linuxISO.org..TA dificil pacas implacar meu 10.1...E ainda por cima acho que meu cdrom não esta configurado....Linux é gostoso, mas desafia a gente e fica rindo de nossa cara.>.Quem puder me salvar..BRIGADO...RS
[45] Comentário enviado por jeffestanislau em 03/03/2006 - 14:30h
Hadrion
Os cd's da linuxiso são bons, eu mesmo já baixei muita coisa de lá!
Será que você não queimou o cd de forma errada?
Você não pode apenas gravar o arquivo que foi baixado para o cd, você tem que utilizar a opção de gravar imagem .iso para o cd, assim ele descompacta esse arquivo iso e gera os diretórios e arquivos de boot.
Se você queimou o cd de forma correta, e não está conseguindo dar boot pelo cd 1, tente o cd 2, pois isso acontece no meu notebook, ele as vezes não aceita o cd 1 da distribuição, assim eu dou boot com o cd 2 e durante a instalação ele pede para botar o cd 1.
Ah, e o mais importante, não esqueça de configurar na bios que você quer dar boot pelo cd.
[46] Comentário enviado por Edu.linux em 27/03/2006 - 13:13h
Meus parabéns, um ótimo artigo, esclarece e muito as dúvidas dos usuários iniciantes. Só queria saber se o Linux dispõe da mesma facilidade de usar como o windows, como instalar novos progrmas, configurar redes...
[48] Comentário enviado por guaxinim em 07/07/2006 - 17:06h
Só uma correção, Linux não é um Sistema Operacional, Linux é o Kernel, o núcleo do sistema, o sistema o peracional se chama GNU/Linux e vem com todos os outros aplicativos. ;-)
[53] Comentário enviado por diegotosco em 24/07/2006 - 23:43h
Aiaiai que pecado...
Caras vocês estão xingando um baita artigo como esse porque ele diz que linux é S.O.? "puta merda" digo eu...
Ô jefferson, teu artigo tá muito legal, isso é notável pela quantidade de comentários que ele possui. Continue escrevendo artigos como esse, a comunidade agradece muito.
[54] Comentário enviado por rainho em 26/07/2006 - 18:27h
Obrigado por escrever artigos didáticos. O neófito em Linux como eu preciso de colaboradores como você para aprender os primeiros passos desse SO. O dificil é localizar o que a gente precisa no meio de tantos artigos. Muita gente contribuindo, muito bacana e viva o Open Source! Viva o LINUX!
[58] Comentário enviado por daemonio em 21/08/2006 - 19:34h
Muito bom artigo. Aqui, falar que o Linux é o sistema operacional é algo generalizado. Até quem sabe que o Linux é o kernel diz como se ele fosse o sistema operacional em si. Não vejo nenhuma "puta merda" nisto.
[62] Comentário enviado por dericardo_1 em 13/09/2006 - 12:10h
Bom dia,
Adorei este artigo, pois estou començando a dar os primeiros passos no linux, esse artigo foi fundamental para mim pois trabalho com suporte windows, e estou com vontade de mexer no linux onde o mercado está cada vez melhor muitas empresas de grande porte estão adotando o linux, então resolvi entrar de cabeça nesse sistema. Parabéns
[63] Comentário enviado por thiagonovato em 21/09/2006 - 08:47h
Este artigo me deu uma visão mais ampla do que o sistema é capaz. Obrigado pela força e parabéns pelo artigo escrito. Espero que tenha novos artigos pois estou com uma vontade imensa de aprender mais.
[67] Comentário enviado por henryvieri em 17/07/2008 - 13:20h
Cara ótimo trabalho nesse artigo, estava pensando em postar isso mesmo pro pessoal . Mas ja q vc pensou antes meus parabéns e continue estudando Foca linux!
[69] Comentário enviado por Teixeira em 31/07/2008 - 11:21h
Boa, jeffestanislau!
Você conseguiu abordar o assunto com grande propriedade e de forma clara e concisa.
Foi direto ao ponto e estará nos meus favoritos, para consulta perene.
Entretanto, e assim à primeira vista, parece que houve um problema de digitação pois na comparação entre os comandos do Windows e do Linux consta 'rem' em lugar de 'ren' quando comparado a 'mv' (rem vem de "remark" e ren vem de "rename").
Entende essa crítica apenas como colaboração, não tendo de forma alguma a intenção de diminuir o brilhantismo da obra.
[70] Comentário enviado por luiz.l.silva em 31/07/2008 - 17:15h
Boa tarde .... pessoal sou novo no linux porem gostaria de comentar a parte de diferenças entre linux e Windows, como foi falado em ferramentas para Web o Linux pode ter ferramentas boas mais o Dreamweaver e o melhor para Desenvolvimento, fiz rodar com o Wine, mais estou testando algumas nativas do Ubuntu para ver o que acho, se alguem souber alguma ferramenta boa me manda ai testei o NVU, não gostei.....
[71] Comentário enviado por luiscarlos em 31/07/2008 - 19:13h
bem luiz.l.silva, concordo que ainda falta recursos para o nvu e o bluefish ficarem "parecidos" com o DreamWeaver, mas tem um ponto em que ambos não servem, web 2.0 e vou explicar o por que.
Todos os sites e sistemas para web que desenvolvo não utilizam tabelas, apenas div e css para posicionamento de conteudo na pagina, e nenhum editor wysywyg consegue entender isso, ainda.
Eu utilizo o ZendStudio para desenvolvimento, é um editor de texto, nada visual, e vai muito bem.
[74] Comentário enviado por vitoleandro em 12/08/2008 - 15:31h
Muita gente escreve artigos tendo como base distro A ou B e vc não isso foi o qu mais gostei sem falar da qualidade do artigo meus parabens e continue assim ;)
[75] Comentário enviado por jeffestanislau em 12/08/2008 - 16:05h
Valeu pessoal!
Este artigo já tem quase 5 anos e continua atraindo e entusiasmando a galera!
Agradeço a todos os elogios e criticas também, porque não!?
A vida tá corrida, mas tentarei escrever novos textos!
[]´s
jefferson
[79] Comentário enviado por diegohmc em 01/09/2008 - 15:17h
amigo, vc foi muito feliz nesse atigo e merece meus parabéns!!!
eu sou usuario avançado de windows, professor de informatica aqui onde moro porem fanático por linux , o seu artigo aborda conceitos q eu ja conheço mas me lembro bem q tive problemas quando era iniciante, afinal ninguem nasce sabendo!
parabens mesmo!!!!
[84] Comentário enviado por Helena2008 em 16/11/2008 - 21:55h
Uau!! Acabei de chagar e já estou me sentindo em uma festa!!
Esse seu artigo é maravilhoso, parabéns!
Sinceramente estou no lugar certo para me familiarizar com o Linux.
Obrigada e beijos!!
[85] Comentário enviado por ams em 29/11/2008 - 11:42h
Cara, muito bom!! aproveito até para pedir um alô nuns lance aqui. Tenho um notebook Foston FS-NB1020 e veio com Linux NeoShine, não conheço este distro, e não tenho os drivers deste meu notebook. Como faço para extraí-los aki no linux?
[86] Comentário enviado por doisgiga em 06/12/2008 - 10:54h
muito bom msm !!
gostei muito do que você falou...se cada pessoa que defendo o ruindows lê- se esse artigo concerteza eles pensariam 2 vezes antes de defender o windowss.....
[93] Comentário enviado por agnporto em 27/05/2009 - 18:52h
Olá!
Apenas um help, se possível: instalei o Slack 12.2, mas só o cd 1 e neste, parece, q nem há o comando startx, fica só no modo texto puro... :) Gostaria de saber
como poder dar continuidade a instalação com o cd 2 sem ter q reformatar, começar do zero? Obrigado.
[96] Comentário enviado por woclandiner em 20/07/2009 - 14:44h
Excelente artigo. É incrível como mesmo depois de tanto tempo que ele foi escrito continue sendo tão bom, não é !? Mas para quem está começando é realmente muito bom. Muito interessante a parte das comparações, quem já mecheu com o DOS se sentirá em casa e talvez mais do que em casa, em uma mansão. Parabéns, estou estudando bastante e espero em breve começar a fazer artigos tão bons.