Uma das grandes vantagens de se utilizar o sistema GNU/Linux é sua flexibilidade de personalização, possibilitando configurar a máquina o mais dedicada possível para atender a um determinado cenário. Este documento tem como objetivo descrever os diversos passos realizados desde o momento do power on até o momento do prompt, abordando cada passo com o devido respeito.
Quando ligamos nosso computador, a BIOS executa uma série de operações antes de iniciar o boot do sistema operacional, o que foge do escopo deste documento, mas para gerar uma referencia completa, abaixo está a seqüencia do power on:
Computador sendo ligado;
BIOS executando várias operações;
BIOS lê o setor de boot;
Executa o programa encontrado (LILO, por exemplo);
Carrega o kernel;
O kernel executa o init (PID=1);
O init lê o arquivo /etc/inittab;
O init executa os scripts de acordo com o inittab;
Sistema pronto para uso.
O nosso estudo inicia quando o kernel executa o init, que é o primeiro processo a ser executado e tem o PID igual a um, e que não pode ser "killado". O init então lê o arquivo /etc/inittab, onde estão definidos os primeiros parâmetros a serem configurados, como por exemplo qual o runlevel, quais scripts devem ser executados por quais runlevels, quantos terminais virtuais nos teremos disponíveis em nossa máquina, etc.
[5] Comentário enviado por engos em 27/07/2004 - 09:11h
Muito bom, principalmente para o primeiro artigo, pouco escrevem de forma detalhada e clara.
No seu arquivo de inittab o ctrl+alt+del vai reiniciar o micro e não desligar, correto?
Você mencionou que é possível redefinir os runlevels, mas não ficou claro quando. É necessário reiniciar o micro ou não? É configurado no arquivo de inittad? Se sim, como?
[6] Comentário enviado por code0 em 27/07/2004 - 12:46h
Agradeço a todos os que postaram comentários, eles me motivam a escrever mais. Obrigado.
engos, obrigado por me mostrar meu erro. Realmente o computador será reiniciado.
Sobre a redefinição dos runlevels, são configurados no arquivo /etc/inittab sim, e não é necessário reiniciar o computador; apenas executar o init com o runlevel desejado como parametro. No inittab você define o script principal para o runlevel, script este que deve estar configurado corretamente.
O formato da linha no inittab para definir um runlevel é o seguinte:
ID:RUNLEVEL:AÇÃO:PROCESSO
todos descritos detalhadamente no texto.
Agora vejo onde deixei falhas no texto, e estou retomando a escrita dele para corrigir estas falhas e incluir mais informações. Assim que possível colocarei aqui o texto em sua versão 1.1. Peço a ajuda da comunidade, me enviem suas dúvidas sobre o assunto para que assim possamos desenvolver um material completo.
[8] Comentário enviado por pistosbo em 28/07/2004 - 00:16h
Ae me responde isso entaum !!
Pq toda vez que eu crio uma imagem pra rodar na RAMDISK ele da "kernel panic. init not found"
isso pq eu crio um link no /sbin/init --> /bin/bash