O
Ogg é um formato recipiente com intervalos que possui muitos recursos. Ele foi desenvolvido pelo
Xiph.org, que, além do Ogg, desenvolveu o
Vorbis (melhor codec de áudio existente), o
Speex (ótimo codec para compressão de voz humana),
CELT,
Theora e outros recursos. Toda a tecnologia da Xiph.org é livre de patentes e tem uma biblioteca de referência open-source sob uma licença
BSD. Um dos recursos que o Ogg possui é o
Ogg Skeleton. O Ogg Skeleton fornece informações para arquivos Ogg multi-faixas.
Com o Ogg Skeleton, você pode, por exemplo, reproduzir duas faixas de vídeo (com uma delas sendo semi-transparente e sendo aplicada por cima da outra faixa de vídeo), reproduzir a trilha sonora codificada em Vorbis e sendo misturada com outras faixas de áudio que estão codificadas com outros codecs e, fornecem, as vozes (cada canal codificado em Speex e fornecendo um idioma diferente) e os efeitos sonoros (codificado em FLAC), tudo isso contido no mesmo arquivo Ogg. Qual a razão de utilizar diferentes codecs para cada canal de áudio? Há vários tipos de codec e com isso você pode conseguir uma qualidade e compressão melhor.
Outra vantagem do Ogg é que ele é desenvolvido ativamente (tente descobrir qual foi a última atualização feita no
Matroska) e por pessoas (na maior parte do tempo só o Monty trabalha) especializadas em multimídia. A Xiph.org, além do Ogg, desenvolve:
CODECs sem compressão:
- OggPCM: Codec para áudio que ainda está na fase experimental, mas etá perto de sair da fase rascunho e passar a ser um padrão ISO.
- OggUVS: Codec para vídeo na fase experimental. Ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento e faltam pessoas para que possam trabalhar nele, então é provável que ele só seja desenvolvido depois que outras prioridades da Xiph.org sejam finalizadas (aperfeiçoar o codec Theora, terminar o codec CELT, aperfeiçoar o codec Speex, desenvolver o TheoraII, entre outros).
CODECs com compressão sem perdas (de informações):
- FLAC: Codec de áudio que é muito bom. Tem poucos concorrentes também.
CODECs com compressão com perdas:
- Vorbis: Simplesmente o melhor codec para compressão com perda de informações de áudio. Existe há muito tempo e tem toneladas de vantagens sobre o mp3, mas incompreensivelmente o mp3 ainda o supera em popularidade.
- Theora: Codec para compressão de vídeo que utiliza a técnica DCT (transformada discreta de cosseno) para comprimir os vídeos. A técnica DCT é a mesma utilizada para comprimir imagens JPEG, que são muito usadas e não há quase ninguém reclamando delas. Já existe uma técnica mais avançada introduzida no JPEG2000, mas quase ninguém usa esta nova técnica para imagens, porém, quando é nos codecs de vídeo, há várias pessoas incompreensíveis que endeusam o MPEG-4 e tratam o Theora como uma praga.
- Speex: Codec feito especialmente para o registro da voz humana. Ele é perfeito para comunicação via Web (Ekiga, Skype, etc).
- CELT: É um codec em fase experimental com desenvolvimento bastante ativo que foi feito para "preencher o espaço entre Vorbis e Speex". Como podem perceber, o Monty gosta de trabalhar em codecs de áudio.
Há muitas outras vantagens que o Ogg oferece e vocês podem descobrir navegando nas páginas da
XiphWiki. As informações desta página do artigo foram tiradas de lá. Os mais curiosos que saibam inglês talvez queiram ir lá (um ponto de partida interessante é procurar lá por OggMNG).