No dia a dia de um técnico em informática que se preze, é indispensável o uso de diversas ferramentas no reparo de computadores, seja com sistema operacional
Linux, Windows e até mesmo OS X em alguns casos. Neste artigo falaremos sobre cinco ferramentas que não podem faltar na maleta de um técnico, confira!
MemTest86+
Defeitos como falhas no sistema, mensagens de erro, travamentos e casos onde o equipamento apresenta reinicializações aleatórias, por muitas vezes o culpado de tudo isso é a memória RAM do equipamento danificado.
O
MemTest86+ é uma ferramenta simples e completa, capaz de verificar defeitos na memória RAM do equipamento. Basicamente ele grava informações e depois lê o conteúdo gravado na memória RAM.
Funciona em loop, ou seja, até ser interrompido o teste continua rodando. O ideal é que o deixe funcionando por no mínimo 6 horas, se possível durante toda uma noite.
Caso encontre defeitos e utilize mais do que um módulo de memória RAM, será necessário testar cada um individualmente para identificar o problemático.
Site oficial do MemTest86+:
TestDisk
O
TestDisk é uma consagrada ferramenta para recuperar partições danificadas, ou apagadas. É bastante comum o caso de partições que por algum motivo entraram no formato RAW, deixando os dados inacessíveis. TestDisk é capaz de recuperar essa partição, com toda a estrutura de pastas e arquivos. Também funciona muito bem caso por acidente ou não uma partição tenha sido apagada.
Aqui mesmo no Viva o Linux existe um artigo completo sobre o TestDisk, que ensina em detalhes como utilizar a ferramenta. Confira:
GParted
O
GParted é uma ferramente super simples para criar, apagar, formatar e redimensionar partições.
Por muitas vezes onde o HD é dividido em duas ou mais partições e alguma delas fica com pouco espaço disponível, o GParted é capaz de redimensionar essas partições, sem perda de dados.
Site oficial do GParted:
Instruções de uso podem ser encontradas aqui:
MHDD
O
MHDD é um utilitário fantástico para diagnóstico e reparo de HDs. Além de ser capaz de fazer o scan no dispositivo, apresentando atrasos e possíveis setores danificados (bad blocks), o MHDD consegue reparar o HD.
Um HD reparado não deve ser utilizado como disco principal, onde dados importantes são armazenados.
Mas após um reparo com o MHDD, um HD a princípio condenado a morte pode ser utilizado por muito tempo sem apresentar qualquer defeito adicional.
Site oficial do MHDD:
Instruções de uso:
SystemRescueCd
O
SystemRescueCd é o nosso canivete suíço, uma distribuição Linux para recuperação de sistemas, através dele podemos iniciar todas as ferramentas apresentadas.
No
site oficial do projeto você pode fazer o download da imagem, obter instruções de uso e conferir a lista completa de ferramentas disponíveis.
Também é muito útil para fazer backup de dados em equipamento que por algum motivo não carregam o sistema operacional.
Viva o Linux e suas ferramentas, que ajudam e muito o dia a dia no reparo de equipamentos.
Sobre o autor:
Denilson Marcos, Técnico em Informática, natural de Belo Horizonte. Trabalha desde 2007 com manutenção de computadores e notebooks. Pode ser encontrado em seu blog pessoal:
Denilson Marcos.