Firebird, fazendo valer o lado do servidor

O Firebird traz dezenas de recursos que podem deixar as aplicações cliente-servidor muito mais rápidas, de forma que a maior parte do processamento se concentre realmente no lado do servidor, melhorando o tráfego de dados na rede e não exigindo muito da plataforma onde está o cliente.

[ Hits: 27.259 ]

Por: Evaldo Avelar Marques em 20/07/2009 | Blog: http://evaldoavelar.blogspot.com/


Recursos



O Firebird traz dezenas de recursos que podem deixar as aplicações cliente-servidor muito mais rápidas, de forma que a maior parte do processamento se concentre realmente no lado do servidor, melhorando o tráfego de dados na rede e não exigindo muito da plataforma onde está o cliente.

Além do que, consultas enviadas pelos clientes precisam ser avaliadas, processadas para depois serem devolvidas, tempo precioso que podemos economizar utilizando alguns desses recursos do Firebird como Stored Procedures, Triggers, Views e Exceptions:

Stored Procedure: é um programa escrito numa linguagem própria para procedures e triggers do Firebird que é armazenado como parte do banco de dados. Elas podem ser executadas pelar aplicação cliente ou por outras stored procedures ou mesmo triggers. Bastante uteis para fazer cálculos e outras rotinas.

Triggers: são escritas da mesma forma que stored procedures. Elas são disparadas automaticamente quando há uma alteração em alguma tabela do banco de dados. Muito usadas para checar entradas de dados.

Views: é uma visão de alguma tabela, muita usada quando se precisa ocultar campos de usuários ou mesmo quando é preciso usar muitos subselects para gerar uma query ou para ajudar em querys complexas. A view também é armazenada como parte do banco de dados.

Exceptions: são exceções geradas quando há alguma anomalia ou quando o fluxo normal é interrompido.

Agora que já sabemos de alguns dos principais recursos que dispomos, vamos ver como podemos aplicá-los? Para isso vamos dar um exemplo simples de cada um.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Recursos
   2. Stored Procedures
   3. Triggers
   4. Views
Outros artigos deste autor

Quando é que eu vou usar isso na minha vida?

É possível usar o Lazarus em alternativa ao Delphi para desenvolver aplicações comerciais?

Software envelhece?

Leitura recomendada

Instalando o Firebird no Debian

Case de Sucesso com Sistema de Gestão Hospitalar

Criando uma aplicação em shell script integrada com o Interbase/Firebird

Instalando Firebird 1.5 no Ubuntu 10.04 LTS

Manual de instalação do Interbase Server no Conectiva Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cruzeirense em 20/07/2009 - 10:45h

Evaldo,

Parabéns pelo artigo.
Eu utilizo o Interbase com delphi 7 há alguns anos e sempre me atendeu bem.
A única deficiência que encontrei no banco é que ele utiliza um modo de transferência de dados que o torna muito lento ao rodar pela internet (Ex. Utilizando entre filial X Matriz).
Agora, os recursos citados acima são excelentes, mas devem ser sempre utilizados com cautela.
Quanto mais você se apegar aos recursos de uma ferramenta, mais dependente dela você fica.
Vamos supor que você crie uma aplicação toda baseada em procedimentos armazenados e gatilhos, se você futuramente precisar mudar de banco de dados aí fica muito complicado, pois cada banco de dados utiliza uma linguagem diferente (apenas em procedimentos armazenados e gatilhos, os comandos SQL comuns são padronizados!).

Abraços,

Renato

[2] Comentário enviado por evaldoavelar em 20/07/2009 - 11:26h

È isso mesmo Renato, o uso dos recursos torna maior a dependência com o banco de dados e deve ser bem planejado, mas como você citou ai, em aplicações rodando pela internet, esses recursos podem ajudar muito no tempo de resposta, deixando as aplicações mais agíeis.


[3] Comentário enviado por wryel em 23/07/2009 - 12:11h

Ótima base para banco de dados, algmas dúvidas que eu havia que iam alem de dmls, foram sanadas aqui, tranks for share :D

[4] Comentário enviado por albertoaalmeida em 01/07/2010 - 20:16h

Bom o artigo, visto que, a agilidade na internet é sempre muito importante. Porém fico com o Renato quanto mais recursos utilizamos de uma ferramenta, mais dependente ficamos da mesma.

Abraços..

Alberto Almeida
http://www.albertoalmeida.blogspot.com


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts