Desde 2016, já trabalho com
FreeCAD em ambiente profissional no desenvolvimento de máquinas como: torno mecânico, veículos off-road, peças mecânicas, fresadora, prensas e aparelhos eletrônicos (design).
Minha empresa abandonou o Autodesk Inventor, para usar FreeCAD, e não foi fácil, ficamos tristes com a questão de movimento livre na montagem, realmente o Inventor está muito a frente neste quesito. Mas acostumamos, e como agora não está fazendo muita falta as funções do Inventor, somos 100% software livre.
Com este pequeno depoimento, estou apenas mostrando mais um caso em que FreeCAD trabalha no mercado como qualquer outro software profissional.
Os desenvolvedores resolveram adotar outro padrão no empacotamento do programa,
AppImage, em que basicamente você tem um único arquivo com extensão .AppImage, executa ele e o programa já está rodando, ou seja, além de ser um pacote, também é um gerenciamento capaz de manter dentro a estrutura suficiente para que o programa rode sem reclamar.
Uma evolução e tanto. O mais interessante é que rodando com o parâmetro certo, é possível "instalar" o programa na estrutura do seu sistema.
Se você quer testar o FreeCAD ou apenas conhecer, baixa o AppImage da versão 0.18, pois basta executar, cria um novo arquivo ou abrir um exemplo e já pode mexer com peças. Também tem opção para seguir tutoriais ou abrir projetos de usuários na internet, direto no FreeCAD.
Se não gostar do programa, basta apagar o arquivo AppImage e o diretório que ele vai criar no seu home (.FreeCAD).
Apesar da versão 0.18 já estar em AppImage. A versão oficialmente liberada é 0.17 e não está em AppImage. Mas como o foco deste artigo é falar do ano de 2018, vou abordar a versão 0.18.
O FreeCAD está forte, firme e saudável, nem de longe parece ser um projeto que morre sozinho com o tempo. Diante o fato, o profissional não precisa ter receios de adotar este programa sob risco de ficar a deriva no futuro.
Muitas novidades estão vindo na 0.18, nota-se um grande salto em preparação para um crescimento ainda maior. Pois até as teclas de atalho estão sendo reorganizadas para tornar mais fácil e expansível as opções.
Um exemplo é a mudança do estilo na forma como vemos, onde na versão 0.17 era comandada pelas teclas "o" (orthographic) e "p" (perspective). Conforme o que estamos fazendo, precisamos alternar para entender melhor o objeto.
Agora na versão 0.18 são necessário duas teclas pressionadas em sequência (não simultâneas): "v" e "o" ... "v" e "p" ... Ou seja, continuam as letras "o" e "p", mas agora é preciso dizer antes que faz parte de "v". Desta forma, ficam livre as teclas "o" e "p" para algum outro grupo.
A própria arvore do projeto ganhou algumas melhorias, pois na versão 0.17, conforme o projeto crescia começava a ficar mais confuso, nada que vinha a atrapalhar. Mas a versão 0.18 está mais organizada, mesmo quando o projeto cresce.
É interessante lembrar que, apesar das modificações, não tem incompatibilidade entre versões. Os projetos podem ser continuados na versão 0.18 sem qualquer mensagem de erro.
As toolbars ficaram mais organizadas e o próprio FreeCAD já salta para o Workbench necessário, durante o trabalho, controlando também as toolbars.
O trabalho com peças transparentes está ótimo e no geral, tudo mais suave e ágil.
É claro que uma mudança básica no tema (splash e ícones) deram uma revigorada no visual.
Print da versão 0.17:
Print da versão 0.18
E aqui estão alguns links para o fantástico mundo do FreeCAD:
Uma rápida busca no YouTube e no Google deixa bem claro que FreeCAD é bem conhecido e totalmente capacitado.
CONCLUSÃO
Este artigo não trata da parte técnica ou didática do FreeCAD. Tem unicamente o objetivo de trazer um artigo novo sobre o tema agora em 2018, visto que faz alguns anos que não encontramos algo atualizado sobre ele.
Também para declarar que... O FREECAD ESTÁ FIRME, FORTE E SAUDÁVEL e conquistou seu lugar ao sol, assim como o Cinelerra, Blender e tantos outros.
Pois infelizmente, bons softwares acabaram morrendo na estrada. Quem não se lembra do KDEnlive, Kino, Jahshaka (como?) e "tantos" outros "bons" softwares, que por logística ou incentivo foram esquecidos e sepultados.
Enfim, no Viva o
Linux tem uma galera enorme que utiliza FreeCAD, então é importante mantermos ativa a informação de que tudo vai bem, pois todos os dias surgem novos interessados em CAD for Linux e encontrarão no VOL um grande apoio para se firmarem no Software Livre.