O ambiente Web
O GLPI é desenvolvido para rodar via servidor web. logo, o que precisaremos é de um servidor web para permitir aos usuários o acesso ao mesmo.
Imagem 5.36- Fluxo requisição de página web
Em nosso projeto em específico, utilizaremos o servidor web desenvolvido pela Fundação Apache. Em especial, no Debian e seus derivados, este aplicativo é conhecido como Apache simplesmente. Em outras distribuições, este pode seguir a recomendação da própria Fundação Apache e ser referenciado por outro nome como HTTP Server. Isso visa desvincular o nome da Fundação ao produto.
É importante mencionar que o GLPI pode rodar em qualquer sistema operacional e qualquer servidor web. A única restrição é que o servidor Web utilizado tem de possuir suporte a linguagem PHP em sua versão 5 ou superior.
Instalando pacotes e ferramentas essenciais
O Debian possui um excelente gerenciador de pacotes chamado
apt-get. Este aplicativo nos permite instalar programas do projeto e manter atualizado todo o ambiente sem muito esforço.
Vamos fazer uma lista de checagem para que possamos garantir que instalaremos todo o ambiente sem perda de tempo.
Para rodarmos o GLPI, necessitaremos de:
- Servidor web com suporte a PHP5;
- Bibliotecas de conexão do PHP com suporte ao banco de dados MySQL (são as mesmas utilizadas pelo MariaDB);
- Suporte ao LDAP (para autenticar usuários externamente em uma base de dados LDAP);
- IMAP (para ler caixa de e-mail);
- SMTP (para enviar e-mail de follow-ups).
No site do próprio GLPI, é listado como dependências apenas o servidor web com PHP e o MySQL como banco de dados. Mas se não atentarmos aos detalhes, passaremos por vários problemas ocasionados devido a dependências de software que o site do projeto não nos auxilia a resolver.
De posse do seu sistema operacional
GNU/Linux Debian devidamente instalado, iremos agora passar para a preparação do ambiente, de forma a viabilizarmos a solução.
Instalando os programas necessários
Conforme dito anteriormente, utilizaremos o servidor web desenvolvido pela Fundação Apache. Não apresentarei a história do surgimento deste aplicativo, mas basta você entender que, se a internet é da forma como você a utiliza hoje, grande parte disso só foi possível graças a este aplicativo e seu suporte a vários sites rodando sobre a mesma infraestrutura.
Se quiser conhecer maiores detalhes, dê uma olhada no site da
Fundação Apache[http://www.apache.org.
Quando iniciar o sistema operacional do seu servidor, tudo que terá é uma tela preta como a que vê nesta imagem:
Imagem 5.37 - Tela de finalização do instalador
Se você nunca teve a oportunidade de colocar as mãos no shell de um servidor GNU/Linux, sorria. Esta será uma oportunidade inesquecível e me sinto verdadeiramente honrado em lhe proporcionar esta chance.
Esta é a tela de login do sistema. Nela é esperado que você coloque o usuário e a senha do sistema operacional. Durante o processo de instalação, cadastramos dois usuários e duas senhas. Caso você tenha seguido religiosamente o que estava escrito, insira o nome do usuário root e a senha 123456.
Nota: por questões de segurança, a senha não é apresentada durante a digitação e nem a quantidade de dígitos. Não se preocupe com isso. Ao fim da digitação, apenas pressione Enter e, se a senha e o usuário estiverem corretos, o sistema prosseguirá com o acesso.
A partir deste momento você deve conectar o servidor a rede para que o mesmo possa acessar a internet para execução dos próximos passos.
Imagem 5.38 - Tela de finalização do instalador
Após logar no sistema, você receberá o prompt de comandos para a execução de comandos e aplicativos no sistema. Recomendo fortemente que você leia ao menos o Guia Foca Linux [http://guiafoca.org] para iniciantes, de forma a esclarecer dúvidas primárias quanto à operação do sistema, pois este livro não possui espaço para isso.
Daqui para frente, se você seguir cuidadosamente os passos que vou apresentar, garanto que não terá problema algum. Mas eu já fui iniciante e muito afoito para testar as coisas e sei de sua ansiedade para ir aos finalmentes. Portanto, muito cuidado para não errar os passos passados. Testei cuidadosamente cada um deles, viabilizando esta operação por pessoas que nunca tiveram contato com um GNU/Linux em suas vidas, e testei ainda com pessoas que sequer são da área de TI. Só para garantir que não haveria problemas ou dificuldades a serem enfrentadas por você.
A primeira coisa que teremos de fazer antes de instalar os pacotes de aplicativos no Debian será a inserção dos espelhos, atualizar a lista de pacotes disponíveis nos servidores e atualizar todo o sistema. Os comandos a seguir farão com que essas tarefas sejam devidamente executadas.
Digite os seguintes comandos exatamente como são apresentados. Apenas relembrando: letras maiúsculas são diferentes de minúsculas para tudo no GNU/Linux. Muitos novatos perdem tempo tentando decifrar erros por conta disso. Portanto, utilize os comandos exatamente como são mostrados aqui.
# echo "deb http://security.debian.org/debian-security wheezy/updates main" >> /etc/apt/sources.list
# echo "deb http://ftp.de.debian.org/debian wheezy main" >> /etc/apt/sources.list
# apt-get update
# apt-get upgrade -y
Os comandos acima atualizarão toda a lista de pacotes disponíveis para instalação no servidor. Após este processo finalizar - pode demorar dependendo de seu link com a internet - você terá de usar o
apt-get para instalar os novos aplicativos. A importância de se usar o update toda vez, antecedendo a instalação de novos programas, é a garantia de sempre utilizar a versão mais nova e estável deste programa.
Agora estamos com o sistema pronto para continuarmos. A opção "upgrade" fez com que todos os aplicativos, que já tínhamos no sistema básico, fossem atualizados para nós e isso inclui até mesmo o kernel Linux, caso esteja disponível uma nova versão deste no projeto.
Nota: um erro muito comum de acontecer durante a instalação, quando as listas não são atualizadas antes do processo, é o apt-get informar que o programa não está disponível nos repositórios. Isso se deve ao fato da versão que consta no banco de dados do seu servidor ter sido removida do repositório em substituição a nova versão. Basta executar o processo de atualização da lista de pacotes disponíveis (apt-get update) e em seguida repetir o comando de instalação para que seja baixada a nova versão.
# apt-get install ca-certificates apache2 libapache2-mod-php5 php5-cli php5 php5-gd php5-imap php5-ldap php5-mysql mysql-server -y
Após a inserção do comando acima no terminal, pressione a tecla "Enter" para executá-lo. Não se preocupe se este não couber em uma linha, como no exemplo acima. Apenas continue digitando o comando até o fim, respeitando os espaços quando existirem. O shell interpretará como apenas uma linha contínua.
Nota: o comando acima tem de ser digitado sem pressionar a tecla "Enter". Essa tecla deve ser pressionada apenas após a palavra e opção
mysql-server -y. Ele foi dividido em duas linhas devido a gramatura do livro.
Quando pressionar Enter, o sistema checará pelas dependências de software necessárias para rodar os programas desejados e a opção "-y" informará que ele pode prosseguir com o download e instalação dos aplicativos sem necessidade de nossa confirmação.
Apenas a título de curiosidade, essa ferramenta apenas inicia a instalação dos aplicativos após baixar todos os aplicativos que foram solicitados e suas respectivas dependências. Outro fato importante e muito produtivo é que, ao baixar os arquivos para serem instalados, estes ficam salvos no disco do servidor, ou seja, se devido a uma queda da rede o processo parar, ao reiniciar ele continuará a partir do pacote que foi interrompido, não necessitando baixar novamente aqueles que já estão em disco.
Ao fim deste processo, você será questionado pela senha do usuário root para o banco de dados. Você não deve confundir o usuário root do sistema com o do banco de dados. São coisas totalmente distintas. Mas em nosso exemplo, de forma a evitar erros e complicações desnecessárias, utilizaremos a senha "123456" (de 1 a 6 sem aspas), tal como fizemos com o usuário do sistema.
Imagem 5.39 - Solicitação de senha do MySQL
Após pressionar a tecla "Enter", inserindo a senha, o sistema exibirá uma tela semelhante, solicitando que você a confirme. Portanto, insira novamente a senha e pressione "Enter" novamente.
Ao fim deste processo, basta esperar que o sistema termine de instalar todos os aplicativos para você sem mais necessidade de interação.
Para quem nunca teve a oportunidade de usar um GNU/Linux, é isso. Você acabou de levantar um servidor web com suporte a PHP e um banco de dados MySQL. Simples assim. Sem nenhuma manobra complexa. Se achou complicado executar os passos até aqui, sugiro que os repita mais 2 vezes, apenas como exercício. Ao fim você terá a certeza de que isso não é nada. O incômodo foi apenas por nunca ter realizado essas atividades.
Para verificar os serviços ativos na máquina, execute o seguinte comando:
# netstat -ant
Serão listadas as portas TCP/UDP do servidor que estão ativas.
Imagem 5.40 - Resultado do comando netstat
Apenas certifique-se de que as portas 80 e 3306 estejam na lista e que seus estados estejam como "LISTEN". Estas portas pertencem ao servidor web e ao MySQL respectivamente.
A essa altura já temos todos os aplicativos necessários para comportar o nosso astro principal - o GLPI. Precisaremos, agora, apenas organizar as coisas. Vamos instalar alguns aplicativos adicionais para manipularmos arquivos compactados no servidor.
Execute o comando abaixo como administrador e pressione "Enter".
# apt-get install zip unzip bzip2 unrar-free -y