Grande dificuldade tanto para rodar distros em modo LIVE como para instalar Linux em Sony Vaio PCG6131L / VPCEA24FM

Apresento aqui a descrição do que consegui e dos problemas enfrentados para rodar e instalar alguma distribuição Linux em Notebook Sony Vaio que com 15 anos de idade ainda apresenta excelente rendimento e bateria também em funcionamento.

[ Hits: 1.322 ]

Por: j g meinhardt em 07/04/2025


Razões para tentar rodar ou instalar Linux em máquina tão antiga.



Recebi o notebook Sony Vaio PCG6131L com referência Sony VPCEA24FM de um dos meus filhos com o pedido para tentar recuperar as fotos salvas no HDD do mesmo.

Após a recuperação o destino desta excelente máquina seria o descarte devido a data de fabricação (07/2010) e as limitações em seu hardware, como memória RAM de apenas 4 GB.

Ao tentar verificar o funcionamento para decidir apenas partir direto para a desmontagem do HDD e recuperação dos dados, fui surpreendido com o fato de que o notebook ainda rodava perfeitamente a versão 7 do Windows (observei que a rede wifi estava desabilitada em seu interruptor externo).

Não tinha ideia de a quanto tempo este notebook estava inativo, reiniciei o notebook algumas vezes para verificar a localização dos arquivos de fotos e dos diretórios onde estavam localizados, aproveitei também para desinstalar contas de bancos, aplicativos pessoais, etc e verificar as características do mesmo (processador, memória RAM, HDD, etc.).

Em uma destas ocasiões precisei mudar o notebook de lugar e por pura curiosidade, embora sabendo das poucas possibilidades, verifiquei se a bateria ainda funcionava e caso positivo se aguentaria desligar da fonte e trocar de lugar sem morrer antes de alcançar o ponto planejado ou imediatamente apenas ao desligar da fonte. A grande surpresa foi que a bateria ainda funcionava e bem. Não cheguei a verificar a duração do tempo de descarregamento mas acredito que deva ser no mínimo bem menor que o padrão atual das baterias. Com a surpresa do bom desempenho mesmo ainda em Windows 7, tratei de manter o wifi desligado para evitar acesso à rede e a internet e ser forçado a fazer a atualização do sistema para versões mais atuais.

Tendo verificado que a memória RAM de 4gb (em dois pentes de 2gb) poderia ser aumentada até 8gb e depois de verificar a disponibilidade de algum pente de memória SIMM PC3 (DDR3) de 4gb, encontrei um e mesmo sendo para frequência um pouco maior, resolvi experimentar se o BIOS reconheceria a memória adicional, passando de 4gb para 6gb (já que o limite de RAM da placa mãe era de 8gb).

Fiz a troca, com o cuidado de instalar o pente de 4gb no primeiro slot deixando o segundo slot com o outro original de 2gb. O reconhecimento dos 6gb na BIOS ocorreu e isto me entusiasmou a tentar testar se rodaria alguma distro Linux levando em conta o bom desempenho com o Windows 7. Como curiosidade, anteriormente já havia conseguido fazer rodar e posteriormente instalar distros Linux em notebook Intelbras modelo i680 também de 2010 equipado com Intel Core i5 de primeira geração e com apenas 4gb de RAM, equipado originalmente com Windows 7, onde a tentativa de aumento de memória com um pente de 4gb não foi possível devido a falta de reconhecimento e impossibilidade de atualização do BIOS.

Verificando então com mais detalhes as característica de hardware do Sony Vaio, baixar manuais, etc constatei o seguinte: Sony Vaio Modelo PCG6131L referência Sony VPCEA24FM, data de fabricação 2010-07, memória RAM PC3 (DDR3) 4gb com possibilidade de upgrade até 8gb, processador Intel Core i3 de terceira geração e BIOS American Megatrends, Inc, datada de 05/05/2010, poderia ser uma boa alternativa para fazer reviver com alguma distro Linux, principalmente considerando o bom desempenho ainda com o Windows 7. Parti então para as inúmeras tentativas de uso em modo LIVE e quando possível a instalação no HDD.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Razões para tentar rodar ou instalar Linux em máquina tão antiga.
   2. Tentando rodar distros LIVE a partir de pendrive com multiplas imagens ISO e também com pendrives devidamente preparados para ISOs individuais
   3. Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.
   4. Como foi a ajuda do Co-pilot da Microsoft na solução do problema de reinicialização do LMDE-6?
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Librix 4.0 - Uma distro que não é para inglês ver - primeiras impressões

Experiencias de um viajante - binômio sidux/Ceni novamente destaque

MetaTrader 5 facilita instalação em Linux

Usando Linux para operar plataformas de análise gráfica na Bovespa (B3)

Instalando Linux em notebooks - uso de cheatcodes

Leitura recomendada

Lousa Interativa usando Software Livre

Instalação do Linux em dual boot com Windows 10 em notebook Samsung

Configurando uma multi-funcional HP 1315 no Slackware 10.2

Instalando a impressora HP D1460 (série D1400) no Linux

Instalando scanners com SANE

  
Comentários
[1] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/04/2025 - 16:35h

Entusiasmado com a performance do Vaio com Linux LMDE 6, encomendei um pente de memória SIMM PC3 de 8GB aproveitando oferta da Kboom e que deve chegar ainda esta semana.

[2] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 06:09h

Seu erro é que o hdd está sendo particionado em MBR e vc está configurando a partição como EFI.

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/04/2025 - 11:12h


[2] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 06:09h

Seu erro é que o hdd está sendo particionado em MBR e vc está configurando a partição como EFI.


Esta foi exatamente a primeira suspeita que tive, para corrigir o erro ao não completar a re-inicialização após a instalação sem erros. Por esta mesma razão, na segunda tentativa, optei por deixar por conta do instalador automático, todo o processo. Efetivamente, a instalação automática do LMDE 6, particionou o HDD em modo EFI. Pude confirmar isto ao abrir o particionador Gparted, após a conclusão da instalação porém antes de comandar a re-inicialização. Mesmo assim, o mesmo erro (impossibilidade de inicialização) voltou a ocorrer.

[4] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:49h


Então, é que o gpt na verdade não é a partição, mas é o volume, mas vc tem que chamar eliminar a partições, mas eliminar o volume do disco é aí criar um novo volume que nesse caso ele vai perguntar se vc quer gpt ou msdos, aí vc coloca Msdos pra só então criar as partições

[5] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:57h


E dois adendos, na época lembrei agora era mais usado o lilo ao invés do Grub 3 o segundo adendo, se quiser experimentar uma distribuição leve testa o Bodhi Linux, baseado no Ubuntu consegui aproveitar um netbook lembra disso? Não era bom nem novo processador Atom de 2005 que perdia pro Celeron e 2 giga de memória

[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/04/2025 - 12:45h


[5] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 11:57h


E dois adendos, na época lembrei agora era mais usado o lilo ao invés do Grub 3 o segundo adendo, se quiser experimentar uma distribuição leve testa o Bodhi Linux, baseado no Ubuntu consegui aproveitar um netbook lembra disso? Não era bom nem novo processador Atom de 2005 que perdia pro Celeron e 2 giga de memória


Vou esperar chegar o pente de memória de 8GB para depois tentar reinstalar e reorganizar os particionamentos do SSD e do HDD, deixando o SSD (120GB) com 3 partições para raiz (/) de distros Linux e o HDD de 500GB para as respectivas /home.

[7] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 19:21h


Amigo, não acho que nem vai precisar essa bios de i3 tem suporte gpt, entra na bios e ativa o WQL

[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 09/04/2025 - 11:45h


[7] Comentário enviado por Humbaa em 08/04/2025 - 19:21h


Amigo, não acho que nem vai precisar essa bios de i3 tem suporte gpt, entra na bios e ativa o WQL


O BIOS atualmente em uso aceita tanto EFI como MBR. Já experimentei as duas alternativas (MBR fazendo particionamento manual e EFI usando a opção da instalação no modo automático, tudo por conta do instalador apagando todo o conteúdo do HDD), tendo ocorrido o mesmo tipo de falha ou seja, mesmo após a conclusão da instalação sem erros ou msgs de alerta, não completa a reinicialização. Não entendi a sigla WQL. Poderia traduzir por favor?
P.S. - Depois de ficar muito tempo irritado ao ler pendrive como "a" pendrive que não seria a tradução correta já que drive é masculino e pendrive significa drive ou dispositivo em forma de caneta, decidi também mudar a forma errada como me referia a BIOS ( a BIOS, na BIOS, etc ) e passei a usar "o" BIOS já que trata do sistema básico de entrada e saída, portanto masculino e não "a" sistema básico de entrada e saída.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts