Agora que estamos com todas as configurações corretas, podemos finalmente começar trabalhar com a programação do
Android.
Clique em: Arquivo → Novo → Other...(Outros...)
E na janela que abrir, selecione: Android → Android Application Project
Depois, clique em: Next
Criando novo projeto 1
Após isto, vamos definir o nome de nossa aplicação, e detalhe importantíssimo, vamos definir em quais versões do Android nosso aplicativo vai rodar.
Como estamos trabalhando somente com a versão 4.1 do Android, vamos selecioná-la em
Build SDK (por indicação do próprio SDK que recomenda que sempre utilizemos a versão mais atual), já na opção
Minimum Required SDK, vamos selecionar a versão 2.2 (Froyo) do Android.
As demais opções que já vêm marcadas, pode deixar como estão, afinal de contas, este é um exemplo básico de utilização do SDK. Clique em "Next", na tela que vem não vamos mexer, seria nela que você colocaria o ícone de sua aplicação, basta clicar em "Next".
Criando novo projeto 2
Agora, somente definimos o nome de nossa
Activity, para cada tela que você deseje criar, posteriormente, poderá utilizar uma Activity diferente. Neste exemplo, como teremos apenas uma, deixaremos até mesmo com o nome padrão "MainActivity" e clicaremos em "Finish".
Criando novo projeto 3
Voilà! Olha só nosso ambiente de trabalho, agora vamos realmente começar a brincadeira!!!
Ambiente de trabalho
Inserindo um texto
Se você chegou até aqui, significa que realmente está com vontade de aprender Android, ou tem muita curiosidade de saber como este artigo terminará. Pois bem, vamos agora mostrar algum texto em nossa primeira (e única neste exemplo) tela.
Como eu comentei no início deste artigo, não adentraremos em programação avançada, a finalidade do mesmo é somente de uma forma simples (pelo menos após algumas tentativas) fazer com que o visitante visualize se compensa investir seu precioso tempo para seguir à risca o que está sendo demonstrado, visto que, até este ponto, já foram quase 3 horas de empenho pra mim, sem contar a parte de redigir os textos.
Ok, vamos colocar então um simples texto em nossa tela, eu vou mostrar no modo texto porque acredito que o ideal não é você saber que existem N ferramentas que podem ser adicionadas em seu projeto, mas sim, que de uma forma muito simples, você saiba a característica de pelo menos uma ferramenta.
Estando no ambiente de trabalho, conforme exibido na página anterior, note que existe uma tela de um celular escrito "Hello World!", note também, que um pouco abaixo dela, existem duas abas, a primeira chamada "Graphical Layout" e a segunda chamada "activity_main.xml", pois bem, clique sobre a segunda aba.
Perceba que abre uma tela com alguns códigos em formato XML. Nesta tela, a primeira tag tem como padrão
RelativeLayout …, aqui, as possíveis utilizações básicas são
RelativeLayou, AbsoluteLayout e
TableLayout.
- O relative indica que todo e qualquer conteúdo que você colocar a partir dele será alocado dinamicamente, ou seja, vai ocupar o espaço necessário para seu preenchimento independente do tamanho da tela do celular;
- O absolute já é um pouco mais complicado de se trabalhar, ele define a posição exata do conteúdo, ou seja, se você criou um app e configurou uma caixa de texto para ocupar um certa posição baseado no seu AVD criado anteriormente, provavelmente em um celular com uma tela menor o layout de seu app ficará desconfigurado, não é recomendado sua utilização;
- O TableLayout é uma forma de você criar seu layout através de tabelas, onde cada novo elemento assume uma nova linha, você pode utilizá-lo inserindo <TableRow /> para cada nova linha ou simplesmente adicionando os elementos um após o outro, como como será mostrado neste exemplo.
O arquivo activity_main.xml
Inserindo os primeiros elementos
Note na imagem acima, que já foi alterado o <RelativeLayout para <TableLayout, e como toda tag seja HTML ou XML, tem um início e um fim.
Para a definição de layout, geralmente abre-se e fecha-se com o sinal de menor seguido do elemento e sinal de menor, mais barra seguido do nome do elemento respectivamente (<TableLayout ... > </TableLayou>).
Já para os elementos que serão adicionados dentro da definição do layout, geralmente abrem-se e fecham-se seguidos de sinal de menor, nome do elemento, barra e sinal de maior (<TextView ... />).
<source>
<TextView
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:id="@+id/texto1"
android:text="Bem vindo ao Viva o Linux, a maior comunidade
GNU/Linux da América Latina!"
/>
</source>
Ah... mas aqui acima tem um monte de coisa estranha... (id, layout... peraí, o layout não ficava no início???)... Calma, vou explicar.
O que está neste exemplo é um elemento dentro da definição do layout, ou seja, o layout que estamos definindo aqui é deste elemento somente, e não de toda a aplicação, como é o caso do <TableLayout ... >.
Quanto ao
id, eu o coloquei aí somente pra mostrar que você pode definir ele como um elemento, em que você pode coletar os dados do mesmo para tratar um nome ou endereço por exemplo.
Em um momento mais oportuno, quem sabe em um segundo artigo sobre o tema, eu explique como fazer algo um pouco mais avançado.
De momento, o que posso explicar é: layout_width="fill_parent"
Quer dizer que a largura será o total permitida pela tela.
layout_height="wrap_content", que a altura vai ocupar somente o espaço necessário para ser exibido. Caso colocássemos: layout_height="fill_parent"
A altura ocuparia todo o espaço disponível na tela.
Alguns possíveis elementos que podem ser utilizados:
- <Button /> → Insere um botão na tela;
- <EditText /> → insere uma caixa de texto;
- <ImageView /> → insere uma imagem na tela, esta imagem deve ser importada na pasta drawable, mas isto fica pra outra oportunidade.
Neste artigo será colocado a prova somente o Hello Android, uma espécie de Hello World tradicional de inúmeras linguagens de programação.
Na próxima página, veremos a mágica acontecer, nossa aplicação rodando no AVD que criamos anteriormente.