Implantação de um Sistema de Workgroup Open Source

O objetivo deste documento é ajudar pessoas que, como eu, querem não somente a receita de bolo de como fazer, mas entender o por quê de cada coisa, entender um pouco do por quê e para quê. E é justamente isto que tento fazer neste documento, compilar de forma concisa tudo sobre groupware e correio eletrônico, os conceitos e a instalação. Espero que ajude a muitos como me ajudou.

[ Hits: 118.880 ]

Por: Claudio Rocha de Jesus em 14/01/2008


Análise de produtos



A seguir veja um resumo dos produtos analisados:

1.1 KOLAB

(http://www.kolab.org/)
Em setembro de 2002, o ministério alemão de segurança de técnicas da informação (BSI) solicitou que as empresas Erfrakon, Intevation e Klarälvdalens Datakonsult AB criassem um sistema de groupware baseado completamente em Software Livre que cobrisse funcionalidades como e-mail, contatos, compromissos e listas de tarefas em ambientes heterogêneos.

O projeto denominado Kroupware foi concluído em apenas dez meses e então continuou a ser aprimorado com o nome de Kolab. Em julho de 2003 apareceu a primeira versão estável do Kolab e, após várias versões intermediárias, a versão 2 foi lançada em meados de 2005.

O Kolab baseia-se em uma estrutura cliente-servidor. Em seu processo de desenvolvimento a estabilidade, assim como a possibilidade de crescer e funcionar em diferentes plataformas, estão em primeiro lugar. A estabilidade no servidor é conseguida por meio de componentes individuais bem conhecidos e, portanto, já bastante testados. O Kolab é formado por: OpenLDAP, Postfix, Cyrus IMAP, Apache ProFTPD, SASL, SpamAssassin, ClamAV.

Para que o sistema possa crescer com facilidade, já no início do desenvolvimento foi tomado cuidado para não aumentar sua complexidade, mesmo com o grande número de componentes. Além disso, é possível manter a entrega de e-mail e o armazenamento das mensagens em diferentes servidores. Para que o sistema possa ser instalado em vários ambientes, cada componente é empacotado usando o OpenPKG, uma ferramenta para administração de pacotes independente de distribuições. Ele forma, abaixo do próprio diretório root, um ambiente com hierarquia de diretório, compilador e biblioteca próprios.

Ao contrário do comportamento de muitos outros sistemas de groupware, a inteligência está localizada no lado do cliente. O servidor é apenas o intermediário e quem armazena as mensagens. Para que o cliente possa acessar os tipos de informação que se esperam de um groupware, o servidor IMAP foi "hackeado" para que armazenasse também os contatos e registros da agenda, usando para isso mensagens de e-mail especiais num subdiretório preparado para isso. Esses e-mails, baseados em XML, são processados pelo cliente, que também decodifica as informações de ocupado ou livre para todos os recursos disponíveis (projetores, salas de reunião, telefones, fax) e usuários e as carrega no servidor WebDAV (ou FTP), tornando-as acessíveis para outros.

Extraído da Revista Linux Magazine número 12, de setembro de 2005.

1.2 Open-Xchange

(http://mirror.open-xchange.org/ox/EN/community/)
O Open-Xchange, Servidor de Ambiente de Colaboração e Integração permite que você crie links de apontamentos, crie e armazene os contatos, as tarefas, o email, os favoritos, os documentos, os fóruns e muito mais elementos e compartilhe tudo isto com outros usuários. Este ambiente pode ser acessado através de um moderno navegador de internet e múltiplos clientes como KDE Kontact, Apple iCAL, Konqueror, Mozilla Callendar, e de muitos outros, baseados em padrões e interfaces abertos. Você pode baixar o Outlook Oxtender, o Servidor Open-Xchange pode também ser alcançado através do MS Outlook e os dispositivos Palm. Cada produto de terceiros pode alcançar esta aplicação sobre muitas relações diferentes tais como WebDAV (XML), LDAP, iCal, e HTTP/S. Servidor Open-Xchange é baseado nos seguintes daemons de código fonte aberto e serviços:
  • um servidor de internet (HTTP/S) (como Apache)
  • um servlet engine (como Tomcat)
  • uma banco de dados (como PostgreSQL)
  • um servidor de diretório (como OpenLDAP)
  • e um servidor de correio ( Smtp e IMAP) (como o Postfix usando Cyrus)

O fabricante Netline oferece, para os fãs do SUSE LINUX, o servidor Open-Xchange em duas versões: uma livre e gratuita para download, sem o conector para integração com o Outlook, e outra paga, com direito a suporte técnico e todos os conectores e componentes proprietários que desejar. Além dos componentes de correio e groupware disponíveis gratuitamente, o servidor Open-Xchange contém um script de instalação para o SUSE LINUX Enterprise Server 9 e uma interface de administração baseada na Web (novidade desenvolvida pela Netline), bem como o suporte à instalação e manutenção do software. O groupware e a interface de administração baseiam-se no servidor de aplicações Java Apache Tomcat e na tecnologia Java Server Page (JSP).

Extraído da Revista Linux Magazine número 12, de setembro de 2005.

1.3 DiretoLivre

(http://www.diretolivre.ogr.br/ ou https://svn.guarani.org.br/cgi-bin/trac.cgi)
Em dezembro de 2003 a PROCERGS (www.procergs.rs.gov.br) decidiu não mais disponibilizar o Direto como Software Livre. Esta situação levou a Security OpenSource e a Comunidade de Software Livre do Brasil a adotar o Direto e transformá-lo em um novo produto, com desenvolvimento cooperado, novos recursos e melhorias. Este novo produto batizado de DiretoLivre, é uma ferramenta on-line de correio, agenda e catálogo fundamentado na idéia de software livre (Open Source).

Inspirado no Direto 3.0 desenvolvido pela PROCERGS, a Security OpenSource dentro de suas atribuições estatuárias adotou, mantém e deu continuidade ao desenvolvimento do projeto agora batizado de DiretoLivre (www.diretolivre.org.br).

O DiretoLivre tem como objetivo principal atender a demanda de um software de comunicação de baixo custo, que poderá ser utilizado por empresas e entidades que queiram valer-se do conceito de software livre para implementar essa solução em seus estabelecimentos.

Em 21 de junho de 2005 a comunidade de usuários do DiretoLivre elegeram outro nome para o projeto, adotando o nome Guarani. Até esta data não tem versão lançada nem site oficial pronto.

1.4 eGroupware

(http://www.egroupware.org/)
O eGroupWare Colaboração Empresarial é uma suite multi-usuário, groupware baseado em internet, desenvolvido e customizado baseado nas APIs do PHP.

Os quatro fundadores do eGroupware eram desenvolvedores do projeto phpGroupWare que segundo Reiner Jung abandonaram o projeto porque este não estava tão aberto quanto diziam e tinha uma rotina de desenvolvimento lenta e controlada excessivamente pelos mantenedores que muitas vezes o deixavam parado por meses para se dedicarem a outros projetos. A idéia era criar um produto capaz de concorrer com os produtos comerciais nas corporações. Segundo a sua definição o produto de groupware deve oferecer um espaço de trabalho compartilhado com todos os módulos necessários para o trabalho do dia-a-dia. Por isso foi criado um produto onde se pode compartilhar arquivos, colaborar um wiki, fórum de discussões, controle de projetos, onde se possa fazer a maioria do trabalho diário.

O eGroupware é uma suite composta por diversas aplicações instaláveis, como módulos. Esses são os programas que todos esperam encontrar em uma solução de groupware:
  • Calendário: Calendário poderoso que suporta agendamento de grupos, recursos (equipamentos, ferramentas) e contatos.
  • Catálogo de Endereços: Gerenciador de contatos usando SQL ou LDAP.
  • FelaMiMail (knecke): Cliente IMAP amigável.
  • Gerenciador de Tarefas: Ferramenta poderosa de Tarefas, ToDo , Notas e Chamadas Telefônicas, CRM (Customer Relationship Management).
  • Programas de colaboração adicionais.
  • Gerenciador de Projetos: Gerenciador de projetos baseado em elementos, extremamente integrado com todas outras aplicações do eGW.
  • Recursos: Gerenciador de Recursos (inventário) e agendamento integrado com o calendário do eGW.
  • Gerenciador de Arquivos: Gerencia arquivos armazenados em VFS (virtual file system) baseado em arquivos, sql-db ou webdav.
  • Gerenciador de Sites: Gerenciador de Sites (gerenciador de conteúdo - autoringsystem) amigável com listas de controle de acesso refinadas.
  • Planilha de Tempo: Aplicação bem integrada ao gerenciador de projetos, permite rastrear atividades através do tempo.
  • Wiki: A ferramenta de Wiki do eGW, um clone de WikkiTikkiTavi.
  • Gestão do conhecimento: Uma base de conhecimento.
  • WorkFlow: Portado a partir do Galaxia/Tikiwiki e drasticamente modificado no egroupware 1.2.
  • Ferramentas Integradas: OnlineHelpSystem, um manual Preferences, gerenciador de preferências pessoais.
  • Ferramentas de Administração:
    setup - ferramenta de instalação e atualização do eGroupware e seus módulos
    admin - interface de administração interna
    backup - sistema de controle do cron baseado em script de backup
    phpSysInfo mostra informações do sistema no Linux, Windows e outros sistemas: carga, usuários, memória livre, ...
    registro - permite que as pessoas auto-registrem suas contas no eGW.
  • Ferramentas de Desenvolvimento:
    phpgwapi - nossa API (application programming interface)
    eTemplate novo sistema baseado em templates, criação rápida e designer de tabelas de banco de dados
    TranslationTools - Ferramentas de Tradução
    JiNN - solução para gerenciamento de conteúdo para websites armazenados em banco de dados
    soap - teste soap para a interface soap do eGW
    xmlrpc aplicação de teste para a interface XML-RPC do eGW

1.1 Opengroupware.org

(http://www.opengroupware.org)
"Por que comprar um servidor de groupware como uma caixa-preta quando você pode começar do aberto para o livre?"

Opengroupware.org é derivado do servidor de groupware da Skyrix que é um produto comercial que está no mercado à anos - sendo usado em grandes clientes. Assim Skyrix Software AG é o maior patrocinador, fornecendo quase todo o código fonte do servidor de groupware Skyrix 4.1 sob a licença GPL/LGPL. Em adicional Skyrix Software AG paga os salários dos diversos colaboradores do OpenGroupware.org em tempo integral e analistas de suporte que garantem a sustentação e o desenvolvimento do projeto OGo. Ainda Skyrix pagou a definição inicial e configuração em larga escala dos serviços da comunidade OGo.

O produto usa protocolos e padrões abertos suportando uma variedade de clientes como a maioria dos seus concorrentes open source.

A solução livre de software para uma comunicação em equipe.

Feito para companhias, instituições governamentais, equipes de projetos distribuídos e todos que tem que acessar informações importantes independente de localização e tempo.

Gerência de contatos:

Salva e organiza milhares de contatos pessoais e da companhia, telefone, fax, endereços, endereços de contato do e-mail apenas para mencionar alguns. Facilmente configurável com potencialidades extensivas e busca rápida, categorização e acessível remotamente. Os contatos podem ser importados de diversos formatos, tal como: Outlook CSV e TSV, Netscape CSV e TSV e Genérico CSV e TSV.

Calendário do Grupo:

Controle de reuniões e eventos para um grupo inteiro ou definições de contas individuais. Anexa notas aos apontamentos, liga apontamentos aos contatos e aos projetos, detecção automática de conflitos.

Planejamento de Recursos:

Mantenha-se a par de recursos da sua companhia tais como automóveis, projetores ou salas de conferência. Busca para verificar se há disponibilidade dos recursos específicos ou dos recursos atribuídos a um grupo específico. Automaticamente checa conflitos entre recursos e substitui pela criação de um apontamento.

Gerência de Tarefas:

Você pode organizar tarefas por pessoa, pelo grupo ou pelo projeto específico. As listas do a fazer podem ser requisitadas pela prioridade, pela data devida, status de processamento etc. Uma visão geral de todas as tarefas é armazenada na aplicação dos projetos que podem ser classificados pela companhia. Todas as tarefas são sumariadas também na página pessoal. É similar a lista de tarefas dos chamados PDA's.

Cliente de e-mail:

A interface web fornece uma relação inteiramente funcional com os sistemas de correio com interface IMAP4 (especialmente Cyrus IMAP) o cliente integrado de e-mail oferece um ambiente desconfortável para a leitura e criação de e-mails e também organizar o e-mail por pastas. Um diretório de contatos global e configurável elimina a infinita busca pelo endereço correto do e-mail.

Projetos e documentos:

Compartilhe documentos e arquivos, localmente ou remotamente, dentro de um grupo ou confidencialmente em um ambiente de projeto central.

Ligue projetos aos contatos do cliente ou do empregado e ou ligue tarefas aos projetos. Armazene e-mail, documentos do escritório tais como faxes no arquivo de documentos que pode ser associado com todo o projeto. Finalmente ligue toda a aplicação do OGo com seu projeto. Um verdadeiro ambiente central de projetos.

Notícia:

A central de notícias lhe da a oportunidade de publicar informações ou artigos importantes na intranet incluindo com fotos. Definindo cabeçalhos que podem ser ligados a outros artigos ou artigos de notícias relacionados. Além de a central de notícias mostrar apontamentos e tarefas e serve com uma página pessoal.

Sincronização de Palm:

Usando a aplicação de Palm você pode sincronizar dados do seu dispositivo Palm para outras aplicações Ogo. Use a aplicação do Palm para resolver remotamente conflitos de sincronização e configurar como e quando os dados do Palm são sincronizados com a base de dados global da empresa.

Preferências:

A interface do usuário Ogo é altamente configurável pelo usuário ou pelo administrador. As preferências da aplicação gerenciam todas as várias opções disponíveis para as aplicações, similar no projeto ao painel de controle do Windows ou do KDE.

Gerenciamento de Usuários:

A gerência de contas, grupos e configurações para o Ogo é feita usando uma simples e intuitiva interface web. Crie facilmente equipes, contas e equipes locais, recursos e grupos de recursos ou configure as opções do servidor. A aplicação de gerenciamento de usuários do Ogo fornece opções de configuração extremamente fina e granular.

É somente isto? Não! Opengroupware.org é uma aplicação extensível e um servidor portal. Todas as aplicações disponíveis são executadas como plugins ao servidor principal e podem ser prolongadas e realçadas de várias maneiras.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Análise de produtos
   3. Definições
   4. Produtos
   5. Pacotes utilizados
   6. Configurações
   7. Configurações - continuação
   8. eGroupware
   9. Configuração de contas LDAP
   10. Atualizando a versão do eGroupWare
   11. ClamAV
   12. Patch de auto-create do Cyrus
   13. Bibliografia
Outros artigos deste autor

Git - Ciclo básico de trabalho

Conversão da base de dados do Cyrus IMAP no Debian

Compilando o Mono 2.2 no Ubuntu 8.10

Leitura recomendada

Servidor de e-mails vinculado ao AD (Postfix + Courier)

Servidor Postfix Total

Qmail Auditor, auditoria no servidor Qmail

Instalando o Qmail no RedHat 9

Sendmail sem complicações

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lucas.suporte em 14/01/2008 - 14:50h

otimo artigo, com bastante conceitos nos assuntos abordados, apresentando um forma de o leitor expandir o assunto do artigo.
Parabens!
Lucas Rocha
Analista de Rede

[2] Comentário enviado por Sandro Li em 14/01/2008 - 16:45h

Este artigo é excelente. Parabéns Claudio! Para mim, que sou novo aqui, ele está muito bem explicado.

Sandro Lima
Técnico em Informática.

[3] Comentário enviado por rodrigosalmeida em 14/01/2008 - 16:48h

Muito bom artigo...Parabens...

[4] Comentário enviado por jorcelangelo em 15/01/2008 - 14:52h

Uns dos melhores tutoriais que ja encontrei sobre software-livre na internet.
Parabens!!! Voce merece nota 10 !!!

E um detalhe, continue enviando tutoriais. Sempre estaremos agradecidos pelo seu trabalho.

[5] Comentário enviado por rlamana em 17/01/2008 - 11:28h

Muito bacana o artigo.

Vale a pena citar também o Zimbra que é um ótimo suite de colaboração e já esta totalmente traduzido para português brasil!

Abraços


[6] Comentário enviado por jamerson em 30/10/2008 - 17:07h

muito bom artigo, mas vc acha o egroupware melhor q o OpenGroupware?

[7] Comentário enviado por tiagotavares em 14/11/2008 - 12:14h

Respondendo a pergunta do usuário "jamerson", não minha opinião o EGroupware é melhor que o OpenGroupware. Estou migrando do OGO para o EGroupware, e estou gostando muito!

[8] Comentário enviado por dbsechin em 16/04/2009 - 18:29h

Alguem conseguiu integrar o addressbook do egroupware ao LDAP?

não estou conseguindo, se alguem conseguir...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts