Com a linha a seguir criaremos o grupo administrador no
Linux para que em seguida possamos adicionar os usuários com poder de administração das máquinas Windows.
# groupadd administrador
Adicionando os usuários com poder de administração ao grupo dos administradores no Linux.
Com a linha a seguir iremos adicionar os usuários com poder de administração no Windows ao grupo criado no Linux com esse propósito. Eu costumo criar os usuários com direitos de criar e acessar o diretório /home e com um shell de login, muitos administradores preferem não fazer desse jeito, pois caso seja criado um shell de login e um home para o usuário o mesmo poderá acessar diretamente o Linux, por exemplo, através do ssh.
Fica a escolha do propósito a ser utilizado.
Abaixo está a linha correta para adicionar o usuário ao Linux com essas possibilidades e logo em seguida uma linha que não permite que o usuário tenha esse tipo de acesso com o Linux.
# useradd -g administrador -s /bin/bash -d /home/administrador administrador
# useradd -g administrador -s /bin/false -d /dev/null administrador
Informando ao Samba que o usuário administrador terá poderes de administração
É necessário adicionar no
smb.conf, na seção [global], a seguinte linha:
admin users = administrador
Essa linha informa ao Samba que o usuário administrador que você criou no Linux terá poderes de administração sobre o Samba, e com isso, será possível adiante, adicionar maquinas Windows ao domínio do Linux.
Esse usuário está fazendo referência ao usuário administrador do Windows, caso o Windows seja em inglês será necessário efetuar a criação do usuário administrator, seguindo os mesmos procedimentos que foram realizados para criar o usuário administrador, somente não será necessário criar um novo grupo para esse usuário, pois já criamos um grupo chamado administrador e poderemos adicionar esse usuário a este grupo.
Observação:
Depois de realizar o procedimento para criar o grupo "administrador" e adicionar os usuários administrador e administrator, o Samba não permitiu que eu adicionasse a máquina ao domínio, realizei alguns testes e descobri que isso está ocorrendo porque no arquivo
smbusers continha a linha que igualava o usuário root com o usuário administrador, pelo o que eu percebi, nesse arquivo existe a seguinte linha:
root = administrator admin administrador
O arquivo smbusers é utilizado pelo Samba para fazer referências entre usuários Windows e usuários Linux cadastrados na base de autenticação do Linux e percebi que isso poderia ser um perigo de segurança para o Linux, pois estava indicando que o usuário administrador do Windows teria os mesmos poderes que o usuário root no Linux.
Com isso eu alterei essa linha para:
administrador = administrador administrator
No próprio arquivo smb.conf existe uma referência, indicando qual é o administrador do Samba, mas mesmo assim não consegui adicionar máquinas ao domínio e ao adicionar a linha acima no arquivo smbusers, foi possível a integração com as máquinas Windows. Após realizar o procedimento no Windows para integrar a máquina ao domínio o mesmo solicita que faça o boot do sistema e após o boot a tela de login mudou e consegui autenticar o sistema no domínio Samba.