Este arquivo mostra como configurar uma impressora PDF para ser utilizada pelas estações Windows através do Samba, no Linux, com alta qualidade e rapidez.
O Linux é um ambiente muito flexível, onde faz-se de tudo. Tenho cada dia achado mais funcionalidades, principalmente no que se trata da hibrismo de Linux e Windows!
Certo dia eu estava precisando converter documentos gerais para o formato PDF na empresa onde trabalho. Motivo: para enviá-los para fora da empresa de forma mais segura e elegante.
Comecei aí uma peregrinação, testando e usando os vários programas que existem para Windows que serviriam para esta tarefa. A grande maioria dos programas testados não funcionava corretamente, faltavam funcionalidades, travavam o computador frequentemente, ou eram pagos. :p
Resolvi ir atrás de uma solução um pouco melhor baseada no Linux e encontrei muita coisa a respeito! Transcrevi o meu sistema baseado em muito do que li neste documento. Não é nada novo, mas sim, útil.
Uma impressora PDF compartilhada via Samba para várias máquinas de uma mesma rede. O funcionamento é muito simples e todos os scripts que utilizei estão abaixo.
[1] Comentário enviado por agk em 01/02/2006 - 08:38h
Realmente interessante, sem contar que também é muito útil, imagine, mandar qualquer documento para a impressora e ter ele em pdf.
Parabéns, ótimo artigo, bem explicado, mostra como é simples e flexível o nosso querido pinguim.
[3] Comentário enviado por engos em 02/02/2006 - 10:35h
O assunto é interessante, mas já existem artigos e dicas mostrando a mesma coisa, não consegui detectar nada de especial ao ponto de ser feito outro artigo...
[5] Comentário enviado por agk em 02/02/2006 - 16:43h
Olha pelos testes que fiz isso imprime qualquer coisa, pois está salvando como postscript (ps) e depois convertendo para pdf. Sabe aquelas páginas de internet com inscrição e que tem boleto com código de barras, pois é você pode guardar uma cópia delas em pdf :).
Eu já armazenava cópias de páginas em pdf usando o mozilla, imprimindo para arquivo (.ps) e depois convertendo para pdf, funcionava muito bem, só que agora ficou mais prático, manda imprimir e pronto, já está em pdf.
[8] Comentário enviado por fla_torres em 11/09/2006 - 15:09h
Olá, utilizei seu artigo para configurar uma impressora pdf aqui, segue algumas alteraçoes no shell, pois eu tinha problemas no nome dos arquivos via web:
[9] Comentário enviado por adrianoc em 31/10/2008 - 13:08h
muito bom este arquivo mas eu estou com um problema com os arquivos que possui acentuação, exemplo:
se o arquivo se chama "Ficha de Filiação.txt", ele retorna "Ficha de Filia\347\343o.txt", aí na hora de salvar o arquivo pdf, vira uma zona e fica irreconhecível no windows.
abaixo o cabeçalho do aquivo PS:
^[%-12345X@PJL JOB
@PJL ENTER LANGUAGE=POSTSCRIPT
%!PS-Adobe-3.0
%%Title: (Ficha de Filia\347\343o.txt - Bloco de notas)
%%Creator: PScript5.dll Version 5.2.2
%%CreationDate: 10/31/2008 12:49:11
%%For: adriano
parece que o ps2pdf não está aceitando acentuação, usei tb ps2pdf13 e ps2pdf14, tem como configurar isso ?