Conheça o SQLite, um gerenciador de banco de dados rápido e que gera apenas um arquivo. Aqui veremos como instalá-lo no Linux ou Windows e em seguida como utilizá-lo via console de comando ou através do PHP.
[1] Comentário enviado por jragomes em 22/07/2004 - 23:29h
artigo ficou legal. acho que poderia dar uma extendida qto a performance e quais vantagens ele tem sobre o mysql, e coisas como se tem stored procedure, trigger, se aceita o padrão sql-ansi normalmente ou se tem algumas coisas próprias. Mas no todo, como introdução, o artigo ficou bem legal. Parabéns
[5] Comentário enviado por jeffestanislau em 23/07/2004 - 16:49h
Hehehehe...
Cara show de bola seu artigo, tava precisando criar um projetinho no qual tinha um problema de instalar um banco de dados local, pois o usuário usa o windows e tava na dúvida se colocava o mysql ou o sql-serve (que geraria ônus ao cliente) e o sqlite já caiu matando no peito e mandando pra rede... rs rs rs, será excelente para essa aplicação...
[6] Comentário enviado por nuxli em 25/07/2004 - 13:58h
Eu ja uso SQLite a algum tempo para fazer programas.
Fica muito bom as combinacoes:
PHP-GTK + SQLite
Python + SQLite
Para programas onde a intalacao do mysql e inviavel ou ate mesmo impossivel o SQLite e muito util, so acho que esta faltando um ferramente de Design para o SQLite, acredito que um phpSQLiteAdmin ficaria show de bola...
[8] Comentário enviado por androle em 06/10/2004 - 18:35h
Parabéns, muito bom o artigo.
Veja só, achei um editor bem legal para o sqlite. Como eu testei vários até achar esse e perdi um certo tempo, aqui vai o link, de repente alguém mais gosta:
[10] Comentário enviado por emiliocordova em 30/11/2004 - 09:32h
Gostei do artigo e dos comentarios pois me ajudaram a resolver algumas pendencias que tinha para dsenvolvr meu projeto em Delphi.
No entanto gostaria de saber se este BD Sqlite é multi-usuario igual aos free encontrados na internet?
[11] Comentário enviado por redstyle em 30/11/2004 - 23:27h
Emilio,
o SQLITE é, vamos dizer, como um arquivo .mdb do access.
Ou seja não precisa de um usuário e senha para poder "conectar" no banco de dados. Porem você pode definir as permissões (no sistema operacional) dos arquivos .db para somente um usuário poder modifica-lo. Ou pode definir um diretório onde o usuário pode criar seus bancos.
Acredito que daqui algum tempo os servidores de hospedagem já disponibilizaram o sqlite para criar sites dinâmicos junto com o php.
Abraços.
[12] Comentário enviado por DominguesServer em 27/12/2004 - 08:58h
Achei muito bom o artigo e gostaria de sugerir q você fizesse um para iniciantes em Banco de Dados com SQLITE, no meu caso uso Linux e Windows, mas ainda estou engatinhando no mundo BD...
[14] Comentário enviado por ulbj05 em 06/01/2006 - 10:56h
Parabens pelo artigo...está muito bom. Eu já tinha entrado no site do SQLite uma vez só para me informar um pouco sobre este banco. Não tive coragem de baixar o banco porque pelo que entendi não dá para fazer uma aplicação Cliente-Servidor com ele, ou seja, acessar o banco de uma aplicação cliente em outra máquina. Estou usando o Kurumin 5.1 e estava tentando instalar o MySql por causa disso. Se o SQLite conseguir rodar aplicativos com a arquitetura Cliente-Servidor eu deixo o MySql de lado e pego o SQLite. Novamente Parabens pelo artigo...está muito bom!!!
[17] Comentário enviado por _Edu_ em 11/10/2006 - 01:19h
Velho, eu achei interessante esse artigo, é a primeira vez que vejo falar de sqlite, e tentei implementar aqui em casa. Infelizmente não consigo usar de maneira alguma. Estou com o interpretador php e o sqlite e não consigo atraves de linha de comando no dos me conectar ao banco. Apenas mudando as linhas que vc comentou do php.ini, não foi suficiente para eu conseguir usar a extensão do sqlite... Dá um erro tipo:
Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'd:\php\ext\php_sqlite.dll' - Não é possível encontrar um dos arquivos de biblioteca necessário para executar esse aplicativo. in Unknown on line 0
Ele não encontra num sei qual arquivo, o caminho está certo, o php_sqlite.dll está presente..mas ele não baixa a pourra da biblioteca!!
Tentei mudar a linha do extension_dir pra tudo quanto é jeito, relativo, absoluto e nada, tentei mudar a dll de lugar, tentei mudar o caminho, mudei a barra para barra contraria e nada...
Mew..não sei o que fazer mais..estou tentando usar apenas o interpretador php e o sqlite para me conectar num bd, isso não é possivel? preciso ainda instalar um servidor tipo apache?