Instalação Kickstart (revisado)

Atualização do artigo anterior sobre Kickstart. Adições: descrições mais detalhadas sobre cada seção; mais seções para uma melhor personalização da instalação.

[ Hits: 32.839 ]

Por: Timeu em 16/04/2007 | Blog: http://www.timeu.info


Introdução



O que é uma instalação KickStart?

É um modo de instalação automatizada onde você pode criar um arquivo contendo as respostas para todas as perguntas que são feitas durante uma instalação típica. Uma utilização bem prática para o KickStart é para quem quer fazer a mesma instalação em várias máquinas, pois tanto o arquivo que contém as respostas como os pacotes necessários para a instalação podem estar em uma máquina e serem acessados pelas outras da rede; do mesmo modo em que podem estar num cd, dvd, hd local, ftp ou http.

Criando o arquivo kickstart (ks.cfg)

Bom, um arquivo kickstart é um arquivo de texto comum que em cada linha terá uma resposta para cada pergunta feita na instalação. O Red Hat a partir do 9 vem com uma aplicação para configuração desse arquivo, mas aqui falarei como fazer seu próprio com um editor de texto qualquer.

O modo mais fácil é fazer a primeira instalação normalmente, que servirá como modelo para as outras. No diretório /root/ você encontrará um arquivo chamado anaconda-ks.cfg, que foi gerado automaticamente com as respostas da sua instalação.

A ordem para as respostas não faz diferença, não precisam estar na ordem da instalação porém o arquivo deve ter a seguinte estrutura:

- RESPOSTAS DA INSTALAÇÃO
%pre #que são comandos a serem executados antes da instalação
%post #que são comandos a serem executados após a instalação

O %pre e %post são opcionais. Caso você queira fazer algo manualmente durante a instalação é só omitir a resposta e ele irá lhe perguntar o que fazer ^^.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O anaconda-ks.cfg 100% comentado
   3. Como utilizar o ks.cfg
Outros artigos deste autor

Instalação KickStart

Leitura recomendada

Configurando o xorgconfig e o inittab para iniciar o Slackware em modo gráfico

Monitoração com Zabbix no Debian Squeeze

Instalação dos servidores web Apache e Thttpd no Debian Linux

Instalando uma Nvidia no Debian

Bind9 slave em chroot no Debian Lenny

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rbn_jesus em 18/04/2007 - 10:09h

Nos fedoras 1,2,3 e 4 não funciona!
do 5 em diante não testei

[2] Comentário enviado por heathcliffz em 18/04/2007 - 11:46h

ok meu caro... como falei só testei no Fedora 6... me expressei mal no fim desse artigo... tenho certeza que funciona a partir de RED HAT 9 e FEDORA 6... nos outros não sei... porém ouvi falar que na 5 funciona também mas não testei ainda...

[3] Comentário enviado por nayamonia em 18/04/2007 - 19:43h

Brother !!!

Fiquei triste ao ler a frase abaixo:
"Lembrando que não é possível copiar arquivos provinientes da mídia de instalação."

Fiquei incubido de remasterizar o cd do fedora core 5 para instalar o SO automaticamente, colocando o ks.cfg na raiz do cd 1 do fedora e alterando a opção de boot padrão do cd, para carregar a variavel ks=cdrom, até ai tudo funcionou belezinha, após isto eu ia instalar a nossa aplicação com os scripts de %post, pois o cd 1 do fedora core 5 possui somente 655 Mb e iamos incluir os arquivos no próprio cd.

Tu sabe dizer porque não é possível copiar arquivos da mídia de instalação? Da algum erro ? é alguma restrição do Anaconda ?

No aguardo

Opa ia me esquecendo ... parabens pelo artigo, está nos meus favoritos.

Gabriel Fernandes

[4] Comentário enviado por heathcliffz em 19/04/2007 - 08:15h

ae Gabriel passei por isso também aqui no trabalho... só que fiz com o fedora 6... quanto a isso... você pode dar uma olhada no arquivo rc.local que é onde ficam as aplicações e comandos a serem executados na inicialização do sistema... bom... o que eu fiz foi colocar no %post para adcionar algumas linhas no rc.local e quando o pc reiniciar ele copia ou executa arquivos ou scripts do cd... postei uma dica sobre isso... estou esperando publicação... qualquer coisa me manda um mail que te passo meu msn!!!
T+

[5] Comentário enviado por zortrac em 01/02/2019 - 16:11h

muito bom artigo, mas gostaria de saber como fazer com um pendrive no centos 7.Obrigado


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts