Esse passo é de fundamental importância, alerto que o mesmo deve ser feito com extremo cuidado e atenção. Devo ressaltar que o autor desse tutorial não se responsabiliza por qualquer dado perdido.
Antes de prosseguirmos com o nosso tutorial, vamos à algumas explicações básicas sobre sistemas de arquivos.
Cada sistema de arquivos serve para oferecer ao sistema operacional a estrutura necessária para ler/gravar os arquivos.
Dentre os sistemas de arquivos suportados pelo
GNU/Linux posso destacar os seguintes:
Ext3 - Esse sistema possui melhorias em relação ao EXT2, como destaque principal o recurso de jornaling. O jornaling mantém um log de todas as operações no sistema de arquivos, caso aconteça uma queda de energia elétrica, o fsck verifica o sistema de arquivos no ponto em que estava quando houve a interrupção.
SWAP - Usado para oferecer memória virtual ao sistema.
ReiserFS - Este é um sistema alternativo ao Ext2/3 que também possui journaling, entre as suas principais características estão que ele possui tamanho de blocos variáveis, suporte a arquivos maiores que 2 GB (essa é uma das limitações do Ext3) e o acesso mhash a árvore de diretórios é um pouco mais rápida que o Ext3.
O particionador de discos será carregado (Fig 2.0).
Fig. 2.0
Opções:
- Assistido - usar o disco inteiro - Essa opção usará todo o disco rígido, caso você não tenha outro sistema operacional na sua máquina e não possua conhecimentos sobre o particionamento manual do seu HD, poderá usar esta opção.
- Assistido - usar o disco todo e configurar LVM - mesma coisa da opção anterior, porém com uma diferença, ele instalará e configurará o LVM, um recurso disponível no Linux que significa (Logical Volume Manager - Gerenciador de Volume Lógico), serve para redimensionar a partição caso o espaço fique pequeno.
- Assistido - usar o disco todo e LVM criptografado - mesma coisa da opção anterior, porém além de instalar o LVM, irá criptografar todo o seu disco rígido. Aconselhável somente para quem sabe o que esta fazendo.
- Manual - Essa opção requer um pouco mais de conhecimento do usuário.
Para fins de conhecimento, vamos usar a opção manual.
Depois de selecionada a opção manual a seguinte tela aparecerá (Fig 2.1).
Fig. 2.1
Selecione em seu HD o espaço livre e pressione enter.
A seguinte tela (Fig 2.2) aparecerá perguntando como você deseja usar o espaço livre.
Fig. 2.2
Opções:
- Criar uma nova partição - Para criar uma partição manualmente.
- Particionar automaticamente o espaço livre - O sistema irá analisar o espaço livre e com base nessas informações irá particionar automaticamente. Recomendado para quem está em dúvida de como particionar.
Para o nosso exemplo usaremos a primeira opção "Criar uma nova partição", selecione e pressione enter.
Vamos adotar para fins de conhecimento o seguinte layout de particionamento:
100 MB para a partição de boot do sistema. Altamente recomendado para quem vai usar LVM.
Digite 100 MB, o sistema de instalação consegue identificar a nomenclatura MB (Fig 2.3).
Fig. 2.3
Pressione tab, selecione continuar e pressione enter.
Fig. 2.4
Aparecerá perguntando o tipo da partição, por padrão o GNU/Linux aceita quatro partições primárias, para o nosso exemplo vamos criar duas partições primárias e o restante em partições lógicas.
Pressione enter e a próxima tela que aparecerá, perguntará se você deseja que a nova partição seja criada no início ou no final do espaço disponível, selecione início e pressione enter.
Selecione "ponto de montagem", conforme figura 2.5 e pressione enter.
Fig. 2.5
Na tela que se segue selecione /boot e pressione enter, o sistema voltará para a tela 2.5, selecione agora a opção "flag inicializável" e pressione enter, feito isso selecione "finalizar a configuração da partição".
Obs.: Anote o caminho da sua partição onde ficará o boot, vamos precisar dela mais para frente.
O sistema voltará para o particionador de discos (Fig 2.0).
Vamos criar agora a partição de SWAP (área de troca) que vai auxiliar a memória RAM caso seja necessário.
Selecione novamente o espaço livre e pressione enter.
Selecione "Criar uma nova partição" e vamos colocar para fins de aprendizagem 1 GB, após digitado a quantidade pressione Tab, selecione a opção continuar e pressione enter.
Aparecerá novamente a tela 2.4, vamos repetir os passos mencionados no item anterior, quando aparecer a tela 2.5 selecione "usar como:" e escolha a opção "área de troca", pressione enter, logo em seguida selecione a opção "finalizar a configuração da partição".
O sistema voltará para o particionador de discos (Fig 2.0).
Selecione novamente o espaço livre e pressione enter.
Vamos criar a partição /home fora da partição raiz /, essa atitude é altamente recomendada, se possível em outro HD.
Selecione "Criar uma nova partição", seria interessante colocar uns 40 ou 50 % do espaço livre para essa partição, visto que é nela que ficarão todos os arquivos e configurações dos usuários do sistema, depois de digitado a quantidade, pressione Tab, selecione a opção continuar e pressione enter.
Vamos escolher agora como tipo de partição "Lógica", pressione enter, novamente selecionamos "início" e pressione enter.
Na tela 2.5, selecione a opção "ponto de montagem", pressione enter e escolha a opção /home, pressione enter novamente e depois selecione "finalizar a configuração da partição".
O sistema voltará para o particionador de discos (Fig 2.0).
Selecione novamente o espaço livre e pressione enter.
Vamos criar agora a partição raiz /, para funcionar corretamente com um sistema básico são necessários somente 300 MB, mas vamos usar para fins de aprendizagem todo o espaço livre restante.
Selecione criar uma nova partição, deixe o espaço livre, aperte tab e selecione continuar, crie a partição como lógica, na tela já estará selecionado como ponto de montagem a partição raiz /, somente selecione a opção finalizar a configuração da partição.
Lembrando que estamos usando o sistema de arquivos ext3, padrão do Debian, esse sistema de arquivos oferece suporte a Journaling.
Agora selecionamos a opção "Finalizar o particionamento e gravar mudanças no disco".
A tela 2.6 aparecerá informando todas as mudanças feitas no disco rígido, caso esteja tudo correto selecione sim e pressione enter.
Fig. 2.6
O sistema formatará as partições.