Este artigo se destina a instalação de um sistema Debian Etch para utilizacão em desktops através do instalador gráfico. Foi baseado em meu artigo original, publicado em www.mignet.com.br.
O GRUB é o gerenciador de boot que acompanha o Debian Etch, ele é responsável pela seleção do Sistema Operacional que irá bootar. No caso do Linux ele seleciona também o Kernel, assim você pode ter o mesmo sistema instalado, porém com diversas versões de kernel!
Bem, não sei você já se perguntou, mas você está instalando um novo sistema operacional, junto com o Windows, então como eu faço para ir do Windows para o Linux ou do Linux para o Windows? Bom, na verdade é bem simples. Sempre que você ligar o seu computador, deverá escolher Linux ou Windows, não é possível (não desta forma) rodar os dois ao mesmo tempo.
Deixe marcada o opção "Instalar o Grub no Registro Mestre de Inicialização" e clique em continuar. O processo é todo automático e já vai criar as duas opções Linux e Windows no Grub.
[2] Comentário enviado por removido em 28/06/2007 - 11:32h
Parabéns !!!! Bem explicado seu artigo, gostaria de deixar uma sugestão . Um artigo sobre a análise do Debian mostrando programas q vem nele, alguns screen dele já instalado, efim, acho q isso atrai nossos usuários.
[3] Comentário enviado por hideoux em 28/06/2007 - 20:06h
Gostei muito do artigo...
Não sabia que o Debian tinha instalador gráfico...
Estou vindo para o Debian após muitos anos usando SuSE... então estou mal acostumado...
Então me diga...
quando não escolhemos a opção Ambiente desktop,
e queremos instalar o KDE, mas não todos os seus pacotes... como devemos fazer a escolha?
Se for utilizado "apt-get install kde",
não será instalado TODO o KDE, com todos os programas dele?