Nesse artigo irei mostrar como instalar o Ubuntu no pendrive para poder rodá-lo em qualquer máquina como Live CD e ainda deixar um espaço para poder continuar usando o seu pendrive para levar os seus arquivos do dia-a-dia.
Mas afinal, o que é esse "Arquivo Persistente"? É onde serão salvas as alterações feitas enquanto usa-se o sistema no pendrive. Se não existir, tudo o que foi feito será perdido assim que for desligado o computador.
Para criar o arquivo persistente, verifique o tamanho do espaço disponível na partição para poder criar um arquivo que não seja tão grande e nem tão pequeno, para não desperdiçar espaço.
[5] Comentário enviado por removido em 15/07/2010 - 18:54h
Pois é, mas pra quem quer continuar usando o seu pendrive pra carregar arquivos (doc,jpg,etc..) e quando vai plugar em máquinas com "ruindows", ao inves de mostrar só os arquivos necessários, aparece todos os arquivos do liveusb e é só deixar nas mãos de um inexperiente que pode apagar qualquer arquivo importante pra não funcionar mais o liveusb.
[7] Comentário enviado por L!N5X em 16/07/2010 - 00:13h
calma, calma cesarasilva, eu só quis deixar a dica para que outros usuários ñ atentos ou "preguiçosos" soube do recurso que já disponibilizado pelo sistema.
Eu mesmo tenho um pendrive criado pelo processo automatizado e não tenho problema em perder os dados contido nele, pois sei muito bem como fazer este processo.
[9] Comentário enviado por removido em 16/07/2010 - 11:49h
A amigo Deusdará,
obrigado por sua informação, já havia notado que o pendrive não era reconhecido (ou melhor, era reconhecido mas não formatava), achei que era defeito por ser "Made in Uruguaiana", aí pedi pro boy da empresa trocar pra mim, mas ainda não o recebi.
[11] Comentário enviado por removido em 16/07/2010 - 14:00h
cesarasilva,
já tentei pelo Gparted também, também no M$, pelo terminal e por aí vai, acho que deve ser defeito de importação "via paraguai". O outro que foi comprado por uma colega funcionou normal, mas só foi testado no WinXP.
[12] Comentário enviado por removido em 16/07/2010 - 15:32h
edps, faz o seguinte.
ao invés de criar uma partição de 64 GB, crie duas partição, uma de 800 MB somente pra instalar LiveUSB e outra de 63 GB ou o que tive restante para criar a partição persistente. Ai ao invés de criar o arquivo persistente, você vai criar a partição Ext3 ou Reiser com o Rótulo "casper-rw":
# mkfs.ext3 -L casper-rw /dev/sdx4 #a partição do LiveUSB você irá mudar pra 3ª partição mudando pra /dev/sdx3
[14] Comentário enviado por eulen em 19/07/2010 - 11:09h
Colegas aproveitando o tópico, gostaria de saber como carregar boot via usb num pc que não tem, na bios, esta opção de boot. Tenho um notebook Philco PHN 11053 que só me deixa a opção de boot via rede e pelo HD.
Há outra opção que não seja atualizar bios? Como devo proceder?
[15] Comentário enviado por andernet em 10/11/2011 - 18:04h
Boa tarde, sou um pouco leigo, gostaria de saber se o sistema vai funcionar como se estivesse instalado no HD, ou, semelhante quando rodamos o cd apenas para testar?
Obrigado.