Segui ao pé da letra as instruções do manual
sidux, que podem ser facilmente encontradas no
site do sidux, especificamente no link:
Primeiro reparticionei o pendrive de 16 GB com uma partição primária formatada em ext3 e depois outra partição estendida de 5.4 GB para dados, também em ext3.
Pendrives menores também podem ser perfeitamente usados. As capacidades de pendrive necessárias para as alternativas de instalação estão descritas também no Manual do sidux, conforme o link acima.
Feito isto as instruções para instalação são de simplesmente fazer uma instalação normal, como se fosse um HD mecânico.
Basta para isto, depois de inicializar pelo CD ou DVD-Live, clicar sobre o ícone sidux. Instaler na Área de Trabalho (Desktop) e depois deste aberto, na orelha referente a Particionamento, escolher o drive sdbx para que seja instalado o raiz (/).
No meu caso ficou como sdb1 (primeira partição primária e bootável) e a estendida sdb5. As outras partições automaticamente detectadas, tanto no pendrive como no HD, por padrão no sidux são montadas como mídia, permitindo o acesso irrestrito, sem que seja feita a formatação, portanto deixando os dados e outras instalações existentes intactos.
Abaixo as telas do processo de instalação:
A partição do raiz no pendrive foi reformatada.
A instalação completa foi feita em 14:49 minutos, o que é corriqueiro no sidux. Em instalações no HD, normalmente toma entre 7 a 8 minutos, pelo menos na minha experiência.
Para quem pretende também usar um "Canivete Suíço" destes pra sair de algum aperto, como muitas vezes já me ocorreu, sugiro ainda durante o processo de instalação a partir de mídia-live, fazer a configuração de rede, já que esta configuração vai ser passada para a instalação no pendrive.
No meu caso, como o crítico sempre é a possibilidade de acesso a wifi em viagens a trabalho, configurei facilmente a rede usando o Ceni (Menu K >> Internet >> Ceni), com ativação de DHCP, que é o primeiro item na configuração padrão.
Caso seja necessário usar IP fixo e outras parâmetros, inclusive a definições de tipo de conexão com encriptação, isto tudo pode ser feito também desde este ponto.
A configuração da conexão wifi no Ceni também é muito fácil, conforme a tela a seguir:
Infelizmente não me preocupei em salvar os "screenshots" reais para poder anexar ao artigo e ajudar a quem tiver o mesmo interesse. Os screenshots aqui apresentados são aqueles que estão disponíveis no manual do sidux. De qualquer maneira a instalação e configuração é simples e intuitiva.
Existem outras alternativas de instalação em pendrive que não cheguei a explorar, já que o meu objetivo era apenas preparar meu "Canivete Suíço". Estas alternativas também estão bem descritas no manual do sidux (
www.sidux.com.br).
Usei como mídia de instalação o DVD-Live do sidux Ouranos (2009-01), cujo kernel é o 2.6.28-5.slh, que já tem capacidade mais ampliada de reconhecimento de
placas wifi Atheros AR5007EG, como no caso do meu NoBo.
Link para download do sidux:
A opção pelo DVD-Live é porque vem mais completo, permitindo também a instalação em Português do Brasil desde a primeira vez, sem necessidade de reconfigurações posteriores como no caso do uso do CD-Live também disponível, porém mais enxuto.
Como comentei anteriormente, tive o cuidado de fazer a configuração do wifi ainda com o DVD-Live, sendo a mesma passada para a nova instalação no pendrive sem nenhuma necessidade de reconfiguração posterior.
Para quem usa NoBo destes modelos mais recentes, provavelmente será necessário também usar "cheatcodes" (Códigos de Boot ou Parâmetros de Inicialização), já desde a etapa de uso do DVD-Live, caso contrário a mídia provavelmente nem mesmo conseguirá completar a inicialização.
Usei no caso deste NoBo (Acer Aspire 5570z) os "cheatcodes":
irqpoll noapic noacpi
Isto é feito na tela inicial, bastando digitar estes parâmetros na linha de comando do kernel.
Optei pelo Gerenciador de Boot (Grub) instalado na partição raiz do pendrive ao invés de no MBR do HD, para ter mais flexibilidade.
Após a instalação, fiz a atualização da distro usando o script smxi que está bem descrito em um
post no sidux.com.br:
O smxi, na sua primeira utilização permite definir repositórios principal e alternativo, além de também caso seja desejado, fazer a "limpeza" dos locales salvando bastante espaço no HD ou pendrive como neste caso.
Durante a atualização é oferecida também a possibilidade de atualização do kernel para a versão mais atual, no caso de ontem, para o 2.6.30-0.slh.1-sidux-686.
No caso do meu NoBo, esta atualização não funcionou devido com certeza as particularidades e dificuldades inerentes a NoBos.
Ainda usando o smxi, fiz a instalação de vários aplicativos que são chaves para que tudo fique redondo e com a melhor aparência possível ao navegar na Internet e acessar Webmail como: Flash-player, Java6, Msttcore-fonts, Skype além de system-utilities e captive-to-ntfs-3g (para poder ler e escrever em ntfs).
Infelizmente não existe forma de traduzir do Inglês as mensagens e alternativas de escolha que aparecem no smxi, porém o Adm do sidux.com.br (Otto Sá) está trabalhando num tutorial detalhado para aplicação deste excelente script. Mesmo para quem não tem domínio total do Inglês o uso do smxi é relativamente simples, pois as alternativas de escolha são claras e com Inglês simples.
Além disto sempre se pode dar marcha a ré, sem instalar ou alterar nada no caso de dúvida.
Não contente com a impossibilidade de instalação de um kernel mais novo que aquele que veio no DVD-Live (2.6.28-5), parti usando novamente o script smxi, para a instalação do 2.6.29-4 que sabia funcionar perfeitamente, já que é o que tenho na instalação anterior no HD.
Entre as alternativas disponíveis optei pelo 2.6.29-4-liquorix, que está funcionando perfeitamente.