Aqui demonstrarei como ter um ambiente leve e ao mesmo tempo funcional. Ideal para computadores com uma capacidade de processamento já ultrapassada. Utilizarei uma combinação de duas bibliotecas gráficas (assim como o QT, GTK+, GTK2, etc) chamadas Efltk e Fox.
Tenho visto muitos usuários do sistema do pingüim usando window managers leves, como o Fluxbox ou o IceWM, achando que estão ganhando desempenho (até aqui realmente estão). Mas pergunte a ele qual é o gerenciador de arquivos que usa? Muitos dirão: Konqueror, Nautilus, dentre outros pesadões. Não faz sentido usar um WM leve, mas depender do KDE, que usa o Qt, pois o desempenho será o de um computador com o KDE rodando.
Vasculhei na internet e descobri como contornar esse problema sem que seja necessário apelar para WMs que dependem basicamente da linha de comando para serem configurados (alguém aí já tentou colocar um ícone no Desktop do Blanes?).
Para isso, usarei o Window Manager Equinox, que usa a Efltk (uma modificação da Fltk) e alguns aplicativos baseados em FOX, como um gerenciador de arquivos, uma calculadora e um editor de textos simples, além de um programa de captura de tela.
Ah, só por coincidência, o resultado final ficará bem parecido com o M$ Win98...
[3] Comentário enviado por fabio em 14/07/2006 - 09:25h
Ué, confesso que não encontrei calculadora com "U" no texto. O que tem é "calculator", que é o nome do programa em inglês. Todo artigo e dica, antes de ser publicado, passa por revisão ortográfica manual e em seguida por corretor ortográfico antes de ser publicado. É claro que sempre vai passar um errinho ou outro, mas tentamos reduzir a margem de erros ao máximo.
Ah, me indica em que página há o erro que corrijo.
[4] Comentário enviado por tenchi em 14/07/2006 - 09:40h
Ah, naum. O errro não foi no texto. Se você olhar bem na captura de tela, vai ver na janela chamada Icon properties, no campo Icon Name o erro em questão. Não, não se preocupe, o erro foi meu mesmo...
[6] Comentário enviado por teovictor em 14/07/2006 - 16:09h
A busca por desktops linux leves, amigáveis e funcionais pode aproveitar em parte a brecha deixada pelo fim do suporte oficial ao Windows 98. Boa iniciativa.
[10] Comentário enviado por tenchi em 15/07/2006 - 18:52h
Ah, na verdade acho q no caso do tar tanto faz usar um hifen ou não, pois o comando obrigatoramente exige um ou mais parâmetros. Eu sempre descompactei arquivos .tar.bz2 assim e nunca deu erro algum. O problema deve estar mesmo no programa tar. Na verdade o parâmetro essencial aí é o 'j', que é para o formato bz2.
[13] Comentário enviado por fabiobarby em 16/07/2006 - 21:29h
Comentário enviado por eei em 14/07/2006:
Não to conseguindo descompactar os pacotes
tar jxvf efltk-2.0.5.tar.bz2
Diz que não é comando válido, estou tentando instalar no debian sarge.
Abraços