Para iniciar este artigo iremos assumir que você já tenha uma instalação do
Debian, versão 9, ativa e operacional. Os comandos descritos a seguir serão usados assumindo também que você esteja utilizando uma conta de root ou com permissões equivalentes.
O primeiro passo é obter os arquivos de instalação do Java, este procedimento pode ser executado de duas formas:
1. Obter o arquivo diretamente no site:
2. Ou no terminal digitar os seguintes comandos
wget --no-check-certificate -c --header "Cookie: oraclelicense=accept-securebackup-cookie" http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk/11+28/55eed80b163941c8885ad9298e6d786a/jdk-11_linux-x64_bin.tar.gz
Após ter conseguido baixar os arquivos do JDK vamos proceder com a instalação.
Deste ponto em diante vamos assumir que estejamos no diretório /home/daro.
Digite os comandos na sequência abaixo:
1. cd /home/quati
2. tar -xvzf jdk-11_linux-x64_bin.tar.gz
3. mv jdk-11 /opt/jvm
4. cd /opt/jvm
5. mv jdk-11 jdk
6. ln -s /opt/jvm/jdk /opt/jvm/java-oracle
Na linha um estamos deslocando para o diretório em que estão os arquivos do Java.
Na linha dois estamos descompactando o arquivo obtido.
Na linha três estamos movendo a pasta descompactada para o diretório /opt/jvm. É importante destacar que a pasta jvm não existe no diretório /opt, mas o comando mv irá cria-la e então mover a pasta do Java.
Na linha quatro estamos acessando o diretório /opt/jvm.
Na linha cinco estamos usando o comando mv para renomear a pasta descompactada para o nome jre. A tecnologia Java possui o ambiente de execução, o JRE, e o ambiente de desenvolvimento, o JDK. Quando instalamos o ambiente de desenvolvimento não há necessidade de instalar o de execução, pois o ambiente de desenvolvimento inclui o ambiente de execução.
Na linha seis estamos criando um link simbólico para referenciar a pasta do jdk, isto possibilita facilidade em procedimentos de atualização, sem ter de alterar os arquivos de configuração em outras partes do sistema.
Com isto finalizamos os procedimentos da instalação offline, porém, é preciso configurar as variáveis de ambiente para que o java seja reconhecido pelo sistema operacional e esteja funcional.