Quem já utilizou o MRTG em larga escala sabe que há degradação de performance quando monitoramos muitos equipamentos. Neste artigo veremos como aliar o MRTG ao RRDTool, outra poderosa ferramenta para monitoração de tráfego, que reduz sensivelmente a carga gerada pela monitoração.
Com o MRTG é possível realizar a monitoração de qualquer equipamento que ofereça suporte ao protocolo SNMP. Aliado ao RRDTool, ganhamos mais performance e flexibilidade na ferramenta.
Mais uma vez, lembro que este artigo, assim como o anterior, manteve foco na monitoração de equipamentos de rede.
A documentação do MRTG e do RRDTool estão nos sites oficiais:
Agradeço ao Fábio e ao AGK, cujas contribuições ao artigo anterior enriqueceram esta segunda versão (e meu conhecimento); ao Vicente Sloboda, mantenedor da lista de discussão MRTG-BR; ao Aurélio Marinho Jargas, que me ajudou a desenvolver scripts com muito mais qualidade (e legibilidade), e à comunidade VOL, que contribui com o trabalho de divulgação do Software Livre.
[3] Comentário enviado por fecuba em 18/09/2007 - 23:00h
Olá segui o passo-a-passo porém não esta mostrando o gráfico. quando as imagens não estão aparecendo, porém quando clico no link aparece o erro abaixo:
Error: RRDs::graph failed, opening '/var/www/mrtg/10.7.127.227_4.rrd': No such file or directory
[5] Comentário enviado por mlgrassi em 02/07/2010 - 10:31h
Olá eu tenho uma dúvida. Na empresa em que trabalho, utilizamos um software que se baseia no RRDtools. Mas ele é um pouco mais sofisticado sendo que não são necessárias tantas configurações manuais. O nome dele é Munin e monitora da mesma maneira que o RRDtools.
Mas ele tem 2 desvantagens que o RRDtools também tem e desejo saber a solução para estes problemas.
1)O que ocorre: ambos RRDtools e Munin, monitoram o sistema e atualizam de 5 em 5 minutos certo ? Este é o primeiro problema: quero reduzir este tempo para 1 minuto.
2) No momento em que a máquina que está sendo monitorada é desligada, e suponhamos que ela fique 1 dia desligada, ao ligá-la novamente, quando iremos verificar o gráfico do Munin ou RRDtools, será exibida uma "brecha" em branco no gráfico que representa o tempo que a máquina ficou desligada. Eu desejo eliminar esta brecha dos gráficos porque no momento de analisar um gráfico de 1 mês por exemplo, as brechas atrapalham o diagnóstico total, impedindo uma visualização mais precisa do desempenho do sistema. Como corrigir isso? Alguém daqui ou o autor do artigo saberia responder?