Esse tutorial tem a finalidade de mostrar passo-a-passo a instalação do
Xubuntu, uma distribuição
Linux baseada no
Ubuntu, mas que usa o
XFCE ao invés do Gnome, usado pelo Ubuntu.
O uso do Xubuntu faz com que ele seja mais leve, podendo ser usado em máquinas mais antigas ou por aqueles que gostam do XFCE. O download pode ser feito no site oficial, na
página de downloads.
Depois de efetuado o download, grave com o programa de gravação de sua escolha selecionando a opção "Gravar imagem ISO" ou "Gravar imagem de CD/DVD".
Um tutorial rápido de como fazer isso você
encontra aqui. Uma vez com o CD em mãos, vamos à instalação!
Instalação do Xubuntu
Selecione no SETUP da BIOS de sua placa-mãe para que o computador inicie pelo CD/DVD. Maiores informações a respeito dessas configurações podem ser obtidas no manual da placa-mãe, disponível no site do fabricante. Feito isso, coloque o CD do Xubuntu no drive e reinicie o computador.
Quando aparecer essa janela, use as setas do teclado para selecionar o idioma Português do Brasil. Pressione "ENTER".
Nesta janela, selecione a segunda opção "Instalar Xubuntu" e pressione "ENTER". A primeira opção roda o
Xubuntu sem instalar no computador e é útil para conhecer o sistema, mas como a nossa intenção é instalar o sistema, partimos para a segunda opção. Aguarde enquanto o sistema de instalação é carregado.
Nesta tela, apenas confirmamos o idioma e avançamos para a próxima janela.
Selecionamos o fuso horário e avançamos.
Configure o teclado, teste-o e avance.
Na próxima janela vem a configuração do HD. É uma parte delicada do processo de instalação. Se você não providenciou ainda uma cópia de segurança dos seus dados, interrompa a instalação e faça já um backup dos seus arquivos. Não nos responsabilizamos por eventual perda de arquivos. Se você já fez sua cópia de segurança, continuamos a instalação.
O HD usado neste tutorial tem apenas 4GB, previamente particionado com o gparted, mas os passos para particionamento são os mesmos, bastando apenas verificar os tamanhos que deseja deixar em cada partição. Selecione a segunda opção na janela a seguir. Avance.
Em nosso exemplo, o HD está dividido em três partes. A primeira está em NTFS, onde está instalado o Windows. A segunda é onde instalaremos o Xubuntu (formatado em EXT4) e a terceira é a SWAP, que será usada quando a memória RAM se esgotar. Selecione a segunda partição e clique em "Editar partição".
Configure como aparece na imagem abaixo e clique em Ok.
Repita o procedimento agora com a terceira partição. Confirme com Ok.
Verifique as configurações e avance.
Escolha um nome de usuário e uma senha. Avance.
Aqui temos um resumo das configurações. Caso queira desistir da instalação, cancele-a agora. Uma vez iniciada a instalação, ela não poderá ser interrompida. Se quiser continuar, clique em "Instalar".
Agora aguarde o processo de instalação. Recomendo ligar todos os periféricos (impressora, webcam, scanner, modem adsl) para que ele tente instalar e configurar esses dispositivos.
Quando terminar a instalação, o sistema pedirá que você retire o CD de instalação e pressione "ENTER" para reiniciar. Se você tiver o Windows instalado, a tela do
GRUB durante a instalação solicitará qual dos dois sistemas você deseja iniciar. Basta escolher um deles e clicar em "ENTER". O Xubuntu é a opção padrão e é o sistema que vai iniciar depois de 8 segundos caso nenhum sistema seja selecionado. Após isso, o sistema já estará pronto para uso.