Introdução
O
JMeter, é uma ferramenta utilizada para testes de carga (Load Test) nos principais serviços de rede, como: HTTP, FTP, LDAP, SMTP e outros.
Esta ferramenta é parte do projeto Jakarta da
Apache Software Foundation. Sendo assim, é importante mensurar quanto um serviço de rede pode suportar; obtendo valores como quantidade de conexões simultâneas suportadas, tempo de reposta e disponibilidade, por exemplo.
JMeter é flexível, simples de usar (não precisa de conhecimentos de programação para realizar os testes básicos), funciona através de uma interface gráfica ou linha de comando.
De acordo com a
Wikipédia, para a realização de testes, o JMeter disponibiliza diversos tipos de requisições e assertions (validam o resultado dessas requisições), além de controladores lógicos, como loops (ciclos) e controles condicionais para serem utilizados na construção de planos de teste.
Além disso, ele disponibiliza um controle de threads (usuários virtuais), chamado Thread Group, no qual é possível configurar o número de threads, a quantidade de vezes que cada thread será executada e o intervalo entre cada execução, que ajuda a realizar os testes de stress.
E, por fim, existem diversos listeners que, se baseando nos resultados das requisições ou dos assertions, podem ser usados para gerar gráficos e tabelas.
1.
Thread Group - este é ponto de começo, todos os outros elementos do Test Plan devem estar sob este.
2.
Controllers - estes são divididos em dois grupos:
- Samplers - são controladores pré-definidos para requisições especificas (HTTP, FTP, LDAP e outros).
- Logic Controllers - são controladores mais genéricos. Podendo ser customizada com a inserção de outros controllers, configuration elements, assertions, etc.
3.
Listeners - estes são os elementos que fornecem acesso as informações obtidas pelo JMeter durante os testes.
4.
Timers - por padrão, o JMeter faz requisições sem pausas entre elas. Os timers são utilizados para incluir pausas entre as requisições.
Pré-requisitos
O JMeter é desenvolvido na linguagem de programação
Java e, portanto, necessita que esta esteja instalada na sua máquina. A versão do JMeter, na data deste artigo (versão 2.10), é totalmente compatível com a especificação 1.6 e superior do Java.
Baixando o JMeter
Na data de criação deste artigo, a versão mais recente é a 2.10, que pode ser baixada gratuitamente através desse link:
Ou baixar a versão 2.10, diretamente executando o comando:
cd Downloads
$ wget http://ftp.unicamp.br/pub/apache//jmeter/binaries/apache-jmeter-2.10.tgz
Instalando e executando o JMeter
Depois de baixada a ferramenta, descompacte-a usando o comando abaixo:
tar -zxvf apache-jmeter-2.10.tgz
O arquivo compactado gerará a pasta
apache-jmeter-2.10. Acesse o diretório
bin contido nela e execute script
jmeter.sh (ele invoca o arquivo
.jar):
cd apache-jmeter-2.10/bin
$ sh jmeter.sh