Windows a $3,00? Não posso ficar de braços cruzados. Disponibilizo neste documento uma receita de bolo para os educadores utilizarem Software Livre no ensino de forma eficaz e sem custos de licenças. No meu ponto de vista, tão importante quanto o OLPC (ou talvez mais), são os aplicativos educacionais que serão utilizados neste projeto.
O GCompris é conjunto de aplicativos interdisciplinares que pode ser utilizado nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia.
Indicado para a Educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental, o programa apresenta inúmeras possibilidades, desde jogos de entretenimento até exercícios matemáticos. Trabalha também a coordenação motora e exercícios de lógica e raciocínio. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas, ao todo, são mais de 60:
descoberta do computador: teclado, mouse, os movimentos do mouse, ...
matemáticas: revisão das mesas, recenseamento, as mesas à dupla entrada, simetria, ...
ciências: a comporta, o ciclo da água, o submarino, ...
geografia: colocar os países sobre um mapa
jogos: quebra cabeça, xadrez, memória, ...
leitura: exercício de treino à leitura
outros: leitura da hora, pinturas famosas sob a forma de puzzle, desenho vetorial, ...
Por possuir inúmeras possibilidades, as crianças, muitas vezes, ficam querendo ver todos os jogos sem se fixar em nenhum. É preciso orientá-las para quais atividades devem fazer, se o professor tiver o intuito de explorar algum conteúdo.
Pronto! Nesta etapa o Gcompris foi instalado com sucesso em seu sistema Gnu/Linux, agora apresentarei logo abaixo alguns módulos educacionais.
Ao executar o programa, na tela inicial, podemos escolher a modalidade a ser aplicada.
Existem diversas atividades de memória (sonora, visual e espacial). Abaixo algumas telas dos principais módulos.
A modalidade que mais atraiu a minha atenção foi a de memorização espacial, onde a criança visualizar um mapa 2D (labirinto) e logo após deve navegar no labirinto em 3D para encontrar a saída.
Encontramos diversos jogos como Xadrez no módulo para desenvolvimento do raciocínio.
A próxima modalidade a ser apresentada é a modalidade de leitura. Nesta etapa encontramos excelentes exercícios nos módulos que trabalham a dinâmica de leitura.
A modalidade de exatas proporciona diversos jogos para exercitar os operadores matemáticos.
Existem alguns jogos para desenvolver a habilidade com o mouse e o teclado.
Já os módulos voltados para experiências e quebra-cabeça, fecham com chave de ouro o menu principal do projeto.
Este documento possui muitas figuras ilustrativas e um texto bem resumido. Pois o principal objetivo é passar a qualidade do material kdeedu e gcompris. Sendo assim maiores detalhes podem serem obtidos nas páginas dos respectivos projetos.
[3] Comentário enviado por removido em 30/04/2007 - 13:27h
Muito bom apresentar isso. Sou aluno do 2o ano do ensino médio e digo que o pacote do KDE-Edu é excelente. Uso o kalzium, kmplot e o kig - são utilíssimos...
Acho que merece destaque a distribuição Edubuntu também - um Ubuntu adaptado para necessidades de educadores (não testei, apenas ouvi falar) http://www.edubuntu.org/
[4] Comentário enviado por paulo.neto em 30/04/2007 - 21:37h
Ótimo. Mas, sou contra a idéia de querer impor algo que é livre.
O Linux é baseado em 4 liberdades.
Não sou a favor de nenhuma plataforma me dou bem em diversas. Mas sempre que algo é imposto... A história tem vários exemplos.
[5] Comentário enviado por morvan em 01/05/2007 - 02:28h
Mais uma vez, parabéns pelas sempre prestimosas contribuições, Cabelo.
Só à guisa de reforço, gostaria de dar um pequeno depoimento: sou professor de idosos no P.A.I., Programa de Apoio Integral ao Aposentado (Ceará); apresentei o Linux a eles, aposentados do Estado. Mostrei-lhes o Compiz (ficaram embasbacados!); quando lhes apresentei o Kalziam e o Estrelas precisei de "cola maluca", pois havia vários queixos caídos. A pergunta mais comum era: como instalar aqueles sw's para seus filhos / netos??? Tive que dizer-lhes o que era sw livre e porque aqueles recursos só havia com S. L., o que fiz, com prazer. Conclusão: com o que o Linux ostenta hoje, estamos super bem-servidos! Falta só divulgar. Os três dólares dos sw's da MS são o corolário do golpe no baço, acusado ostensivamente por eles.
[6] Comentário enviado por tenchi em 02/05/2007 - 18:26h
KKKKKKKKK.... já fiquei tardes inteiras jogando no forca do KDE.....
Ah, e tem um outro programa, também muito legal, que não é só educativo. Ele pode ser usado também na educação (astronomia), como por qualquer amante das estrelas (planetas, luas, e toda essa parafernália da astronomia rsrs). É o Celestia.
Uma pergunta. Eu já venho acompanhando há algum tempo no br-linux e no meiobit (este último, pra quem não sabe, é o lar dos windows-xiitas e odiadores do software livre) sobre o OLPC e essa história do super e ilimitado windows de 3 dolares.
É certo que o laptop vai usar windows, ou essa história toda é só pq o pessoal do projeto disse que a oferta da M$ não foi ruim?
O fato é que os desenvolvedores já fizeram um ótimo trabalho até agora, com o OLPC. Não acho que tanto trabalho seria jogado fora assim de uma hora para outra. Há muito mais coisa em jogo do que dinheiro nisso tudo. Há empresas grandes envolvidas também (a RH é uma delas).
Ah, e como sempre, o artigo está sensacional. Não precisa nem falar q eh nota 10. né?
Ah, e isso tudo é só mais um ato de filantropia do Tio Bill. Vocês aí que desconfiam de qualquer bondade e caridade que ele faça... Façam-me o favor.... hauhauhauhauhau ;-)
[7] Comentário enviado por thelinux em 02/05/2007 - 23:46h
Olhando agora com calma teu artigo muito interessante.
Já estou baixando os pacotes .rpm para meu distro, pois quero usar com meu filho. Sinceramente, parabéns.
[8] Comentário enviado por melhorart em 03/05/2007 - 02:48h
Voces querem conhecer o OLPC - (https://twiki.softwarelivre.org/bin/view/OLPC) vale a pena! Duvido que metam windows ali...
Quanto ao SL, defendo por questão de coerencia educativa! Pirataria é crime!
Muito bom artigo amigo! se quizer trocar ideias, uso edubuntu e estou aprendendo na unha! (http://www.melhorart.com)
[12] Comentário enviado por prometeus7 em 06/05/2007 - 12:05h
Acabei de liberar um live cd com muitos desses programas educativos mencionados com todos languages packs do kde e suporte a escrita em muitas linguas + fluxbox e enlightenment 17,pra quem quiser testar