Bem, com esse artigo espero elucidar e contribuir para a emancipação (cada vez mais) do Linux.
Não gosto muito de dar voltas e irei direto ao assunto. Muitos falam na internet sobre as certificações da LPI, mas poucos são os que realmente são certificados por ela. Para terem uma "breve" ideia, até antes da "virada" (chamo assim até a data da renovação dos exames), os números no site da LPI apontavam para uma estatística de exames realizados, tanto LPIC-1 como LPIC-2, descrevendo que de 65 mil exames feitos, apenas 18 mil haviam tido sucesso.
Meu Deus! Vos confesso que não foi uma boa idéia fuçar na página deles e ver isso, porque qualquer um que ainda sonhava se certificar ficará meio assustado. Contudo, força de vontade e PRÁTICA, muita PRÁTICA fazem uma diferença enorme com os exames.
Os exames são todos por múltipla escolha e, "claro", aparecem montes de perguntas chaves como "fill the blank", preencher aquele espaço vazio com o comando x ou y.
A LPI, ao contrário da RedHat, vai ao detalhe, ou seja, por exemplo, para além de estares familiarizado com o BIND, por exemplo, tens de estar preparado para responder o que significa a linha que eles colocarem para ti no exame, ou o que essa linha faz se estivesse no BIND dentro de um servidor em produção.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nos exames LPI não existem, repito: NÃO EXISTEM "trick questions". É tudo baseado em lógica, no que existe e naquilo que o aluno DEVE saber. Por isso é importante, nos manuais de preparação, ler os objetivos do capítulo, porque vos garanto que eles vão perguntar.
A primeira vez que mamei no 102 foi somente porque errei TODAS as perguntas sobre "documentation", ou seja, o famoso "man"! Isso porque julguei eu (pobre coitado) que não fosse "importante" saber em que seção do manual falam sobre System Calls ou mesmo System Administration... Você sabe? - Responde agora...! ... Nah! Você demorou muito a pesquisar no Google. :-P
Pois é meus amigos, eu somente estudei um livro, o LPI Linux Certification In a Nutshell da O'Reilly, 2ª Edição.
O caricato é que eu, quando estudei por ele, percebi que havia uma linha bem clara que dizia: "Tradução: devido a crescente onda de distribuições Linux, a LPI lhe fornece os ensinamentos tanto para RPM - Redhat Package Management e Debian Package Management. Dessa forma, no ato do exame, o aluno poderá escolher em qual distribuição ser avaliado...".
MENTIRA! :-P
Você tem de conhecer gestão de pacotes dos dois, senão estás ferrado.
[1] Comentário enviado por pink em 08/08/2009 - 20:54h
Amei seu artigo, parabéns!!!!
Bom a anos sou amiga do man e da info rsrsrs... pretendo fazer a LPI 101 este ano (certeza)..... não sei se estou preparada para a certificação, mas leio bastante como por exemplo a Certificação Linux de Uirá Ribeiro (MSN: uira@pib.com.br - Simulado: http://www.certificacaolinux.com.br/simulado.htm).... e claro que não fico somente em livros, a Internet tem tudo a oferecer como por exemplo o Foca Linux e o mais importante o Linux que está instalado em meu computador... é essencial ter o sistema, acredito que a melhor forma de aprendizado é fuçar... e testando os comandos no console....
Enfim, gostei da sua explanação e pensamento da LPI....
Bom se vou passar na certificação eu não sei.... mas só fazendo pra saber....
Fique com Deus, bjo
[2] Comentário enviado por agnaldo15 em 09/08/2009 - 09:55h
Cara gostei do seu artigo, mas achei ele meio que muito punk pra quem tah querendo tirar certificação.
Oras bolas, eu sou certificado LPIC-1, e sinceramente não achei a prova tão dificil assim, é claro que você precisa realmente comer os livros e tudo mais, mas o bom dá prova é que ela num tem nenhum texto enorme que você precisa decifrar, e o seu artigo dá esta sensação, pra quem está pensando em prestar a prova. Eu acredito que você focar em uma prova por vez tem uma maior chance de conseguir passar com uma maior nota, até quero comprimentar você, por ter passado com uma nota tão alta, eu estudei pakas e a nota maior que tirei até agora foi 660 pontos na 102, agora estou estudando pra LPI-2.
A diferença que eu vejo entre as certificações Red Hat e LPI, é que as certificações red hat são focado em administradores que já são administradores, se já ver pelo altissimo valor que custam a prova cerca de $1500 dolares. E a LPI já é mais em conta, então eu acredito que pra quem está começando no mundo Open Source precisa pelo menos uma noção, precisa tirar uma certificação.
Quero agradecer aqui pelo seu artigo muito bem elaborado, porém deixei o meu comentário.
Vlew...
E quem está estudando pra prova, boa sorte a prova é muito legal, e não é tão dificil assim não... :P Alias linux não é dificil é apenas uma linguagem diferente...heuehu
[3] Comentário enviado por fredcrs em 09/08/2009 - 11:10h
Bom artigo, fiquei encucado com a estatistica dos aprovados...
Pois sem nenhum material de apoio, apenas na internet, em varios sites, estudei e me preparei, e achei facil a prova 101 no qual fiz uma media de 88%.
Como foi dito não existe Trick questions, e não tem mto o que errar....
Agora me preparo para a prova 102.
A certificação vale muito a pena, pra mim que passei apenas na 101 ja apareceu oportunidades entre o pessoal que me conhece.
[4] Comentário enviado por giovannikenpachi em 09/08/2009 - 11:45h
Muito boa suas dicas. Há tempos que queria fazer a certificação linux, mas o tempo é meu inimigo, faculdade trabalho e tal.
Achei seu texto muito claro e divertido parabéns.
Gostei da parte que fala das pessoas que não tem certificação mas que são feras. Conheço gente assim e modestia a parte eu não fico para trás, mas a certifição pode abrir muitas portas e é importante que todo profissional tenha uma. O mercado hoje vive de diplomas e certificações, as diferenças salariais são gritantes.
Infelizmente nem todos tem a oportunidade de fazer uma certificação.
[6] Comentário enviado por underage em 09/08/2009 - 16:01h
Pink => Oi Pink, grato pelo comment, bem se vai passar ou não depende apenas do teu nível de "fuçamento" rsrsrs olha é uma grande ideia ir testando já os comandos, e deixa-me te dizer que se tivesse descoberto o VOL antes da certificação não teria tido tantas dificuldades aqui tem matérias sobre todos os temas basicamente. Desejo boa sorte na prova e estou a inteira disposição para partilhar "info" :-) contigo e o resto do pessoal.
Agnaldo15 => Oi AG!! Olha a parte da "decifiração" de texto é na prova do 202 que foca a fundo os serviços, te garanto que quando fizeres vão te listar o BIND, uma boa parte do arquivo de configuração do Apache e do Postfix ( isso é tiro na certa). Obrigado pelo complement do valor da nota. Quanto a Redhat vs LPIC, olha não é bem assim porque existe o RHCT - Redhat Certified Technician que eu adoro igualar ao exame 101 so para provocar discussão com os meus colegas que são RHCT ahahhaha por isso não é "apenas" para Administradores, o RHCE sim é "dedicado" a Admins. Brother, sua opinião vale ouro aqui no VOL manda sempre e a vontade.
Fredcrs =>PARABÉNS Brooooo. Não esquece de passar o know how aos irmãos aqui do VOL para melhor se prepararem e se inspirarem no sucesso ( que sabemos que terás ) no 102.
giovannikenpachi => Pois é bro, por vezes acontece isso, o pessoal não ter possibilidade. Mas fica atento a página de anúncios do VOL vou bombar algo para a turma. ;-)
xerxeslins => Valeu o comment bro. Pretendo continuar escrevendo dessa forma e com linguagem terra a terra para que não haja dúvidas após ler a cena.
[7] Comentário enviado por linuxlive em 10/08/2009 - 08:22h
Cara, muito bom seu Artigo, gostei.
Infelizmente fui um dos que reprovaram na LPI 101, 102. Em uma atingi 490 Pontos e na outra 485, foi por pouco.
Agora estou me preparando novamente para nova versao da prova, ja comprei livros que abordam o novo conteudo, e achei muito bom o
livro da Linux magazine, indico a todos.
Seria legal se voce conseguisse escrever um artigo explicando as mudanças que tiveram de uma versão para outra, para o pessoal que
fez a primeira prova, ver o que realmente foi alterado.
[8] Comentário enviado por underage em 10/08/2009 - 08:38h
Cara ainda bem que você não decepcionou com essa bolada aí do 101 e 102. Te prepara que dessa é que vai, a gente no VOL te segura. É uma boa ideia vou escrever o que realmente mudou de um para o outro.
[9] Comentário enviado por underage em 10/08/2009 - 08:43h
Ah! linuxlive, esqueci de te dizer que nos exames é importante após uma reprovação dar uma verificada no detalhe de prova que imprimem para você saber exactamente onde falhou mais percebe.
Tipo as pontuações variam, você pode errar relacionar um programa com o daemon correcto na 102 e doer pouco, mas essa mesma pergunta pode te fazer falhar no 202 pois ali já não se "admite" que cometas essas falhas percebes. Tipo há cenas vitais tens MESMO de saber mas há outras que até eles sabem que so com prática em ambiente corporativo, etc, etc...
[13] Comentário enviado por underage em 10/08/2009 - 11:15h
Gelson => Olha boa sorte, já deu para ver que declaraste guerra ( se a Patroa já está reclamando ) quer dizer que é a sério mesmo. Bem estou a te enviar um link ( tens de perceber inglês )
[19] Comentário enviado por underage em 12/08/2009 - 02:55h
Ramos => Grato Ramos. Então quando é que vens partilhar experiência com a malta sobre o teu sucesso no 101 - 102 hein... força brother.
lilian.vitoria => rsrsrsrs é isso aí Lilian, força e determinação, não desista ( imagine quantas vezes caiste até conseguires andar normalmente enquanto criança ) os simulados não indicam muita coisa porque no dia da prova pode sair exactamente n.a.d.a que lá estiver, agarra-te aos conceitos das coisas que não terás problemas. Evita memorizar perguntas, se souberes o conceito chegas la. Parabéns pelo esforço.
feliperossi => Oi Felipe, grato pelo comment, a pontuação mínima é de 500 ( árduos ) pontos, já vi amigos reprovarem com 490... segue o conselho que dei a Lilian. Abraços.
[20] Comentário enviado por tatototino em 12/08/2009 - 14:05h
Sou certificado LPI-1 e 2 e nao achei os exames dificeis muito pelo contrario sao até facéis.
A LPI-1 qualquer um que pega um livro de linux e decorar passa nela.
Já a LPI-2 é muito mais díficil, tem que saber Linux mesmo.
Vou fazer a LPI-3 (core - 301) o proximo mes que pelo que vi é fácil só cai OpenLdap (assunto especifico).
[21] Comentário enviado por underage em 12/08/2009 - 14:53h
Tatototino => Nossaaaaa cara cê também é LPIC-2 quando foi que cê fez?! Parabéns bro. Olha cada um tem a sua percepção de exames, mas eu não concordo contigo. Porque "decoradores" existem em todas as certificações e claro se você for bom de decorar claro que faz todos os tracks da LPI | CISCO | REDHAT e por aí afora. Se você parar para olhar nos números de reprovações nos exames 101 - 102 verá que não é gente burra que falha, são pessoas esforçadas e que se dedicam, e logo após um falhanço redobram cada vez mais com os estudos, afinal todos aprendemos com os erros. Porque "decorar" para as pessoas falarem olhaaaaaaaaaaa ele é LPIC-2 e não conseguir instalar um programa com a extensão .bin por favor... pega no certificado e faz uma churrascada la em casa e convida a malta do VOL. Se você é quem diz ser ajuda a tornar o pessoal aqui do VOL todo certificado contribuindo com a sua experiência bem sucedida. Ah! E mais, não vem me falar que "yá ja dei uma checkada e é fácil" porque os caras da LPI não são idiotas muito menos os que tentaram e ainda tentam o LPIC-1... grato peli comment manda sempre, estamos aqui para contribuir.
[22] Comentário enviado por tatototino em 14/08/2009 - 14:19h
Irei contar um pouco sobre minha experiencia com as LPI.
Ano passado realizei meu primeiro exame da LPI (101) e apesar do exame ser facil para mim caiu muitas coisas chatas e comandos que administradores dificilmente usam como split, e outros comando para espedacar um arquivo e outro comando para juntar.Tambem caiu comando do vi como o que faz set -o vi e comandos de bash (! #2) fora os comando basicos de permissoes e gerenciamento de arquivos e diretorios.
ahhh! caiu tambem perguntas teoricas como o que 'e LFS e etc.
A 102 gabaritei quase atingindo 100% da prova, quase metade da prova caiu comandos de modulo depmod, insmod, modprobe e seus arquivos de inicializacao e comando de HD (mkfs fsck mount fstab).
Na 201 foi o exame mais dificil para mim, porque cai quase tudo de Linux entao ACHO quem nao tem experiencia com Linux costuman reprovar neste exame.No meu exame caiu perguntas quase todas dos arquivos /etc e comandos, tambem caiu muito de samba,nfs.
A 202 caiu muitas perguntas de ssh,procmail,postfix, sendmail, nfs, samba,apache e gerenciamento de problemas como perguntas de recuperar grub e lilo e de fsck.Alem de problemas de inicializacao como problemas no /root, rdev, kernel e etc.
Ahh, as de samba, nfs, ssh, postfix caiu perguntas basicas que nao exigem muito conhecimento por exemplo "qual a opcao do apache que define o formato do log" mas na hora do exame voce pensa a opcao e Custolog,CustomLog, customlog.
[24] Comentário enviado por agnaldo15 em 09/11/2009 - 15:16h
Apartir do dia 7 de Dezembro o Certificação Linux LPI vai promover o treinamento a distância Linux LPI
Iniciantes no universo do GNU/Linux e/ou Software Livre e a todos que desejam começar os estudos nessa área adquirindo conhecimento e a oportunidade de aprofundar os estudos para obter a certificação LPI.
Também, para aqueles que já tenham utilizado ou utilizam um sistema Linux, mas só executam procedimentos automatizados ou tarefas pré-determinadas e querem aperfeiçoar seus métodos de trabalho. Possibilita a evolução de operador para administrador, ou ainda quem deseja organizar e pontencializar seu conhecimento prévio.
[25] Comentário enviado por lr.gamito em 30/11/2009 - 19:22h
Gostei muito do Artigo, eu pretendo tirar a LPIC-1 no começo do ano,jaestou estudando o livro da O'Reilly desde Outubro, realmente eu tbm fiquei um pouco assustado com a estatistica da LPI para o exame, mas seja o for...
[26] Comentário enviado por celox em 02/09/2015 - 21:38h
A considerar a data, vou relevar o comentário de que alguém "riria com a prova da lpic-2". estou aprovado na 201 e reprovei na 202 recentemente, com 470 pontos. A lpic 2 hoje, 2015, é muito mais puxada que a lpic 1, não se compara.