Vamos agora criar um primeiro exemplo. Como no mundo da programação, começaremos com o velho "Olá mundo". Aqui você pode usar o editor de sua preferência, no meu caso o vim. Vamos colocar o exemplo e depois explicar passo a passo o que acontece.
Este primeiro exemplo muito simples mostra as duas partes principais de um arquivo em latex (desculpem, mas daqui em frente escreverei LaTeX como latex, o que é errado). O preâmbulo, que nesse caso se resume a primeira linha, e o corpo, que é tudo que fica entre o \begin{document} e \end{document}.
A primeira linha do arquivo deve ser sempre com o comando \documentclass. o qual informa qual a forma do documento, o tamanho da fonte padrão, o tipo de papel entre outras coisas.
Principais tipos de papel: a4paper, letterpaper, legalpaper;
Tamanhos de fontes padrões: 10pt, 11pt, 12pt;
Principais estilos de documentos: article, report, book e letter
Os nomes desses são auto-explicativos.
Os arquivos fontes do latex devem ter a extensão .tex. Por exemplo, esse que criamos acima vamos salvar como exemplo1.tex.
Para compilar este arquivo executamos o comando:
$ latex exemplo1.tex
e esse vai gerar o arquivo exemplo1.dvi. Para visualizar esse arquivo vamos usar o xdvi da seguinte maneira:
[1] Comentário enviado por grooman em 12/06/2006 - 05:19h
Não querendo descurar o artigo que fizeste, LateX é um sistema de processamento de texto, não um editor, como diz o título. Editor é o Kile.
Uso LaTeX há alguns anos (no meu curso Universitário é usado para fazer relatórios) e recomendo a conhecida "Uma não tão pequena introdução ao LaTeX2", traduzido do original alemão por um professor meu.
É só sacar o "ptlshort.pdf" para o livro referido ou ainda a "presentation.pdf" que é um resumo ainda maior (apresentação que o professor fez ao alunos sobre o LaTeX2).
[2] Comentário enviado por pacman em 12/06/2006 - 12:02h
Poderia mostrar exemplos mais simples, na minha opinião, e variar um pouco. Apesar de mostrar como fazer um documento estupendo, cheio de formulas matematicas, é interessante mostrar como fazer uma tabela, incluir uma figura. Outra coisa é frizar que o dvi pode ser transformado em postscript ou pdf usando os comandos adequados. Poderia ser um bom artigo.
[6] Comentário enviado por removido em 25/08/2009 - 20:05h
glp40hs talvez vc precise usar \usepackage[utf-8]{inputenc} pois por exemplo no MAC que praticamente todos os editores são utf-8 usar o latin1 causa um sumiço nos acentos. Pode ser seu caso, verifique se o editor que você está usando grava em uft-8 ou iso-8859-1