Neste artigo vou mostrar como instalar o layer 7 e compilar o kernel no Conectiva 10 é a maior moleza, apesar da falta de textos com layer7 sobre esta distro. Criei este artigo minuciosamente explicado, mas também desenvolvi um script que faz todo o trabalho automaticamente (pra quem não quer meter a mão na massa).
Compilando os módulos e criando os scripts de inicialização
Vamos então à compilação dos módulos:
# cd /usr/src/linux
# make modules && make modules_install
Aproveite e vá tomar um café, porque estas opções são demoradas. Dependendo da máquina podem levar horas para serem concluídas. Após a compilação dos módulos, retorne na pasta /lib/modules/ e volte o nome original da pasta dos módulos do kernel que você renomeou (lembra?).
O pior já passou, acredite! Se até aqui não deu nenhum erro parabéns! Agora vamos criar uma imagem de inicialização baseada no novo kernel.
# cd /boot
# mkinitrd initrd-bzImage 2.6.11-72032U10_23cl
Configurando o lilo.conf
Surgirá um novo arquivo como nome initrd-bzImage. Esta é a sua imagem de inicialização para o novo kernel. Agora você deve informar ao seu gerenciador de boot onde está o novo kernel. Neste exemplo usei o lilo. Acrescente ao final do arquivo /etc/lilo.conf as seguintes linhas:
OBS.: Lembre que se você escolheu outro nome senão o bzImage, ele deve ser informado em todas as linhas de código até aqui.
image=/boot/bzImage
root=/dev/hda2 # (ou o mesmo do kernel velho)
label=Kernel-Novo
initrd=/boot/initrd-bzImage
read-only
Com as configurações atuais você poderá trabalhar com dois kernels. Absolutamente nada do seu kernel antigo foi perdido e a opção de escolher entre um e outro ajuda bastante caso algo tenha saído errado. Se quiser tornar o novo kernel como padrão na inicialização, acrescente a seguinte linha no seu lilo, caso ela já não exista:
default=Kernel-Novo
Depois de salvar e fechar este arquivo digite o comando lilo para ativar suas alterações.
[4] Comentário enviado por fsoaress76 em 13/09/2006 - 17:40h
muito bom realmente muito bom mesmo
so fiquie um pouco curioso para ver o script
quando voce diz "crie esse ecript" nao tem nem um link.
mais esta de parabens nesse estante estou compilando o kernel seguindo as suas dicas.
[6] Comentário enviado por mfmota em 20/11/2006 - 16:31h
Gostaria de esclarecer uma dúvida! No artigo vc demonstra a utilização do l7 para bloqueio, e se eu quizer limitar a utilização de banda desses softwares ao invés de bloquear