Sabemos que o Delphi é uma excelente IDE de desenvolvimento, no entanto muitos programadores ao adotarem o Linux, precisam aprender uma outra linguagem. Através deste artigo vou apresentar de uma maneira objetiva como utilizar o banco de dados Firebird com Lazarus e JVUIB.
É claro que várias rotinas deverão serem implantadas para um melhor funcionamento deste aplicativo, como verificação de preenchimento de campos, telas para uma melhor interface, poderíamos utilizar Dbedits, etc...
Deixo isso para vocês implementarem.
Creio que este artigo tem muitas informações que poderão serem utilizadas como base.
[2] Comentário enviado por mauricio.marques em 26/07/2007 - 14:19h
Olá, o uso de componentes comuns a três camadas, como as paletas Datasnap ou Midas do Delphi, não são instalados por padrão no Lazarus. Talvez exista alguma forma de implementar tais componentes embora desconheça como.
Isso porém, não impede que utilizemos o Lazarus como parte da solução.
Segue o link dos componentes que são possíveis instalar no Lazarus, não discarto a hipótese do uso de componentes de Terceiros.
[4] Comentário enviado por mauricio.marques em 27/07/2007 - 12:24h
Sim, me refiro ao uso de duas camadas, ou seja a aplicação é instalada em cada cliente e este busca os dados no servidor.
Ao contrario que o modelo de três camadas o propósito é centralizar a aplicação em um servidor de aplicações e o acesso ao banco de dados é feito através de algumas regras.
Creio que isso em breve será possível, afinal o Lazarus está crescendo bastante, já existe até componentes que vinculam o Lazarus com apache.