Leve introdução às linguagens de programação

Pretendo mostrar que, aprendendo uma linguagem, você já estará apto a aprender outras linguagens com relativa facilidade, dependendo do aprendiz. Ficarão surpresos em saber que TODAS as linguagens têm em suas bases elementos comuns, que uma vez aprendidos, podem ser usados em qualquer linguagem.

[ Hits: 34.344 ]

Por: albert guedes em 03/05/2010 | Blog: https://teko.net.br


Declarações de controles e loops



'if' e 'while'

Quem nunca viu essas duas palavrinhas anglo-saxônicas na vida de programador, é porque nunca programou MESMO.

Se as variáveis são os cidadãos do código, o 'if' e o 'while' são as ruas e placas por onde os cidadãos deve ser dirigidos.

Toda linguagem têm essas declarações de controles, não tem jeito. É impossível, pelas próprias teorias da computação, se ter uma linguagem sem tê-las, ou ao menos alguma estrutura que não derive delas.

Sim, porque a teoria da computação diz que para qualquer problema computável, pode ser escrito um programa com apenas 'if' e 'while' para resolvê-lo.

Pode ficar extremamente mais comprido que um programa normalmente, mas impossível não é. Podem tentar quando aprenderem uma linguagem.

O que o 'if' faz basicamente é executar um comando ou conjunto de comandos, se (if) certa condição for verdadeira.

Geralmente ela tem essa forma:

if (condição) então
comando(s)

Cada linguagem escreve de um jeito, mas é sempre o mesmo 'if' que está lá.

O 'while' é uma declaração de controle que executa um comando ou um conjunto de comandos enquanto (while) uma certa condição continuar sendo verdadeira.

Ela é da forma:

while (condição) então
comando(s)

Novamente, cada linguagem têm seu modo próprio de escrever isso, mas também é sempre o mesmo 'while' que se encontra lá.

A declaração 'for' que existe em muitas linguagens, é um 'while' mais especializado, bem como as declarações tipo 'switch' ou 'case', que na verdade são combinações de 'if's e 'while's.

Claro que devem ser usados essas declarações, pois foram criadas para facilitar a vida do programador, só que cada linguagem tem um modo diferente de fazer essas declarações, nem dá pra mim colocar numa fórmula como fiz com o 'if' pra demonstrar. Cabe ao estudante da linguagem aprender esses particulares.

Mas resumindo, sem o 'if' e o 'while', não há programa, então aprendam a usá-los em suas respectivas linguagens e já saberão como fazer programas simples.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Preâmbulos
   3. Variáveis
   4. Declarações de controles e loops
   5. Entradas e saídas
   6. Dicas de treino
   7. Conclusão
Outros artigos deste autor

Escreva partituras no Linux

Conectando Ajato com Linux

Coloque ordem em seus programas

Canal IRC do VOL - Participe você também!

A arte do tetra-boot

Leitura recomendada

O Movimento Software Livre

Convertendo novos usuários ao Linux

Um tour pelo skin do Viva o Linux para aMSN

Permissões e propriedades de arquivos

Como criar pacotes para o Arch Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por andrezc em 03/05/2010 - 14:40h

Interessante o artigo, ótimo para quem está começando, seria legal falar um pouco sobre algoritmos e estruturados e Pascal na próxima parte (caso tenha).

Um abraço.

[2] Comentário enviado por Teixeira em 03/05/2010 - 15:26h

Concordo apenas parcialmente com a proposição de que se alguém já programa em uma inguagem, terá facilidade em aprender outras.
Em muitos casos isso realmente acontece, mas em outros não.
Vejamos: Comecei com vários dialetos Assembly, dediquei-me a vários dialetos Basic e ao Cobol (aí foi muito mais fácil), depois ao Pascal (mais ou menos), em seguida ao Clipper (infinitamente mais fácil), depois a linguagem PAL do Paradox (tive de estudar bastante os macetes, porque "parece mas não é", ou seja, apesar das semelhanças, há aspectos na execução que se tornam diferentes).

Entretanto quando me deparei com POO e POE senti que tinha de reaprender um monte de coisas, muito mais que as próprias linguagens em si. E também que meus programas ficariam imensos.
E nesse ponto o ato de programar vai de encontro a muitas "bifurcações" quanto ao aprendizado e/ou adequação (qual a linguagem certa para fazer isso ou aquilo).
Depois de alguma prática, consegui fazer joguinhos em Clipper e em HTML (que evidentemente não são as ideais para isso). No entanto, das linguagens ditas "modernas" não se pode dizer nem mesmo que "um deterinado basic" seja adequado para uma deterinada finalidade sem que o tenhamos entendido por inteiro.
Hoje se diz que com J Builder (e outros) se faz "qualquer programa".
É verdade, quando me lembro que fiz joguinhos em Clipper (será que se pode igualmente dizer que com Clipper se faz qualquer programa?). Agora, temos de saber se CONVÉM fazer um programa com a finalidade X utilizando a linguagem Y.

Acho que temos de entender BEM pelo menos duas linguagens e determinar se podemos realmente fazer TUDO apenas com elas.
Senão teremos de aprender uma terceira e talvez venhamos simplesmente a perder tempo e ganhar alguma frustração com esse aprendizado.
É a minha opinião.

[3] Comentário enviado por fernandoamador em 15/07/2010 - 10:56h

artigo bom.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts