LiberdUCA - Versão customizada

LiberdUCA é uma customização com o intuito de atender às necessidades de um computador com poucos recursos (UCA). Com uma seleção de aplicativos pré-instalados que possibilitam o trabalho com crianças e adultos, desde a fase inicial até a "robótica educacional", usando o Arduino, por exemplo.

[ Hits: 13.774 ]

Por: Sergio Graças em 17/04/2013


Licença de condições de uso e download



Esta customização é um conjunto programas que são disponibilizados gratuitamente, em sua maioria sob a licença GPL.

Com o objetivo de evitar problemas relacionados às peculiaridades nas leis brasileiras, aplicam-se também os termos descritos abaixo. Estas condições se aplicam apenas ao sistema como conjunto, incluindo os scripts, personalizações e artes.

Os componentes individuais, licenciados sob outras licenças, não estão sujeitos a estas restrições.

Você é livre para utilizar o software, distribuí-lo, alterar seu conteúdo e até mesmo vendê-lo para qualquer pessoa, desde que os créditos aos autores originais sejam mantidos.

Você pode instalá-lo em quantos micros quiser ou vender PCs com o LiberdUCA pré-instalado, não é preciso nenhum tipo de comunicado nem muito menos pagar qualquer tipo de licença.

Em troca, você concorda que está usando este software sob sua própria vontade e aceitando qualquer tipo de risco ou dano advindo de sua utilização. Os autores/mantenedores do LiberdUCA não poderão ser responsabilizados por quaisquer tipos de danos causados por seu uso.

Concorda, ainda, que não existe nenhuma garantia de que ele realmente irá funcionar no seu computador e que o fato de utilizá-lo, não lhe dá direito a nenhum tipo de suporte técnico, embora você seja bem-vindo para postar suas dúvidas de forma educada no fórum e/ou blog.

Alguns componentes incluídos no LiberdUCA, como os drivers de Softmodems, são gratuitos, mas não são livres ou Open Source. Eles são apenas um add-on incluído na distribuição, como uma comodidade para evitar que o usuário precise instalá-los manualmente.

Todos os softwares e/ou scripts que foram criados para uso no LiberdUCA são livres e utilizam a licença GPL.

Ao acessar o link de download abaixo, significa que você concorda com os termos descritos acima. Caso você não concorde, feche a janela do navegador:
Para testar ou instalar, você pode ainda gerar um pendrive bootável com a imagem baixada, configure a notebook (UCA) para dar boot pelo pendrive e escolha a opção que você desejar:

Live - Testar sem instalar.
Ou:
Instalar o sistema no HD.
  • O usuário padrão é: aluno
  • A senha padrão é: aluno
  • A senha do usuário root é: liberduca

Por: Sergio Graças.
Coordenador/Técnico do NTM de Volta Redonda
Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre
Mantenedor das Customizações Liberdade e LiberdUCA
Administrador do Portal IAESMEVR
Técnico de Informática SMEVR
Twitter: @sergiogracas
Google+: Sergio Graças


Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Descrição do LiberdUCA
   3. Licença de condições de uso e download
Outros artigos deste autor

Lousa Interativa usando Software Livre

Canivete Suíco VRlivrestúdio

Leitura recomendada

Mentis - Reprograme-se

Instalando o brModelo no Linux

Instalando o Ultra Servidor no Debian Lenny

Montando uma rádio de internet no Linux

Configurando uma OpenVPN com o BRMA

  
Comentários
[1] Comentário enviado por azk em 18/04/2013 - 18:55h

wow! não deu p/ ler direito porque o dia tá meio corrido hoje...
mas pelo que pude ver ficou realmente maneiro!
;-))

testarei em breve!

[2] Comentário enviado por agoncalves em 19/04/2013 - 11:11h

Parabéns pelo artigo e pelo projeto! Achei muito interessante mesmo!

Mas pq a mudança do Debian para o Ubuntu?rsrs


Abraço!

[3] Comentário enviado por virmal em 19/04/2013 - 12:44h

A mudança se deve ao fato de já termos uma Customização (http://vrlivre.users.sourceforge.net/) chamada Liberdade ou VRlivre, que já trabalhamos na mesma a mais de 4 anos e ela a partir da versão 2 (8.04 do UBUNTU) passou a ser baseada no UBUNTU e já temos uma longa historia de aprendizado e customização com ele, sendo assim fica muito mais simples fazer o trabalho em cima de uma coisa que já conhecemos bem.

Na versão 1 foi usado o debian por parecer mais leve na época em que foi feita a mesma, e também por falta de tempo para limpar o ubuntu de coisas que poderiam ser dispensáveis para os UCA (CCE).


E por fim,

A um tempinho atrás eu conheci o trabalho da customização "UbuntUCA" (do Gedimar Pereira - excelente por sinal), baixei, instalei, testei e gostei muito do que vi acontecer, com a minha experiencia de mais de 4 anos customizando o UBUNTU (desde de 8.04) inspirado pelo que vi e com algumas ideias a mais para implementar em nosso trabalho, ví que era possível fazer uma customização, usando o ubuntu também para o UCA (CCE) que era o nosso caso mas que pudesse ter mais plicativos, scripts, etc e que pudesse ficar mais proximo de nossas necessidades, quanto a robotica (arduino) e programação (scratch) e autoria (jclic), dentre outras coisas que foram acrescentadas (scripts). assim como já era o nosso uquinha.1.0 que era um debian com interface gráfica LXDE.

se alguém se interessar em ver como era ou quiser testar a versão 1.0, posso disponibilizar um link para dowload da mesma.

Gosto de frisar que o que temos aqui "LiberdUCA e Liberdade" são "Customizações" feitas para atender as nossas necessidades e não "Distribuições" como alguns gostam de chamar seus "Remasters", criados em cima de uma DISTRO Original.

Tanto um como o outro podem ser baixados, modificados, vendidos, dados de presente, ou seja, você pode fazer o que quiser com eles, desde que não nos cobre por suporte ou garantias de que o mesmo irá lhe atender da forma que necessita.

[4] Comentário enviado por dtsk8 em 20/04/2013 - 23:49h

tem terminal?

[5] Comentário enviado por virmal em 21/04/2013 - 00:33h

Como assim???

"tem terminal?"

Se você estiver se referindo linha de comando... sim.... pode usar o atalho ctrl+alt+t

[6] Comentário enviado por xerxeslins em 22/04/2013 - 11:39h

Interessante, principalmente depois do:

http://www.ubuntuca.com.br/

:D

[7] Comentário enviado por virmal em 22/04/2013 - 12:04h

Com certeza absoluta, o trabalho de "Customização" do colega Gedimar, que citei na resposta acima serviu de base e inspiração para que eu pudesse ver que era possível se fazer um trabalho para o UCA em cima do Ubuntu, que é a minha praia (pela minha esperiência com Liberdade ou VRlivre (pois já tinha feito em Debian o uquinha 1.0), pois eu gosto muito mais das firulas que o Ubuntu tem do que o Debian limpo. O LiberdUCA é uma "Customização" e não uma "Distribuição". O seu uso é livre a todos os que quiserem usar ou fazer o que bem entenderem com ela.

:D

[8] Comentário enviado por iz@bel em 22/04/2013 - 12:29h

Eu não entendi porque tem os wallpaer do UbuntUCA no LiberdUCA?

Veja:
http://castelodoxadrez.com.br/liberduca.png

Isso é muito estranho pessoal!!!!

[9] Comentário enviado por xerxeslins em 22/04/2013 - 13:03h

Essa inspiração toda no UbuntunCA, e nem um agradecimento ao Gedimar, criador do UbuntunCA, no artigo?

É tão inspirado que nem parece que foi um projeto inspirado e sim um projeto copiado e modificado... (tem até papel de parede do UbuntuCA) mas quem sou eu para julgar?

Parabéns!






[10] Comentário enviado por virmal em 22/04/2013 - 13:05h

Por gentileza,

Leiam os comentários acima antes....

O que é estranho o fato do LiberdUCA ter papel de parede do Ubuntuca??

Como também, tem não só papel de parede do UBUNTU....mas toda a base do sistema é a do UBUNTU assim como o UbuntUCA, ou não é ??

Se essa for o que quer dizer "Isso é muito estranho pessoal!!!!", por favor de uma olhada nas respostas que dei acima.

Já disse em todas as minhas respostas que a CUSTOMIZAÇÃO "UbuntUCA" do senhor GEDIMAR serviu como base, inspiração, ideias, para que eu pudesse fazer a CUSTOMIZAÇÃO "LiberdUCA", agora vou acrescentar mais aqui, a CUSTOMIZAÇÃO que montamos aqui como também já foi dito, foi criada para atender as NOSSAS necessidades, sendo assim você ou outro colega, vai encontrar praticamente tudo que tem no "UbuntUCA" e mais programas e/ou aplicativos que são úteis em nosso trablaho, como por exemplo, na robotica (arduino), na programação (scratch), na matemática (geogebra) e na autoria (jclic), dentre outras coisas que foram acrescentadas (scripts). assim como já era o nosso uquinha.1.0 que era um debian com interface gráfica LXDE.

MAS vale ressaltar que todos esses programas, podem ser baixados da web e instalados separadamente onde e quando qualquer um quiser, nosso trabalho aqui é o de juntar tudo num lugar só e disponibilizar para quem quiser usar, gratuitamente e sem direito de nenhuma garantia.

se alguém se interessar em ver como era ou quiser testar a versão 1.0, posso disponibilizar um link para download da mesma.

Gosto de frisar que o que temos aqui "LiberdUCA e Liberdade" são "Customizações" feitas para atender as nossas necessidades e não "Distribuições" como alguns gostam de chamar seus "Remasters", criados em cima de uma DISTRO Original.

Tanto um como o outro podem ser baixados, modificados, vendidos, dados de presente, ou seja, você pode fazer o que quiser com eles, desde que não nos cobre por suporte ou garantias de que o mesmo irá lhe atender da forma que necessita.

[11] Comentário enviado por xerxeslins em 22/04/2013 - 13:15h

Com toda gentileza,

eu li todos os comentários acima, tudo OK.

Também não estou aqui questionando nada. Ambos são projetos livres e podem ser copiados, modificados, alterados, distribuídos etc e tal.

Você não está errado em usar o UbuntuCA como base para seu projeto. Não mesmo.

Parabéns!

Edit: só achei que gedimar merecia um agradecimento dentro do artigo. mas isso é minha opinião. Abraço!

[12] Comentário enviado por iz@bel em 22/04/2013 - 13:16h


[10] Comentário enviado por virmal em 22/04/2013 - 13:05h:

Já disse em todas as minhas respostas que a CUSTOMIZAÇÃO "UbuntUCA" do senhor GEDIMAR serviu como base, inspiração, ideias, para que eu pudesse fazer a CUSTOMIZAÇÃO "LiberdUCA", agora vou acrescentar mais aqui, a CUSTOMIZAÇÃO que montamos aqui como também já foi dito, foi criada para atender as NOSSAS necessidades, sendo assim você ou outro colega, vai encontrar praticamente tudo que tem no "UbuntUCA" e mais programas e/ou aplicativos que são úteis em nosso trablaho, como por exemplo, na robotica (arduino), na programação (scratch), na matemática (geogebra) e na autoria (jclic), dentre outras coisas que foram acrescentadas (scripts). assim como já era o nosso uquinha.1.0 que era um debian com interface gráfica LXDE.


virmal,

Se você remasterizou o Ubuntu, então o Liberduca é uma remaster do Ubuntu e deve-se dá os créditos devidos a Canonical

Mas se você remasterizou o UbuntUCA, então você deveria não só dá os créditos a Canonical, como ao Gedimar, que também teve o seu trabalho para fazer a remaster do UbuntUCA, para lhe beneficiar, no seu LiberdUCA.

É tudo software livre, a gente pode baixar, modificar e redistribuir, mas dando os créditos ao desenvolvedores.

E é muito estranho que os papeis de parede do UbuntUCA estejam no cache dos Wallpaper do LiberdUCA,

será que você não esqueceu de limpar o cache dos wallpaper do UbuntUCA antes de fechar a imagem de sua remaster???



[13] Comentário enviado por virmal em 22/04/2013 - 13:18h

Embora já tenha disto isso acima e nos comentários, gostaria de agradecer ao SENHOR GEDIMAR pela sua excelente customização que serviu de base, etc, etc, etc, para o LiberdUCA.

Aproveitando, acho que preciso agradecer o UBUNTU, GEOGEBRA, JCLIC, ARDUINO, SCRATCH, GOOGLE e a todos os outros aplicativos e/ou softwares que fazem parte desta CUSTOMIZAÇÃO, infelizmente não dá para citar o nome de todos, pois pode ser que ainda cometa a falha de esquecer de falar algum nome ou entidade importante que faça parte da ISO.

Bem,

Acho que a minha grande burrice foi compartilhar....

o compartilhamento é para ajudar e não para dar dor de cabeça....

Mas lição aprendida....

Fiquem com deus....

[14] Comentário enviado por iz@bel em 22/04/2013 - 13:24h

A mais, eu queria deixar aqui os meus parabéns ao seu projeto, ele é muito bom e original!

só estou em dúvida se trata-se de uma remaster originada do Ubuntu ou originada da remaster do Gedimar, o UbuntUCA?

[15] Comentário enviado por xerxeslins em 22/04/2013 - 13:26h

Quase bom!

Quando se aproveita uma boa ideia, não falando em software, pois o software tem sua utilidade definida por sua finalidade, mas quando se tem uma ideia boa como a de um projeto que faz uso de softwares configurados e selecionados de forma específica para atingir um objetivo ou atender uma necessidade, é bem ético citar o autor de tal ideia.

Abraço!

[16] Comentário enviado por virmal em 22/04/2013 - 13:40h

Tem pedaços:

do Ubuntu, originalmente, tem partes do Ubuntuca (GEDIMAR) e do Liberdade no qual já trabalho no mesmo desde a versão 8.04 do ubuntu (pode ser visto nas respostas acima), que na verdade originalmente são originados ou com base no ubuntu.

de verdade mesmo, confesso que desanimei em manter essa ISO, embora ela tenha bem mais material dentro dela do que a que criou toda a polêmica, sinceramente perdi a vontade.... deixarei somente a CUSTOMIZAÇÃO Liberdade no ar.

Estou removendo tudo do ar nesse exato momento....

Solicito aos moderadores/administradores/Fábio que por gentileza retirem esse material do ar, pois sinto que ele esta prejudicando o trabalho do Senhor GEDIMAR e pode estar ofendendo a alguns colegas aqui do vivaolinux.


Não quero dor de cabeça, ainda mais com Software Livre e suas 4 liberdades...

Agradeço a todos os comentários, sejam positivos ou negativos, servem para nos ensinar muito.




[17] Comentário enviado por F0XII em 22/04/2013 - 13:59h

Acabo de ler a indignação de um cara que admiro muito, e apesar de não conhecê-lo pessoalmente tenho como grande amigo mesmo que virtual Gedimar Pereira, o qual tem muitas iniciativas com bastante determinação e inteligência, buscando sempre atender necessidades de cunho coletivo incentivando a nossa filosofia de liberdade e conhecimento compartilhado, desde que sempre preservemos os devidos autores e coautores da legítima obra e suas possíveis modificações. Ao basearmos nossas ideias em cima de outras, seja para benefício próprio ou autopromoção, devemos sempre manter a ética acima de quaisquer diretivas. É bom saber que temos muitos profissionais e usuários de olho em ambos os projetos e olhando com certa desconfiança para o liberduca. Não quero frisar que não houve desdém e certo proveito desonesto para com o ubuntuca, mas a autopromoção e a falta de capricho e cuidado ao fechar a iso, e também a discrepância nos créditos em referência as entidades envolvidas que serviram de base-inspiração deixando elementos base denunciando o "livre-plágio" não pode ocorrer nesse mundo onde todos se auto ajudam. Parabenizo o Gedimar Pereira por ter sido co autor desse projeto, e o Sr. Sergio Graças por ter alcançado fama instantanea por ser um bom divulgador, pois ao ver LiberdUCA e UbuntUCA são como os velhos kurumin e Kalango, ou até mesmo como velhos carros frutos da autolatina Verona e Apolo, ao invés de "iguais mas diferentes" são no fundo "diferentes mas iguais".

[18] Comentário enviado por virmal em 22/04/2013 - 14:05h

Obrigado a todos os comentários,

link fora do ar ... só falta agora a retirada deste material.

e Viva a liberdade de expressão, comentários, respostas e o UbuntUCA e seu pai original o UBUNTU.

Fiquem todos com Deus.

[19] Comentário enviado por virmal em 22/04/2013 - 14:09h

Ao senhor GEDIMAR desenvolvedor do UbuntUCA, como você disse que já baixou a iso que customizei fica ai a ideia para que você acrescente no seu "PROJETO" mais estes sofftwares/aplicativos:

para robotica (arduino)
para programação (scratch)
para matemática (geogebra)
para autoria (jclic)

se quiser aproveitar os scripts que são de minha autoria, desde já lhe digo que pode usar onde e quantos quiser, não precisa se preocupar em citar meu nome, mas sim em disponibilizar o material para todos os que se interessarem em usar, se o mesmo for útil.

Até mais....


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts