Decidi escrever sobre Linus Torvalds aqui no VOL depois de fazer uma simples pergunta à minha irmã de 15 anos que estava usando o Windows: "Quem é Bill Gates?" e ela respondeu: "Ué, o cara que inventou o computador!". Este artigo visa esclarecer aos novos usuários quem "criou" o GNU/Linux.
Linus Benedict Torvalds nasceu em 28 de Dezembro de 1969, na Helsínquia - Finlândia, é o criador do sistema operacional GNU/Linux, muitas vezes chamado simplesmente de Linux.
Começou a "mexer" com informática quando tinha 11 anos. O avô, Leo Waldemar Tornqvist, um matemático e estatístico da Universidade comprou um dos primeiros computadores Commodore em 1980 e pediu-lhe ajuda para usá-lo (temos muito que agradecer a Leo Waldemar Tornqvist).
Tornou-se tão interessado que passou um verão inteiro dentro de casa, em frente ao computador desenvolvendo o que restava do núcleo.
Em 1983 Richard Stallman criou a Free Software Foundation (GNU project). Em 1986 Marice J. Bach publicou Design of the Unix Operating System. Em 1988 Linus foi admitido na Universidade de Helsinki. No mesmo ano, Andy Tanenbaum traz a público o Sistema Operacional MINIX, um Unix para fins didáticos e que rodava em IBM/PC. Em 1990 Torvalds começa a aprender C em seus estudos.
No fim dos anos 80 ele tomou contato com os computadores IBM/PC compatíveis e em 1991 comprou um 80386. Com 21 anos, 5 anos de experiência programando em C, ele teve contato com o sistema Unix da Universidade (SunOS, atualmente Solaris) e desejava rodar a versão de Tanenbaum (Minix) no seu recém adquirido computador o 80386. Entretanto, descontente com os recursos do Minix, especialmente em relação ao emulador de terminal do Minix que ele utilizaria para acessar remotamente o Unix da Universidade, começa a desenvolver o seu próprio emulador de terminal que não rodaria sobre o Minix, mas diretamente no hardware do PC 386. Este projeto pessoal foi sendo modificado gradualmente e adquirindo características de um Sistema Operacional independente do Minix. Este é o início do desenvolvimento do núcleo Linux, relatado pelo próprio Linus Torvalds em seu livro "Just for fun".
O núcleo Linux foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds numa tentativa de criar um sistema operacional similar ao Unix que rodava em processadores Intel 80386. O projeto foi lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet em que ele divulgou que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e contar com a colaboração de outros programadores. Desde os primeiros dias, ele recebeu ajuda de hackers do Minix (Lembrando que os hackers são os "bonzinhos", os cracker são os "mals").
Em 1997 Linus Torvalds recebeu os prêmios "1997 Nokia Foundation Award'y" e "Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures". No mesmo ano finaliza os estudos superiores (1988 - 1997) passou 10 anos como estudante e investigador na Universidade de Helsinki, coordenando o desenvolvimento do núcleo do S.O. desde 1992.
Torvalds trabalhou na Transmeta (fabricante de processadores para computadores portáteis) entre 1997 e 2003, e depois juntou-se à Open Source Development Labs (OSDL), uma fundação criada para ajudar no desenvolvimento do núcleo Linux, como OSDL fellow. Fazem parte dessa fundação várias grandes empresas do ramo da informática, como IBM, Sun, Nokia e outras.
Torvalds possui a marca registrada "Linux" e supervisiona o uso (ou abuso) da marca através da organização sem fins lucrativos Linux International.
[3] Comentário enviado por eldermarco em 16/02/2010 - 17:50h
Rapaz, gostei do seu artigo e esse documentário, RevolutionOS eu ainda não vi. Mas esse link que você baixou não está deixando eu baixar numa velocidade muita alta e a previsão de término do download é em 15 horas... =/
[6] Comentário enviado por eldermarco em 16/02/2010 - 19:07h
Estou bastante curioso para ver esse documentário e esse link que o amigo O. abreu passou também está com uma velocidade muito baixa. Mas acho que não terá como encontrar algum com velocidade rápida via torrent. São poucas pessoas baixando ele.. =/ De outras formas, ainda não encontrei, apesar de ter bastante resultados no Google.
[9] Comentário enviado por Teixeira em 17/02/2010 - 01:17h
Gostei muito do artigo.
Além de algumas pessoas dizerem que o tio Bill inventou "o computador", outros também dizem que ele inventou um tal de "byte de 16 bits" (ou ainda, de 32 bits)...
Mas no frigir dos ovos quem inventou o computador mesmo (assim como Santos Dumont inventou o relógio de pulso), foi a condessa Ada Lovelace, lá pelos idos de mil setecentos e tal (isso não é do meu tempo, afinal de contas)...
Agora, fico imaginando o Torvalds curtindo o "verão" finlandês...
Lá faz tanto frio que até picolé usa pullover...
E quanto ao pinguim, ele deu uma "bicada" ou "bicorada" e não uma "mordida".
De qualquer forma, deve ter machucado muito, pois pinguins são animais muito robustos.
Mas se fosse um tucano, o Torvalds teria ficado sem o dedo (o bico do tucano tem uma serra muito afiada).
Olha, apesar da coincidência, o que digo nada tem a ver com partidos políticos.
Estou falando de tucanos AVES.
[10] Comentário enviado por fhespanhol em 17/02/2010 - 07:51h
De certa forma sua irmã não está errada não. Pois se não fosse o MS DOS os computadores pessoais não existiriam e foi graças ao sistema de janelas que a informática se popularizou. Sei que todo mundo aquí no VOL vai me odiar por dizer isto, mas é a verdade. Da mesma forma que ao perguntarmos a um americano quem inventou o avião eles diram que foram os irmãos Right um leigo dirá que quem inventou o computador foi o Bill Gates. Embora eu use Ubuntu em meu computador e para trabalho e produção ele seja perfeito na área de entretenimento ele deixa a desejar. 90% das pessoas só utilizam o computador para diversão e querem MSN Plus e outras perfumarias instaladas que o Linux não permite utilizar, Bill Gates percebeu este filão e está transformando o Windows em uma central multímidia e de entretenimento. Onde basta colocar o seu DVD, jogo ou Blue-Ray e o mesmo é reproduzido automaticamente em qualquer televisor de Plasma ou LCD. Algo que não acontece em Linux devido aos Driveres de placas aceleradoras não funcionarem adequadamente. Sendo assim embora o Windows Seven traga um visual baseado no KDE e funcionalidades inspiradas no Debian ele continuará sendo utilizado pela maioria das pessoas, pois as mesmas não são Experts em informática. São pessoas comuns que querem apenas se divertir usando o computador.
[16] Comentário enviado por plebeuz em 19/02/2010 - 08:53h
Pessoal só para entenderem S.O GNU/Linux não existe, o Sistema Operacional é o Kernel, e o GNU são os programas que contem uma distribuição eles podem ou não ser utilizados em conjunto com o kernel.
[21] Comentário enviado por edersonhonorato em 24/04/2010 - 14:48h
Parabéns pelo artigo e pelos links postados...
Você devia criar um artigo também falando do Stallman e do projeto GNU para completar a informação.
fhespanhol, o Bill Gates não inventou o MSDOS. O verdadeiro inventor do “sistema” foi Tim Paterson inventor do sistema operacional QDos, que foi comprado por Gates e seu sócio Paul Allen, por US$ 50.000(uma pexincha) passando a se chamar MS-DOS.
Assistindo um documentário sobre o tio Bill, ele mesmo fala que logo depois da compra do sistema, eles pegaram um vôo para apresentá-lo para a IBM e que as modificações foram feitas durante a viagem. Bill Gates ofereceu para IBM um produto que nem era dele ainda...
Então não vejo por que considerar ele inventor de algo.
[22] Comentário enviado por albfneto em 01/05/2010 - 00:54h
concordo que as "janelas" ajudaram a popularizar a Informática, mas as "janelas" não são invenção do Windows, nem da Microsoft..
quando o primeiro Windows saiu comercialmente, era uma GUI para o DOs, mas as janelas já existiam no Mac Intosh, no MacOS.
e o X_Window para Unix, também já existia... também...
Inclusive na eṕoca,a Microsoft foi processada pela Apple pq teria copiado porções do código fonte, e deve ser verdade pq eu ví um MacOS antigo, um amigo meu tinha um, e quando o windows 2 saiu, eram iguais as janelas, até as fontes, o formato das bordas, ampulheta, tudo igual a Mac Antigo.
Então a Microsoft não inventou nem as janelas!
[24] Comentário enviado por stack_of em 22/05/2010 - 09:54h
A participação do Linus foi fundamental na difusão do software livre. A capacidade de organizacao e de criar uma rede de desenvolvedores em torno do seu projeto foi, na minha opinião, seu grande mérito; além claro de ser um grande hacker (mérito técnico).
Apenas gostaria de salientar que o Linus não é tão engajado na luta pelo software livre. Esta longe de ser um Stallman. Ele tem uma visão permissiva sobre conteúdo não livre no kernel.
Nem tudo são flores...
[25] Comentário enviado por edersonhonorato em 26/05/2010 - 12:23h
É infelizmente (ou felizmente) o Torvalds não é realmente um militante ferrenho do software livre.
Com todo o beneficio que ela traz, a liberdade tem seu preço. As idéias baseadas em idéias livres (entenda-se por código), são comercializadas por empresas fechadas que não contribuem com a comunidade, muito pelo contrário, estudam o código de aplicações livres, criam algo parecido e vendem como idéia nova, sem que ninguém possa fazer nada.
Nunca se viu um roubo de códigos no mundo do software como acontece hoje em dia.
[27] Comentário enviado por andremedeiross em 08/06/2010 - 17:20h
claro que existiria o computador pessoal se não existisse o ms-dos, pois a apple com seu mac fez sucesso igualmente com a microsoft, logo sem microsoft os microcomputadores pessoais continuariam a crescer, mas o interessante é q as duas empresas apareceram na mesma época, e se tornaram concorrentes dos mesmos produtos, e o pior começaram quase sem nenhum captal, os caras nasceram virados para a lua mesmo,
se não existisse o ms-dos talvez o Linus não estaria programando num 386 e sim num mac rssss só que seria mais complicado pois a apple além de um sistema operacional fechado tinha uma arquitetura fechada
[28] Comentário enviado por Teixeira em 09/06/2010 - 17:06h
Antes do MS-DOS existiram excelentes computadores pessoais como o Amiga, o Commodore, o TRS-80 e o Apple.
Apenas que seu preço era bem salgado eapesar de já existir algum software - aplicativos muito superficiais - em regime de freeware, ainda não havia open source.
Ocorreram então alguns fenômenos: O advento do processador 8080 e de seus sucessores como o 8086, todos compatíveis com o Zilog Z-80 que deu início à popularização a nivel de chips, e do PC da IBM que tirava bom proveito da possibilidade de ler 16 bits de cada vez.
Por outro lado, a favorita para desenvolver o sistema operacional da IBM, segundo consta, era a Digital Research que havia desenvolvido o excelente CP/M (mas ainda não o CP/M86).
Ainda segundo consta, o Gary Killdall andou "comendo mosca" e a contratada acabou sendo a Micro-Soft (naquela época se escrevia assim).
E o André comentou muito bem: "se não existisse o ms-dos talvez o Linus não estaria programando num 386 e sim num mac" mas talvez não em um Mac, porque era um tipo de micro muito "esotérico", ou seja, de conceitos fechados e um tanto misteriosos, que dificultavam bastante a vida dos desenvolvedores.
Vemos que o caminho oposto facilitou bastante a vida da Microsoft.
Então, realmente, se hoje temos GNU/Linux, isso dependeu também da IBM, da Microsoft, da Intel, e até de outras empresas que ficaram pelo meio do caminho.
[31] Comentário enviado por rodrigocontrib em 25/06/2010 - 13:48h
Bem, acredito que não apenas devemos ser gratos ao seu avo mas o contexto educacional em que o Sr. Linus viveu.
Um pais que investe em educação
Uma boa familia
Uma contexto de valores de qualidade.
Em suma, linus Torvalds não tem nada de diferente de José da Silva, o que gera a diferença é que Jose da Silva tem duas opções ou lava Banheiros ou Pega em Armas para Proteger o andamento do trafico.
Linus é fruto, em grande parte ao contexto social da Finlândia Pais com alto IDH .Onde as pessoas importam mais que a produtividade e a distorção do conceito de pro atividade .
[36] Comentário enviado por luiztomaz28 em 04/12/2010 - 23:36h
Galera, sou facinado no linux, gosto de desafio, uso linux como servidor web, email, firewall, tudo isto e mais alguma coisa, mas to trabalhando de empregado. Gente, quem criou, quem fez. quem luta pela liberdade, bla bla bla bla, no meu modo de pensar, posso estar errado, mas é meu modo, tio bil, é o cara, tem bilhões na conta bancaria, vcs acham que ele esta preocupado com kernel, e digo mais, te garanto, tem muitos programadores feras ai, que gostariam de fazer parte do time dele, não sou programador, nem quero ser, sou microemprendedor, quer contratar para programar para mim, qual o seu preço, pago. somente isto, nada mais, me desculpem, como disse, sou facinado pelo linux, mas as vezes da trabalho, e tem um ditado, quem trabalha muito não tem tempo de ganhar gabiru. Abraço a todos, e parabens pelo artigo. Felicidades.
[37] Comentário enviado por removido em 28/12/2010 - 04:42h
@luiztomaz28
RES:
Poxa cara tu vem me dizer que é fascinado por linux e vem me falar essas bobagens!?!?!
ninguem aqui ta interessado em saber se tu é microempresário(ou empreendedor) ou qualquer coisa do genero o intuito aqui é aprender e não se aparecer...
Tu paga pelos teus softwares?Poxa legal, cada loco com a sua loucura...
Tio Bio o cara? só por que tem grana? isso ai tah mais pra baba ovo...
Se tu usa um servidor (seja web,email ou qualquer coisa do genero) com linux, o windows tu deve usar nas estações certo? Pois é tah ai windows é pra isso mesmo!
Pelo menos o cara que configurou os servidores pra ti sabe a diferença de Linux e de porcarias a fim...
[39] Comentário enviado por nicolo em 15/01/2011 - 15:16h
O tal Torvalds passou 10 anos na Universidade de Helsink. Se fosse no Brasil teria sido jubilado até de Universidade particular. Conheço um cara que foi Jubilado de Universidade particular com 9 anos de... pesquisa e persistência. Ele já se candidatou ao Guiness, mas ainda não conseguiu ficar famoso.
Na Finlândia, além de recursos o tal Torvalds (finlandês de origem sueca) teve tempo para o empreendimento.
Se fosse aqui, em 1988 ficaria ... ficaria implorando um computador.
A tal USENET em 1990.... Aqui em Tupinicópolis, nem pensar, e o Comodore em 1980 .... Aqui no Brasil só sendo membro da realeza.
[42] Comentário enviado por diegofeRReir_ em 14/04/2011 - 16:51h
Eu vejo que vai muito além da vontade, tem muito do insentivo tambem.. imagina aih oq seria de nós se não fosse o seu Waldemar insentivar seu netinho a desenvolver-se né não...
[43] Comentário enviado por konqueror em 20/04/2011 - 13:10h
Boa tarde
Um belo artigo, não poderia deixar de digitar um comentario ;-)
Estou lendo o livro : Só por prazer ,neste momento estou gostando muito pois ate agora um pouco mais da metade que ja li,tenho uma certeza Linus Benect Torvald tem uma alma e conciência livre aberta sem sombra de duvida.
Quando terminar de ler faço um adendo no meu comentario.
[46] Comentário enviado por mr.oliver em 30/07/2011 - 22:34h
Cara , muito Bom ! Parabéns pela iniciativa dos esclarecimentos ,
Lendo o artigo e assistindo o documentário , vemos que Linux é bem mais que um S.O , é um LifeStyle !
[48] Comentário enviado por angeloo em 26/08/2011 - 10:37h
Apesar de alguns erros da matéria, é muito boa a iniciativa de escrever sobre o LINUX, concordo com todos que fizeram comentarios......., mas tenha uma coisa a dizer as vocês, quando eu fazia manutenção em meus clientes Windows, eu vivia com dinheiro no bolso, depois que coloquei o LINUX em meus clientes o dinheiro sumiu, porém comtinuo usando LINUX até hoje, infelizmente nosso munto é capitalista, não tem jeito..........
[54] Comentário enviado por pr0th1mu5 em 29/03/2012 - 09:46h
Olá pessoal, não sei quem é o responsável por moderar os artigos quando estes contenham informações não tão sutis e de extrema importância quando são escritos de forma errônea. Mas é relevante e de muita importância para quem está começando LER INFORMAÇÕES CORRETAS. Por que raramente um usuário que está começando lê os comentários a respeito de algum post.
Então sugiro que seja alterado o texto, com as devidas autorizações das pessoas que o escreveram, para tornar o artigo mais coerente com a realidade, afim de ajudar no compartilhamento de conhecimento dos marinheiros de primeira viagem que estão descobrindo o mundo linux.
Como já foi dito: GNU/Linux, não existe! São duas coisas distintas. Façam as correções e republiquem o artigo.
Grande abraço a todos,
"Aprendi que um homem só deve olhar o outro de cima a baixo para ajudá-lo a se levantar" (Desconhecido) - Open your mind, use Linux!
[55] Comentário enviado por removido em 29/03/2012 - 10:45h
Concordo em alguns pontos e discordo noutros.
Na verdade, quem deveria solicitar atualizações/correções de algo relativo aos trabalhos publicados, é o próprio autor.
Seja baseado em sua percepção ou de outros leitores, ele deve entrar em contato com o link 'Fale Conosco', logo acima, e expor suas solicitações.
O que concordo com você é quanto à relevância dos trabalhos e por isso, deveriam ser atualizados se servem como única referência.
Muitos aqui não compreendem, mas é por isto que há muitos trabalhos semelhantes publicados.
Às vezes estes trabalhos são mais atualizados ou possuem soluções diferentes. Ou mesmo que semelhantes em tudo, possuem outras fontes ou são dedicados para determinadas distros.
Você também fez sua parte dentro da comunidade.
Leu e apontou onde há erro(s).
[57] Comentário enviado por removido em 05/08/2012 - 07:00h
Olá tenho uma duvida, aonde ele trabalha actualmente, como ele tem grana? Contribuindo para o Kernel ele está ganhando grana ou é patrocinado por alguém?
[59] Comentário enviado por removido em 25/08/2012 - 22:21h
Parabéns. Gostei muito e recomendo a todos os novos usuários. Utilizo o GNU/Linux a muitos anos desde antes da diceminação no Brasil. Show de Bola. Nota Dez. Abraço.