Reforçando a percepção da necessidade de oferecer informações adicionais sobre o uso do
Linux, transcrevo a resposta que postei para comentário recebido de um inscrito no canal que tem interesse em fazer a migração para usar com plataforma de análise gráfica e operação em bolsas de valores.
Comentário / pergunta recebida:
"Estou pensando em migrar pro Linux, sabe se o tryd pró roda liso nele, se existe algum delay no envio de ordens a mercado, qual o Linux você indicaria, o meu notebook é 64bits?"
Resposta transmitida:
Ainda quando estava lutando para conseguir fazer uma boa instalação tanto do MetaTrader 5 como do Profitchart, consegui fazer a instalação do Tryd Pro que rodava liso em sua versão 32 bits, tanto em Linux Mint 19.3 como em Ubuntu 18.04 e 20.0.
Empurrado principalmente pela profusão de material de treinamento (gratuito e pago) e vídeos disponíveis no Youtube, desejava conseguir uma instalação satisfatória do Profitchart, mesmo apenas na versão gratuita oferecida por algumas corretoras (Profit One ou etiqueta branca). Rodei e operei com o Tryd Pro por mais de seis meses, redondinho.
Em algum momento enquanto estava assistindo a um treinamento, surgiu uma oferta promocional irrecusável para usar o Profit Pro, bastando uma operação por mês para ficar gratuito. Não pude resistir até porque precisava de alguma versão do Profitchart para poder acompanhar bem ao treinamento.
Neste ponto intensifiquei a busca e testes para instalar o mesmo. Consegui fazer primeiro uma instalação razoável do MT5 usando o Playonlinux. Encontrei a partir daí, uma solução razoável para instalação do MT5 seguindo as orientações do passo a passo da "Instalação para Linux" encontrada na página do MT5.
Após instalado o MT5 sem problemas e sem precisar usar o Playonlinux, tentei e consegui uma instalação limpa do Profitchart Pro. Desde então, sigo rodando MT5 e Profit Pro apenas com problemas eventuais quando ocorrem atualizações.
Deixei de usar o Tryd Pro porque a corretora passou a cobrar pela assinatura. Posteriormente, ao preparar um vídeo sobre o TRYD para o canal do Youtube, vi que o mesmo já não oferecia alternativa para 32 bits, apenas para 64 bits.
Como um dos objetivos do canal era mostrar no vídeo como era possível rodar uma plataforma de alto nível, completa etc, como o TRYD Pro mesmo em máquina com mais de 10 anos de uso, desisti de fazer a reinstalação.
Poderia até ter tentado já que tenho algumas relíquias da informática (Intelbras i680 -i5 - 64bits de 2009, um DELL Inspiron de 2010 - 32bits e um HP Pavillion de 2014 (64 bits)).
Voltando à sua pergunta, não vejo razão para o TRYD Pro não rodar liso com Linux 64 bits, até porque já rodava perfeitamente bem mesmo em versão inferior com 32 bits.
Sugiro que faça primeiro alguns testes com versões LIVE, antes de instalar no seu HDD, tanto do Linux Mint 21.1 (Vera) LTS com interface MATE como com o Ubuntu 20.04.
Sugiro em ambos os casos a alternativa de interface MATE por ser mais rápida e usar menos recursos do hardware.
São versões sem muitas firulas permitindo uma migração tranquila de outros sistemas operacionais.
Lembro novamente para que teste bastante com as distribuições em modo LIVE, antes de instalar e procure ativar todos os itens do seu hardware, principalmente o wifi para evitar surpresas.
Com tudo rodando redondo, você pode então mandar instalar no HDD.
Não deixe de criar e fazer a instalação em duas partições, uma com 20 a 50 GB para o raiz (/) do sistema e a outra (/home) para guardar todos os seus dados e configurações, com o espaço que achar conveniente ou que tiver disponível.
Após a instalação do Linux Mint 21.1 ou do Ubuntu 20.04, antes de partir para a instalação do TRYD Pro, siga primeiro o passo a passo descrito no meu vídeo de jun/jul 2022 sobre a atualização do método de instalação do MT5 já que com isto serão instalados corretamente os aplicativos, dependências e bibliotecas necessários para rodar aplicativos windows em Linux. Talvez o mais importante ao seguir o passo a passo da instalação do MT5 seja a forma como ele faz as configurações e ajustes para rodar os "prefixes" do WINE. Ao chegar na última etapa ou seja quando será necessário clicar sobre o arquivo executável de instalação do MT5, não o faça. Faça então a instalação do TRYD Pro.
Segue o link da publicação no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/in/jorge-g-meinhardt-consult/recent-activity/shares/
Link do vídeo Nr 30 no Youtube: