Este artigo é um complemento de meu artigo anterior:
Como vimos anteriormente, podemos colocar um
Linux bootável em um pendrive, de um modo bem fácil.
Eu estava fazendo experimentos para tornar o Sabayon e o Gentoo persistentes no pendrive.
Você poderá instalar pacotes, programas, mudar temas e salvar suas configurações, tendo sempre um Linux personalizado, atualizado e pronto para uso no próprio pendrive.
Ocorre que isto não é fácil nas distros Linux de compilação, como as do tipo Gentoo.
Então pensei: mas um pendrive é um dispositivo de Hardware, é como se fosse um pequeno disco rígido.
O exposto neste artigo , vem dessa ideia. Podemos instalar uma cópia do Linux em um pendrive, persistente e salvando todas as configurações, como o faríamos em um disco rígido.
Preparativos Iniciais
1) Baixar a ISO:
Baixe a ISO do seu Linux favorito (a que quer gravar no pendrive), a versão que quiser e salve-a no disco rígido. Recomendo usar ISO de 32 Bits, porquê assim poderá usar o seu pendrive em qualquer computador.
Qualquer distro que possuir CD ou DVD com instalador gráfico ou semigráfico (seja Live ou versão só de instalação) deverá servir: Ubuntu, Mint, openSUSE, Mageia, Mandriva, Arch Linux, etc...
Em meus testes, empreguei a mais recente "Daily Build" do Sabayon 7.0 XFCE de 32 Bits, baixada do espelho Brasileiro:
Por ser uma distro destinada a ser colocada em um pendrive, evitei ambientes gráficos muito grandes, como KDE ou GNOME, mas se você quiser, pode usar.
2) Preparar a ISO:
Queime a ISO, como imagem, em um CD ou DVD. Recomendo que use um CD-RW ou DVD-RW de boa qualidade, porquê assim poderá apagá-lo e reaproveitá-lo, após transferir o Linux para o pendrive.
3) Preparando o Pendrive:
Use um pendrive vazio, ou com dados de pequena importância, que você possa apagar. O tamanho mínimo é de 4 Giga, mas com distros grandes, é melhor usar um bem maior que isso.
Em meus testes, empreguei um pendrive de 16 Giga, marca Multilaser.
Dê Boot com o Live-CD ou Live-DVD que preparou (como nos itens 1 e 2). Insira, "espete" o pendrive na porta USB. Ele deve ser reconhecido automaticamente. Abra o particionador do Live-CD (geralmente é o Gparted):
sudo gparted
Ou gksu, se for GNOME, ou kdesu, se for KDE.
Ele abre no disco rígido 'sda'. Não mexa nele!
No Gparted, à direita acima, procure pelo dispositivo do pendrive. Ele se chamará 'sdb' se você tiver um só disco rígido, ou 'sdc', se você tiver dois discos rígidos em seu computador.
Se o pendrive estiver com as partições montadas, clique com o botão direito nelas e desmonte-as. A seguir, delete, edite ou reformate as partições, como quiser, assim como o faria com um disco rígido.
No meu exemplo, como meu pendrive é de 16 Gigas, e eu gosto de ter muitos pacotes instalados, criei apenas duas partições primárias: uma para a Raiz ( / ) de 15 Gigas e uma pequena SWAP de 1 Giga.
Você precisará fazer pelo menos uma partição para a Raiz do sistema (ex.: sdb1). Nada impede que você faça partições separadas para o '/boot', '/home', para backup, etc...
Sumarizando, você deve:
- Baixar uma ISO;
- Queimá-la em um CD ou DVD, e dar boot com ela;
- Acessar o Gparted do Disco Live;
- Depois deve configurar as partições no pendrive, como o faria em um disco rígido;
- Feche o Gparted, sem salvar a Tabela de Alocação.