Instalando o Linux no pendrive
4) Instalando:
Como vimos na página 1, você está dentro do ambiente do Live-CD de Boot, e com o pendrive preparado.
Agora, rode o instalador da sua distro: escolha língua, mapa de teclado, fuso horário, faça seu nome de usuário, senha de Root..., tudo de maneira normal.
Na fase do particionamento, preste bastante ATENÇÃO: Não use particionamento automático, porquê em geral ele é dirigido ao disco rígido, e pode apagar sua partições
Linux principais.
Escolha PARTICIONAMENTO MANUAL. Faça o ponto de montagem, obrigatoriamente em '/' (Raiz), na partição que fez anteriormente no Gparted (Página 1) e dirija a instalação do Linux, não para o disco rígido, mas para essa partição Raiz, DO PENDRIVE. Não toque nas partições do disco rígido!
Deste modo, o seu Linux será instalado no pendrive, como se ele fosse um Mini Disco Rígido.
Na figura abaixo, veja o meu exemplo, o Live DVD Sabayon, instalando o Sabayon no pendrive, não em modo ISO de Boot (IsoLinux) mas instalação "Full":
ATENÇÃO: Ao final da instalação, grave o GRUB na PARTIÇÃO LINUX DO PENDRIVE. NÃO NA MBR.
5) Instalado:
Espere completar a instalação. Na figura abaixo, o Sabayon instalado no pendrive. Observe a instalação completada, e na imagem do GParted, os dados, a distro, instalada.
Veja que ainda resta bastante espaço no pendrive, suficiente para instalar programas, configurar, gravar documentos, etc:
Resumindo:
- Usando o instalador gráfico da sua distro, basta instalar o Linux na partição Raiz ( /). Mas DO PENDRIVE e NÃO DO DISCO RÍGIDO.
Eu usei Sabayon. Não testei com outros Linux, mas tenho em mente que possa ser feito.
Instalado, feche o Linux (no Live-CD) e reinicie o micro. Já pode tirar o CD, e dê Boot novamente, agora no pendrive.
Configurando, acertando e conclusão
Já sem o CD no drive, espete o pendrive na porta USB e dê Boot.
Se necessário, use PLOP Manager no caso de sua BIOS não suportar Boot pelo pendrive (siga as Instruções dadas em meu Artigo anterior):
Linux com boot no Pendrive, com todas as facilidades: Smart-USB_Key-Mania, PLOP Boot Manager e outros métodos.
Deverá ver a Tela do GRUB do pendrive, com as linhas de Boot do Linux que instalou. Inicie, irá para a tela de login, logue normalmente.
Agora, você está dentro do seu Linux instalado no pendrive (como se fosse um pequeno disco rígido portátil). Pode usar senha de usuário, de Root, sudo, instalar pacotes, etc.
Usando os procedimentos padrão do seu Linux e do seu ambiente gráfico, comece a configurar: troque telas, temas, aumente ou diminua, adicione ou remova painéis, configure a Internet (se usar Modem Roteado, já deverá ter acesso direto), instale ou remova pacotes, outros ambientes gráficos, use APT ou Synaptic, edite arquivos de configuração, troque "sources.list", etc.
Resumindo:
- Baixe e queime uma ISO;
- Dê Boot com ela, em seguida formate;
- Prepare e faça as partições em um pendrive;
- Instale o Linux no pendrive, de maneira análoga ao que o faria no disco rígido;
- Dê Boot com esse pendrive, faça tudo o que faria no seu Linux instalado no disco.
Tudo será persistente. Ao sair, sua modificações e configurações serão mantidas permanentemente.
Você tem, feito de uma maneira bem simples, um Linux igual ao do Disco rígido, mas em um pendrive portátil e bootável, que você carregará com você, aonde for.
A vantagem deste método é não usar nenhum aplicativo, comando complexo ou Script, e criando um pendrive com um Linux persistente e personalizável.
Na página 3, veja um exemplo. Embora seja para Sabayon, mostra a persistência das configurações salvas.
Com o seu Linux, possível que o mesmo ocorra.
Concluo que esta é uma das melhores e mais fáceis maneiras de ter um Linux de Boot no pendrive.