Apresento a vocês o Look XP, uma modificação do IceWM que além de leve, é altamente configurável, sendo uma alternativa excelente para quem precisa de um ambiente bem acabado e simples. Descreverei como instalar o básico e algumas melhorias que ando fazendo nele.
Os temas são o que realmente dão um aspecto visual diferenciado. São basicamente retalhos de imagens que vão se montando como em um quebra-cabeças. Esses temas ficam armazenados em /usr/share/lxp-icewm/themes/ e podem também se encontrar em ~/.lxp-icewm/themes.
O que realmente nos interessa dentro dele é o wallpaper.png, que é o papel de parede padrão do tema e o arquivo de configuração, default.theme. Nele vamos empregar as fontes truetype que havíamos baixado anteriormente.
NormalTaskBarFontNameXft = "Lucida:size=10"
O Windows XP trabalha basicamente com as fontes tahoma e trebuchet, sendo assim, modificamos de forma rápida, substituindo as entradas com fonte verdana:size=10 por tahoma:size=8 e lucida:size=10 por trebuc:size=8.
Outra coisa que podemos modificar são as cores, como por exemplo:
ColorNormalTitleBarText="rgb:D8/E4/F8"
A cor aqui está em hexadecimal. Basta converter para decimal que você encontra o valor da forma que estamos acostumados a ver em editores gráficos. O exemplo acima corresponde a Red 216/ Green 228/ Blue 248 que é uma tonalidade clara de azul.
Outra função importante nesse arquivo é o tamanho do menu iniciar e o tamanho padrão dos ícones.
StartMenuIconSize=32
MenuIconSize=16
Uma coisa legal nesse caso seria editar o texto Start e substituí-lo por Iniciar. Para isso, edite o arquivo icewm.xpm que fica dentro do diretório taskbar de cada tema.
[5] Comentário enviado por removido em 14/04/2008 - 20:34h
Olá,
Obrigado pelos comentários...
rjmva: No meu blog tem mais... é q como foi meu primeiro artigo ainda não estava totalmente ambientado, mas o próximo ficará mais rico de imagens, da forma q costumo postar artigos no meu blog.
Thiagopriest: Cai dentro, vale a pena e é bem leve...
Elionw3: Putz, nem tinha notado.... era gerenciador gráfico mesmo q iria dizer.... essa passou despercebido...
[10] Comentário enviado por nicolo em 15/04/2008 - 11:52h
?comentario=Ótimo artigo: Bem escrito, tecnicamente rico, instruções claras . Parabéns.
..... mas eu uso Linux para não ter que olhar para a cara do windows. É birra mesmo.
[11] Comentário enviado por pedrorissato em 15/04/2008 - 16:45h
Bem legal o artigo mesmo... tinha visto jah o look em foruns por ai... mas aki ficou mais explicado xD.... Ele eh show pra quem quer implementar linux em lanhouses... sem "perder clientes" facilita e muito aos clientes usarem o linux "achando" que estão no windows.... bem configuradinhu vai que vai... belo artigo!
[15] Comentário enviado por marcelosarao em 16/04/2008 - 13:56h
Não é nada prática.
Não reconhece, o pendrive e o CDROM.
Com outras, como KDE e GNOME, a detcção é automática.
Se for instalado um novo programa, não é adicionado no menu.
[16] Comentário enviado por removido em 16/04/2008 - 15:07h
Vamos lá...
-SMarcell.
Já tá corrigido, quando notei a falha ja tinha publicado...
-Rodrigo.capelini...
Concordo, mas como é desse feio q os usuários gostam... quem sou eu pra discordar de quem quer um sistema com a cara do anterior e sem pagar licença? Essa pra mim está sendo a chave para uma migração menos dolorosa para os clientes, mas pra nossa felicidade tem o tema human tb, que é o default do ubuntu. :-D
-marcelosarao
Eu sinceramente não vejo falta de praticidade, pois uso-o em combinação com pcmanfm que detecta a mídia e monta, tanto cd quanto pen drive. Este é até um dos temas do meu próximo artigo.
Quanto a ser adicionado, o lxp possui um lxp-icewm-menu-gnome, que atualiza o menu quando um novo programa é instalado, exatamente como o gnome. Eu postei o meu arquivo de configuração pois gosto de definir exatamente o que vai ser usado. Se vc instalar e deixar o menu default, vai notar que todos os seus programas estão ali e quando instalar um novo, o mesmo será adicionado.
[18] Comentário enviado por saron em 30/05/2008 - 22:18h
Solicito informaçôes de como resgatar opções do menu Iniciar da Barra de Tarefas. Só ficaram as seguintes opções: Desligar, Sair, Travar Tela, Desktop e Locais. Não sei como consegui essa "proeza". Passo a passo, por favor, pois sou iniciante no Linux.