O PS3 promete rodar muitos formatos, entre eles, o site da Sony anuncia os seguintes formatos.
- Formato de vídeos direto do USB:
- MPEG-4 SP (AAC LC)
- H.264/MPEG-4 AVC Alta Qualidade - AAC LC
- MPEG-2 TS - H.264/MPEG-4 AVC, AAC LC
- Arquivos no formato MP4:
- H.264/MPEG-4 AVC Alta Qualidade (AAC LC)
- MPEG-1 (MPEG Audio Layer 2)
- MPEG-2 PS (MPEG2 Audio Layer 2, AAC LC, AC3(Dolby Digital), LPCM)
- MPEG-2 TS - MPEG2 Audio Layer 2, AC3 - Dolby Digital, AAC LC
- MPEG-2 TS - H.264/MPEG-4 AVC, AAC LC
- AVI:
- Motion JPEG (audio PCM)
- Motion JPEG (μ-Law)
- AVCHD - .m2ts / .mts (Blu-ray)
- DivX
- WMV
- VC-1 - WMA Standard V2
Porém, quando é a hora de mostrar o que ele é capaz, algumas pessoas se decepcionam (como eu, no começo), existe uma inconsistência no
sistema, principalmente para tocar AVI em conjunto com XviD.
Algumas pessoas acham que é culpa da Sony, por ser proprietária, e quer somente suportar os Codecs proprietários, por isso, não aceitam AVI com
OpenDML e XviD.
Antes de fazer você coçar a cabeça e dizer: 'não entendi nada', deixe me esclarecer uma coisa, não tem nada haver com Software Proprietário ou
Livre, tem haver com a maneira como o vídeo foi comprimido ( leia convertido ).
Para uma conversão perfeita, devemos seguir algumas regras, vejamos quais são:
1) GMC (Global Motion Compensation): Devemos evitar fazer o uso deste atributo no vídeo, geralmente DVD e PS3 recusam tocar estes tipo de
atributo, porque ele eleva a qualidade do filme em muito, assim o vídeo fica muito bacana para a tela de um computador porém não "cabe" na tela de
uma TV.
2) QPel (Quarter Pixel): A mesma coisa do GMC.
3) Packed bitstream: Este atributo, se já aplicado ao arquivo, pode ser removido com o programa MPEG4Modifier sem ter que decodificar o arquivo.
4) Resolução maior que 720x576.
5) Vídeos com um Bitrate maior que 2000 Kbps: Podem apresentar problemas. Se o Codec de áudio não for MP3, você deve diminuir o vídeo Bitrates.
Para tocar bem em alguns sistemas, você deve baixar para aproximadamente 1400 Kbps, ou até mais baixo ainda.
* Bitrate é a quantidade de bits que o programa que converte ou grava o vídeo reserva para o áudio e o vídeo.
Por isso, quando dizemos que temos um vídeo de 800kb e 128kb de áudio, estamos dizendo que a transferência ao abrir no player se dá a 928kb por
segundo, quanto mais Bitrate, maior e o arquivo final e mais qualidade tem tanto o áudio como o vídeo.
Porém, ao modificar o tamanho do áudio e vídeo através do Bitrate, podemos deixar a qualidade bem próximo do original e economizar onde não
precisa.
E se você já sabe como manipular o Bitrate e já fez algumas experiências com 1400 kps e não gostou da qualidade do vídeo, minha dica é: use
codificação em 2 passos.
Se o seu arquivo de origem tem uma qualidade muito boa, como um Blu-ray, por exemplo, eu digo que definitivamente, você deve usar a codificação
de 2 passos. Com este método, você pode descer o Bitrate do vídeo até 700 kbps e ainda assim, você vai ver uma boa qualidade de vídeo.
Aí você pergunta: "O que é uma codificação de dois passos?"
Para entender a codificação, devemos entender que um vídeo é um grupo de fotos em sequência, que passam muito rápido diante dos nossos olhos e
dá impressão de movimento. E a sequência é seguida do áudio, que alinhado com as fotos, dão a impressão que aquela pessoa na foto está falando.
Uma codificação é quando você, com um comando, diz para o MEncoder: “Eu tenho este vídeo, que é uma sequência de fotos, e que quero que você
coloque estas fotos junto com este áudio, as fotos estão grandes e o áudio está em WAV (sem ser zipado / convertido )”.
O MEncoder, então, vai fazer o processo de diminuir foto por foto na sequência, e vai alinhar o áudio com as fotos e converter o áudio em MP3. Isto é a
conversão em 'um passo'.
Já a conversão em 'dois passos', é quando você diz para o MEncoder: “Eu quero que você assista este flime até o fim e decore a posição de cada foto,
veja onde tem mais movimento, como uma cena de ação, ou mais diálogo, e de acordo com o que você encontrar, eu quero que você venha
economizar Bytes para as cenas que não tem ação e encher de Bytes as cenas que tem ação”.
Fazendo assim, você garante que os Bytes serão distribuídos com mais precisão.
Por exemplo, digamos que você quer 1400 kbps para o vídeo e 128 Kb para o áudio, em uma sequência que não tem muito movimento de câmera, o
MEncoder vai usar somente 600 kbps e se for uma cena de suspense bem quieta 96 Kb de áudio.
. . .Já uma cena de perseguição, onde o mocinho está fugindo da policia e tem o movimento da câmera e o efeito especiais mais a música de
perseguição, o barulho do carro derrapando, o MEncoder vai usar os 1400 kbps e 128 Kb para vídeo e áudio.
No Script que vamos criar, estaremos usando este conceito de codificação em '2 passos', e se você analisar o código, você vai ver que eu fiz o
seguinte, quanto maior a resolução do seu vídeo maior será a quantidade de Bitrate.
Ao executar o Script, a interatividade será toda gráfica e sonora com o usuário. Eu estou usando o Text2wave, que é parte do pacote do festival que,
para mim, é um excelente sintetizador de voz.
Porém, quando ele fala Português é um 'cal'. Caso você queira usar outro, fique à sua disposição trocar, ou até
mesmo anular isso de forma total, colocando um
#, antes dos comandos: [echo "blabla" | text2wave, lame e play].
Ou seja:
echo "blabla" | text2wave
lame blabla
play blabla
Fica:
#echo "blabla" | text2wave
#lame blabla
#play blabla
Vejamos o que o Script vai mostrar ao usuário. Ao ser executado o usuário, vai escolher o tamanho do vídeo:
Depois de selecionado o tamanho do vídeo, vamos à seleção do vídeo de origem, que nesse caso, já deve estar no seu computador:
Pronto! Isso é tudo o que o usuário deve fazer.
A partir de agora, o Script vai fazer a conversão completa e salvar o arquivo com o nome original e a extensão “.PS3.avi” na pasta do usuário.
Enquanto o Script está em execução, o usuário pode acompanhar o progresso pelo
prompt, como mostrado abaixo:
Quando a primeira fase da tarefa estiver concluída, o sistema vai avisar que está entrando no segundo passo, e por fim, ao terminar, o sistema vai
dizer que terminou e onde o arquivo está e qual o nome dele.
Agora, vamos ver as entranhas desse 'bicho'.
"Show-me the code!" :)