Venho aqui apresentar o MOC - Music On Console, o melhor player de músicas para consoles, suportando diversos protocolos, temas e tipos de arquivos de áudio. Be Happy! =]
O mocp suporta diversas opções de linha de comando. Dentre elas, destaco:
-T theme - Tenta usar o arquivo de temas theme da pasta ~/.moc/themes ou /usr/share/moc/themes;
-R driver - Tenta usar driver como driver de som, onde driver pode ser alsa, oss, jack ou null (se suportado pela instalação);
-m dir - Inicia em dir como diretório de músicas;
-h - Mostra o texto de ajuda.
Mais informações em:
man mocp
Uso
O uso do MOC é muito simples e intuitivo, baseada no uso do mc. Para sair, use a tecla Q (q maiúsculo). Na tela padrão você tem duas áreas.
A da esquerda é o navegador de arquivos, onde você entra nas pastas e executa os arquivos com ENTER. Use a pasta ../ ou a tecla U (u maiúsculo) para subir para a pasta pai.
A da direita é a playlist. Você pode alternar entre as duas usando a tecla TAB. Na área de arquivos, selecione um arquivo e aperte a tecla a para adicioná-lo à playlist. Selecione um diretório e aperte A (a maiúsculo) para adicioná-lo recursivamente à playlist. Na área de playlists, use a tecla d para deletar o item selecionado da playlist. u para mover um item da playlist pra cima, e j para mover para baixo. C (c maiúsculo) para limpar a playlist.
Comandos de execução:
s para stop;
p ou ESPAÇO para pausar;
S (s maiúsculo) para ativar o Shuffle (executa a playlist randomicamente, não na ordem);
R (r maiúsculo) para ativar o Repeat naquela faixa;
Seta para Direita e Esquerda para avançar ou recuar na música;
n para ir para o próximo arquivo;
b para ir para o anterior;
"." para aumentar o volume em 5%;
"," para diminuir em 5%.
Muitos outros comandos podem ser encontrados no menu de ajuda, teclando ? ou h.
Configuração
O MOC também permite o uso de arquivos de configuração, que deve, por padrão, ir em ~/.moc/config.
Um arquivo de configuração de exemplo e com as opções default inclusas pode ser encontrado em /usr/share/doc/moc/config.example.
Concluindo
Realmente, o terminal do Linux é uma ferramenta muito poderosa, e que deve ser mais explorada nessa época tão dominada por ratos. =]
O MOC é uma ótima ferramenta, não só para o uso quando só podemos usar a linha de comando, mas também no dia a dia. Infelizmente eles ainda ficam nos devendo o suporte a scrobbling do Last.FM, mas já está na lista de TODOs.
Quanto ao tema, eu sugiro o nightly_theme.
E, para encerrar, um screenshot direto do terminal puro (tty1). Para quem interessar, esse SS foi tirado usando o aplicativo fbgrab, que tira screenshots da linha de comando.
[3] Comentário enviado por andre.vmatos em 10/02/2009 - 17:15h
Já experimentei o mp3blaster também, mas, na minha opinião, o MOC possui muito mais recursos. Por isso escolhi ele. Rsrs, sim, sim, Oficina G3 e Resgate são muito bons. Como está claro pelo screenshot, sou evangélico. Mais especificamente, Batista . FLwss
[7] Comentário enviado por igormp em 11/02/2009 - 10:24h
Muito bom mesmo o artigo, hoje opitamos pela facilidade das interfaces graficas e esquecemos do terminal que ao meu ver foi umas das caracteristicas que o linux me chamou atenção muito bom mesmo.
[8] Comentário enviado por slackmen em 11/02/2009 - 22:49h
Kra tava procurando por isso a algum tempo, agora eh tchau Amarok e viva o MOC...
Nao depende de WM (KDE ou Gnome, ou outro) e ainda eh leve q dá gosto. Alguém ouviu minhas preces, ehhehehe ;p
[10] Comentário enviado por andre.vmatos em 12/02/2009 - 22:11h
Tente reinstalar o MOC, a partir do código fonte. Note que, dentro da pasta dos fontes do MOC, há uma pasta decoder_plugins. Já vi gente com esse problema. Creio que possa ser porque algumas distros podem desabilitar alguns plugins, por problemas de patentes, no pacote oficial. Poste o resultado ai. Não tive esse problema =]
[12] Comentário enviado por andre.vmatos em 12/02/2009 - 23:16h
REINSTALE a partir dos fontes. Se você já tentou, e continuou dando o mesmo erro, tente executar o mocp a partir da pasta do make, pra ver se ainda está dando problemas. Outra possivel solução, se ainda esta dando erro, é desinstalar, e reinstalar, com a opção --prefix=/usr no ./configure
Flwwss
[13] Comentário enviado por leandro.marinho em 20/02/2009 - 12:00h
Estou usando o MoC para resolver um problema bem diferente!
Curtir um som mp3 no quarto eh bem legal, mas escutar o barulho da ventoinha do computador eh muito desagradavel, por isso, transformei um micro velho numa central de musica ambiente e tambem numa central telefonica, usando o MoC e o Asterisk.
Aproveitando que tinha que passar os cabos telefonicos, aproveitei e passei tambem uns cabos de audio para alguns comodos da casa. Como nao estava usando nenhuma interface grafica no servidor, precisava de um player que funcionasse em modo texto. O MoC caiu como uma luva. Entao foi so criar algumas playlists e uns shell scripts e pronto. Agora tenho na agenda do meu telefone sem fio os ramais do Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, Adriana Calcanhoto, e imaginem so, tenho ate o ramal da Blitz!!! Basta selecionar o ramal na agenda e curtir o som num mini system qualquer, sem as malditas ventoinhas no pe do ouvido. :-)
[14] Comentário enviado por andre.vmatos em 20/02/2009 - 12:20h
Rsrs, muito bom, Leandro. Ótima solução. Caso interesse tambem, o mocp suporta uns esquemas de server e cliente. Não cheguei a me aprofundar nisso, por isso não botei no artigo, mas li isso em algum lugar. Tipow, um server central, e os clientes podem controla-lo, modificar a playlist, pausar, passar pra proxima musica, talz. Procure um pouco sobre isso, pode ser interessante.
[17] Comentário enviado por thiagoaranha em 21/08/2010 - 19:07h
Pessoal, eu sei que o post é antigo, mas como estava começanddo aqui com o slackware tive que instalar pra testar oo moc.. curti bastante.. só uma dúvida, quando eu estou com ele e digito ctrl + z para sair do moc, porém ele fica executando e eu volto para o console... ótimo.. agora, como faço para voltar a tela que eu sai do moc?? Valeuuu,,
[18] Comentário enviado por andre.vmatos em 22/08/2010 - 16:43h
Ola, ThiagoAranha. Eh o seguinte. No terminal linux, Ctrl+Z eh um atalho para PAUSAR a execucao de um programa. O MOC, no entanto, tem um sistema que, mesmo quando ´PAUSADO´, continua tocando, para que vc possa usar isso para executa-lo em segundo plano. Entao, como qqr outro processo, ele vai para segundo plano de execucao no terminal. Para ver quais programas estao nesse estado, digite o comando ´jobs´, e para trazer o primeiro ao primeiro plano novamente, use o comando ´fg´. Se fizer isso com o MOC, ele vai retornar pra vc. Obrigado.
[19] Comentário enviado por edu.linux em 23/03/2015 - 23:21h
André, muito obrigado pelo seu tempo e contribuição. Estava procurando por esse player há um bom tempo. E mesmo sendo um artigo de 2009, resolveu pra mim hoje. Muito obrigado. Estou usando ele enquanto escrevo esse comentário.
Abraços.
[20] Comentário enviado por Fabiofsg em 23/09/2016 - 13:36h
Boa tarde! Procurando por algo simples e funcional para tal função cai aqui e venho deixar meu agradecimento pelo post, como disse o amigo acima, mesmo sendo um artigo de 2009, em pleno 2016 ainda está sendo útil!