Por deste artigo venho incentivar aqueles que trabalham com o sistema empresarial Protheus 8 da Microsiga a utilizarem software livre como estação de trabalho, assim além do das ferramentas de e-mail, edição de textos, planilhas e navegadores de internet, agora você também pode utilizar o cliente remoto do seu sistema empresarial! =)
A Microsiga é uma empresa que desenvolve software. É considerada a maior firma de software da América Latina, onde desenvolve softwares destinados a gestão empresarial. Os softwares desenvolvidos pela Microsiga destinam-se a automatizar e gerenciar processos, tais como: finanças, recursos humanos, logística, manufatura, crm, dentre outros. Tem como seu principal produto o software denominado ERP Protheus. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsiga)
Infelizmente, o Microsiga Protheus 8 ainda está homologado apenas para sistemas operacionais Windows e Linux Red Hat e SuSE. Ainda não consegui encontrar uma forma de rodá-lo em outros sistemas Linux como o Debian e etc. E por favor, se alguém já conseguiu fazer isto ou sabe como fazer, mande um email por gentileza. =)
Agora, utilizando o Linux Fedora Core 6, não tenho mais nenhuma dependência dos sistemas operacionais do Tio Bill! Agora até para acessar meu sistema empresarial não necessito dele! ;-)
[1] Comentário enviado por agk em 15/02/2007 - 13:58h
É muito bom ver as empresas portando seus sistemas para Linux, isso facilita a migração de muitas empresas e mostra que o Linux está se tornando uma opção cada vez mais real para os desktop dos escritórios e não apenas para os servidores.
[4] Comentário enviado por edivaldobrito em 15/02/2007 - 17:00h
Tenho o servidor microsiga rodando aqui na empresa em Debian(sarge), e ficou bem tranquilo. A questão da homologação é mais por causa da pouca experiencia da microsiga com Linux, eles não conseguiriam dar conta de todas as distros disponiveis, o problema é que as distros homologadas estão muito desatualizadas. Eles (a Microsiga) ainda não pegaram o ritmo de atualizações que o Linux tem.
[6] Comentário enviado por tiagotavares em 16/02/2007 - 08:55h
Não dockism, o Protheus não é free, a empresa paga pela licença.
O que eu demonstrei aqui é como instalar o software CLIENTE nas estações para poder utilizar o ERP cuja base de dados está em um servidor. Apenas estou incentivando a usar Linux até em estações de trabalho, pois o Microsiga nos dá este suporte.
[7] Comentário enviado por formicbr em 16/02/2007 - 16:05h
Eu rodo o remote do Protheus8 no Slackware, não consegui rodar no ubuntu por falta do pacote compat-libc++, alguém aí tem esse pacote pra ubuntu ?
Ah, e também já consegui subir o protheus server no linux CentOS (baseado no RED HAT) com banco Postgresql).
[9] Comentário enviado por Felipe Raposo em 17/02/2007 - 10:58h
Eu trabalhei com Microsiga. O que eu já consegui fazer em outras distros é rodar o cliente Windows com Wine. Mas só a versão com interface MDI funcionou. Você teria que mudar o "parâmetro inicial" de SigaADV para SigaMDI. Dai funciona.
Mas sei lá. A Microsiga podia tentar dar uma mexidinha nesse cliente Linux. Eles atualizam sempre mas nunca é possível utilizá-lo nas distribuições mais novas. Ele utiliza umas bibliotecas que eu nem sei pra que servem.
[10] Comentário enviado por bastos em 18/02/2007 - 16:31h
cara ainda num testei para linux aqui na empresa usamos esse protheus será que no linux, o protheus poderia ler o banco de dados de outro software de manutenção tipo o MP2.
[11] Comentário enviado por brunogds em 21/02/2007 - 07:49h
Cara aqui ja faz um tempo que na minha estação de trabalho utilizo o linux,no slackware funcionou perfeitamente em outras distribuições tive problemas com bibliotecas, mas nada que uns 5 minutinhos não esteja solucionado.
Eu utilizo e aprovo o Protheus Remote.
Quando o Protheus é atualizado, a Microsiga disponibiliza tambem o remote pra linux atualizado.
[12] Comentário enviado por capeleiro em 21/02/2007 - 16:20h
Oi Pessoal,
Eu também uso na empresa o Microsiga, vou tentar verificar se consigo fazer funcionar no ubuntu, que é a distro que uso.
Alguém saberia me dizer como fazer ele funcionar remotamente pelo Brownser, como faço quando acesso pelo IE no windows, quando em encontro fora da empresa.Se alguém souber como me passar a dica eu agradeço.
Obrigado
Abraços a todos
[13] Comentário enviado por tecman em 08/03/2007 - 12:55h
Tenho um cliente que utiliza o MP8, mas esse remote linux não está funcionando, deve que uma build mais antiga que a do meu cliente...
Para resolver o problema eu utilizei o remote para windows que está dentro da pasta MP8 no servidor deles e instalei no linux rodando com Wine e rodou perfeitamente ...
Só ainda não teste o remote activex no linux... Alguém já fez isso?
Abraços!
[14] Comentário enviado por g0dbrz em 20/07/2007 - 11:26h
O suporte ao Linux da microsiga é medíocre.
Claro que tudo depende da base de dados que você tem.
Aqui na empresa que trabalho não deu certo e a própria microsiga veio e colocou tudo no windows novamente.
alguns dos problemas:
- cliente muito lento para digitação de códigos.
- servidor cai com mais de 300 instâncias de clientes abertas
- entre outros.
Agora fechamos um acordo para tentar novamente a migração e virar case da Microsiga para Linux também.
[15] Comentário enviado por guyt58 em 05/09/2007 - 10:09h
Alguém teve problemas com a impressão de relatórios no Protheus 8 utilizando via Browser Client Ubuntu?? No meu caso, os separadores de milhar e a vírgula decimal não aparecem nas impressões ficando um espaço no lugar deles...
[17] Comentário enviado por vinivend em 25/10/2007 - 08:57h
cara to com o mesmo problema que vc, preciso liberar o acesso remoto no debian e nao consigo de forma alguma, sou novo em linux e venho tentando a dias, mas caso consiga algo eu aviso. grato
[21] Comentário enviado por corujitoam em 13/05/2008 - 18:22h
Aqui na empresa que trabalho utilizamos o prothues8 e eu estava querendo mudar as esta'coes para linux no momento estamos operando tudo em windows e trava todos os dias,
eu gostaria de testar ele no linux e efetuar economia de licenca da microsoft em relacao a nossas estacoes, realmente funciona legal a estacao com linux cliente e servidor prothues windows.
[23] Comentário enviado por jefflivre em 28/03/2009 - 21:26h
Só para deixar registrado, uso o remote do Microsiga(versão 8 r4) no gentoo com xfce4, e roda perfeitamente. No SLES 10 ele soh fica bom rodando no tema flat. Estou com algumas máquinas antigas e vou colacar ele para rodar no puppy. Quando tiver mais resultados eu posto aqui.
[25] Comentário enviado por carolvasquez29 em 25/11/2009 - 14:58h
Apesar de não haver a homologação da Microsiga / Totvs, já vi alguns clientes rodar em Debian, e é tranquilo. Acho que o único problema que poderá haver é caso venha necessitar de algum suporte da Microsiga, e ao souberem que está usando o Debian, dirão que o problema é dele, pois no suporte não estão replicando o erro.
[26] Comentário enviado por tiagotavares em 25/11/2009 - 15:04h
Sim, foi o nosso caso aqui, o rodávamos interamente em Linux CentOS5, após diversos problemas com suporte migramos pra Windows de vez.
Hoje estamos utilizando o Protheus 10, e o cliente continuar a funcionar bem em Linux. O problema é que apenas o cliente foi desenvolvido, outras ferramentas de administração como o Monitor funcionam apenas no Windows.
[27] Comentário enviado por rafamello em 01/03/2012 - 17:57h
Boa tarde...
Aqui na empresa usamos o Totvs versão 10.
estamos fazendo uma migração das estações clientes de windows para
linux.
só que nos linux (ubuntu) o client cai toda hora...gostaria de saber o que pode ser isso? já to com os cabelos brancos por causa disso!