Nesse artigo irei mostrar como realizar a montagem de um HD, pendrive ou pasta de rede no
CentOS para direcionamento das gravações do
Elastix, tanto de ramais convencionais quanto do módulo de
Call Center.
O módulo de Call Center instalado no Elastix não respeita o direcionamento feito via interface gráfica para direcionamento das novas gravações, com isso se faz necessário criar um link simbólico para a nova partição montada.
Abaixo, mais detalhes de todo o procedimento, desde a montagem, direcionamento das gravações de ligação de ramais convencionais, direcionamento no PHP e criação do link simbólico para baixar as gravações através do módulo do Call Center via interface gráfica.
Montagem
Para montagem do HD, pendrive ou pasta de rede, faça o seguinte:
Insira o dispositivo de armazenamento no servidor, podendo ser um HD externo ou pendrive. Abaixo irei explicar também sobre a montagem de uma pasta de rede no servidor.
1. Acesse o diretório
/mnt/ e crie a pasta "monitor" com o comando abaixo:
# mkdir monitor
2. Montando um HD:
Após inserir o HD no servidor, seja ele um HD externo ou HD convencional através de cabo SATA, digite o comando:
# fdisk -l
Com isso, o novo dispositivo será listado informando a localização e nome do mesmo (vamos assumir que o novo dispositivo esteja em:
/dev/sbd1). Logo após, digite o comando a seguir para montar o dispositivo na pasta
/mnt/monitor:
# mount /dev/sdb1 /mnt/monitor
3. Montando um pendrive:
Após inserir o pendrive no servidor, digite o comando:
# fdisk -l
Com isso, o novo dispositivo será listado informando a localização e nome do mesmo (vamos assumir que o novo dispositivo esteja em:
/dev/sbd1). Logo após, digite o comando a seguir para montar o dispositivo na pasta
/mnt/monitor:
# mount /dev/sdb1 /mnt/monitor
4. Montando uma pasta de rede:
Neste item, o servidor de origem deve estar visualizando o servidor de arquivos através da rede, para isso, realize um teste de ping a fim de validar a comunicação. Após validar a comunicação, digite o comando a seguir para montar a pasta de rede no diretório
/mnt/monitor com o IP do servidor de arquivos, usuário e senha:
# mount -t cifs //192.168.x.x/pastaRede /mnt/monitor/ -o username=userRede,password=senhaRede
Ip Servidor smb Pasta de rede Destino montagem Usuário rede Senha rede
Obs.: no
Linux, costumamos realizar a montagem no diretório
/mnt.
Após a montagem, utilize o comando
df -h para certificar-se que ocorreu a montagem no diretório
/mnt/monitor, como exemplificado abaixo na última linha:
5. Depois de realizar a montagem, na interface gráfica do Elastix, realize o direcionamento das gravações para a nova unidade:
> Elastix -> PBX -> PBX configuration -> General Settings -> Recording location: /mnt/monitor/
Após realizar o direcionamento como descrito no item 5, todas as gravações de ligações habilitadas, sejam nas configurações individuais dos ramais ou nas filas de atendimento, serão direcionadas para o diretório:
/mnt/monitor, porém, não será possível realizar o download através da interface WEB do Elastix, pois o arquivo PHP que gerencia a página continua buscando as gravações no HD principal do sistema, que está em:
/var/spool/asterisk/monitor.
Para corrigir esse problema, siga os passos abaixo:
1. Para realizar o download das gravações via interface WEB do Elastix, é necessário alteração da variável "$arrConfModuledo" no arquivo "default.conf.php", presente no diretório:
/var/www/html/modules/monitoring/configs
2. Use o comando a seguir para editar o arquivo:
# vim /var/www/html/modules/monitoring/configs/default.conf.php
3. Altere o valor da variável "$arrConfModule" para o novo diretório de gravações conforme abaixo:
$arrConfModule['records_dir'] = '/mnt/monitor/';
4. Após realizar os procedimentos acima, na interface gráfica do Elastix, acesse o caminho a seguir e realize o download das gravações: > Elastix -> PBX -> Monitoring
Criação de link simbólico para download de gravações do Call Center
O módulo de Call Center não respeita o direcionamento feito na interface gráfica do Elastix através do caminho abaixo para direcionamento das gravações, como descrito no item 5.
> PBX -> PBX configuration -> General Settings -> Recording location: /mnt/monitor/
Com isso, se faz necessário a criação de um link simbólico para a partição e pasta que foi montada e direcionada as demais gravações. Após finalizar o procedimento abaixo, é necessário copiar as gravações do diretório:
/var/spool/asterisk/monitor, para o novo destino das gravações
/mnt/monitor.
Para criar o link simbólico para baixar as gravações do Call Center no Elastix, faça o seguinte:
1. Acesse o diretório
/asterisk, através do comando:
# cd /var/spool/asterisk
2. Mude o nome da pasta
/monitor (onde estão as gravações originais) para "monitor.bkp", utilizando o comando:
# mv monitor/ monitor.bkp
3. Ainda no diretório
/var/spool/asterisk, utilize o comando abaixo para criação do link simbólico do diretório
/mnt/monitor, que é o novo dispositivo de armazenamento foi montado:
# ln -s /mnt/monitor
4. Para validar se deu certo, digite o comando:
# ls -l
O link simbólico costuma ficar na cor azul e com uma flecha direcionando para o diretório de destino, como exemplo abaixo:
5. Após realizar os procedimentos acima, na interface gráfica do Elastix, acesse o caminho abaixo e realize o download das gravações: > Elastix -> Call Center -> Reports -> Calls Detail
Obs.: o dispositivo montado deve ter o nome "monitor", que é o mesmo nome da pasta original das gravações, caso contrário, o link simbólico não funcionará pois se trata de um link para uma outra partição montada.