Esse artigo nos apresenta o Mutt, um excelente cliente de e-mail que, apesar de ser para modo texto, em matéria de recursos dá banho em muitos clientes gráficos que temos por aí. Além disso ele dá aula de estabilidade.
Se da primeira vez que você abrir o Mutt ele parecer meio
'sem graça', não se assuste.
A configuração padrão do Mutt realmente não é muito atraente
para novos usuários. O arquivo ~/.muttrc deve ser configurado
para deixar o seu Mutt do jeito que você quer.
Trata-se de um arquivo texto, com centenas de configurações
possíveis. Mas não desista ainda. Na página www.mutt.org existem vários arquivos prontos para você utilizar.
Para quem tem curiosidade e vontade de usar o Mutt, recomendo
copiar o ~/.muttrc do Tom Gilbert no seguinte endereço:
Esse arquivo é bastante completo e o meu ~/.muttrc contém apenas
algumas poucas adaptações do original. Uso-o desde a primeira vez
que me aventurei pelo Mutt.
Conclusão
Mutt é um cliente de e-mail para quem leva e-mail a sério.
Clientes de e-mail gráficos são geralmente pesados demais e
cheios de bugs.
Andando na contramão, Mutt continua leve, simples e dando conta
do recado.
[1] Comentário enviado por removido em 30/03/2005 - 01:41h
Esse programa até parece muito bom, mas faltou aí no seu artigo, um pouco mais de informação. Por exemplo, onde é que fica esse bendito arquivo ~/.muttrc? Como configurar a minha conta de e-mail - onde entra nome de provedor, usuário, etc? E esse arquivo dot.muttrc que vc sugeriu usar, onde é que ele vai, com que nome?
Fiz o download do mutt, mas ainda não consegui usar.
[2] Comentário enviado por fabio em 30/03/2005 - 07:27h
Olá Caiapó,
Sempre que você encontrar um arquivo no formato ~/alguma_coisa, significa que este está em seu diretório HOME, uma vez que "~" = "/home/usuario". Sendo assim, no meu caso, ~/.muttrc seria /home/fabio/.muttrc.
Realmente o autor não citou como baixar e-mails do provedor e isso é, diríamos, essencial. :)
Então vamos lá. Existem duas formas de se fazer isso:
2. Utilizando o próprio Mutt. Para isso basta executá-lo da seguinte forma:
mutt -f pop://fabio@mail.provedor.com.br/
Onde "fabio" sou eu e mail.provedor.com.br é o endereço do servidor POP. Será solicitada a senha e boa, manda ver! Se seu provedor tiver suporte a conexão POP segura, use:
mutt -f pops://fabio@mail.provedor.com.br/
Você também pode ajustar os parâmetros para servidor POP direto no seu ~/.muttrc. Maiores informações:
[3] Comentário enviado por null_terminated em 30/03/2005 - 07:30h
Cara,
Muito legal seu artigo, é interessante trazer ao conhecimento dos usuários mais novos do Linux este tipo de programa. Como fã incondicional de programas simples e leves como o Mutt, Pine, etc... não pude deixar de deixar meu comentário!
Quanto as dúvidas do colega Caiapó:
O "~" já indica que o arquivo deve ser colocado no seu diretório pessoal, ou seja, caso seu usuário seja "caiapo", você deve colocar o arquivo ".muttrc" em "/home/caiapo".
[4] Comentário enviado por luizcarcerelli em 30/03/2005 - 08:07h
É surpreendente como um programa em modo texto consegue ser tão popular, cada vez mais usuários se apaixonam pÉ surpreendente como um programa em modo texto consegue ser tão popular, cada vez mais usuários se apaixonam pelo mutt acho que está na hora de criar uma lista Mutt-Brail, na Debian_user por exemplo, volta e meia chovem mensagens sobre este maravilhoso cliente de e-mail.
Quanto ao artigo em si trata de apresentar e divulgar o programa o que é muito importante, simplesmente não dá para falar de tudo o que o Mutt faz em poucas páginas. Existem diversos artigos ensinando a integrar o Mutt a outros programas como o fetchmail, Esmtp, spamassassim etc. Existe um tema, que creio que o autor ou outra pessoa experiente poderia abordar e escrever um artigo extremamente útil. Como criar um bom .muttrc, tipo pegar um pronto e comentar, mostrando alternativas tal. Infelizmente meu conhecimeto só vai até o que me permite ver a necessidade e sugeri o artigo, escrever é outra história.elo mutt acho que está na hora de criar uma lista Mutt-Brail, na Debian_user por exemplo, volta e meia chovem mensagens sobre este maravilhoso cliente de e-mail.
Quanto ao artigo em si trata de apresentar e divulgar o programa o que é muito importante, simplesmente não dá para falar de tudo o que o Mutt faz em poucas páginas. Existem diversos artigos ensinando a integrar o Mutt a outros programas como o fetchmail, Esmtp, spamassassim etc. Existe um tema, que creio que o autor ou outra pessoa experiente poderia abordar e escrever um artigo extremamente útil. Como criar um bom .muttrc, tipo pegar um pronto e comentar, mostrando alternativas tal. Infelizmente meu conhecimeto só vai até o que me permite ver a necessidade e sugeri o artigo, escrever é outra história.
[10] Comentário enviado por luiz pp em 20/01/2011 - 09:11h
usei o mutt via linha de comando, conforme abaixo, mas o email não chega a minha caixa de mensagem, alguém saberia porque? tem que configurar alguma coisa? O mutt já estava instalado no meu Lenny e não fiz nenhuma alteração.
cat /caminho/arquivo.txt | mutt -s "Assunto" -a /caminho/arquivoanexo fulano@dominio