Este artigo ensina como colocar o Nagios para te ligar e avisar em caso de falhas críticas em sua rede. Ele irá funcionar como uma secretária eletrônica ao contrário. Ao invés de esperar a ligação, ele ligará e te avisará.
[1] Comentário enviado por fabio em 24/01/2005 - 13:39h
Allan,
Excelente artigo! Apesar de não usar o Nagios, achei muito interessante a parte do mgetty. Acabei de configurar uma secretária eletrônica que recebe até fax aqui em casa usando esse tal de mgetty :P, muito bom mesmo.
Inclusive fica aí a sugestão de artigo, falar sobre como implementar um servidor de fax/secretária eletrônica usando o mgetty. Levando em conta que o mgetty também pode literalmente "telefonar" pra você, também pode-se ensinar a implementar um serviço de despertador que nem as companhias telefônicas fazem, ou seja, ligar pra seu telefone em determinado horário pré-agendado. Cruel!!!
Ah se eu tivesse tempo, infelizmente meu "time" hoje em dia é 100% consumido pela manutenção do site, daí tive de sacrificar algo que adoro fazer, que é escrever :)
[2] Comentário enviado por wberbert em 24/01/2005 - 14:33h
Gostei muito do artigo, achei interessante o capacidade que o open souce tem em resolver nossos problemas :D e faço minhas as palavras do Fábio, estou ha um tempinho sem escrever para o site devido ao meu trabalho... a firma resolveu fazer um sistema de contratos para os clientes, e advinha quem o está fazendo... :).. bom assim que tiver um tempo e esfriar a cabeça com essa correria toda estarei postando novos artigos aqui e também lendo outros artigos tão bons quanto esse.
[4] Comentário enviado por allangood em 25/01/2005 - 14:58h
Pois é Fábio, hoje estou trabalhando em integrar o Nagios ainda mais com o mgetty. Quero coloca-lo para esperar por uma ligação e fazê-lo falar o estado dos serviços, para isso estou usando o Festival (sintetizador de voz) que pode gerar os arquivos de som em tempo real, não necessitando cria-los antes.
Com esta mesma idéia é possível implementar este recurso de "tele-despertador" que você mencionou.
Quem sabe este não seja meu próximo artigo? :)
[5] Comentário enviado por marcaoguitarra em 25/01/2005 - 15:21h
cara... muito bommm...
vc sempre postando artigos muito bons para a comunidade hein!
Valew mesmo ae pelo artigo... vou estar fazendo isso ake o mais rápido possível e não deixe de postar outros artigos.
[7] Comentário enviado por anarjups em 10/05/2005 - 17:19h
Eu estou utilizando o LPR para gerenciar a fila de notificações, e funciona direitinho, mas estou tendo problemas com a detecção do tom de ocupado e com a detecção do atendimento... a mensagens sempre começa a tocar antes que alguém atenda e quando atendem já era...
[8] Comentário enviado por allangood em 11/05/2005 - 11:25h
Bem interesasnte sua idéia, o LPR cuida da fila serial de forma mais "profissional" que eu, com certeza! É a idéia da "reinvenção da roda".
Na época eu achei mais rápido escrever um punhado de scripts pra cuidar disso... nem tinha me ligado que poderia fazer assim!
O que acha de escrever um artigo ou dica de como juntar a minha idéia com a sua? Seria bem legal.
Voltando ao assunto, este problema eu nunca tive. Qual programa você está usando para discar? O VM? Eu o utilizo porque ele cuida de todos estes detalhes, aguardar tom de discagem, tocar o som depois da pessoa atender...
Você tentou usar meus scripts junto com o lpr? Ao menos o playmodem.sh (que apenas disca e toca o som)? Tenta ele e avisa ok?
Testes, testes... Software livre precisa de gente testando pra melhorar sempre... :)
[9] Comentário enviado por allangood em 31/05/2005 - 18:36h
Para quem teve problemas com celular e esta solução, vai uma dica: Coloque um "sleep 20s" depois do comando de discagem... é um remendo, mas ajuda! Fica algo assim:
...
...
#
# Start dialout
#
send "DIAL $1"
ANSWER=`receive`
if [ "$ANSWER" != "DIALING" ]; then
kill -KILL $$
fi
ANSWER=`receive`
if [ "$ANSWER" != "READY" ]; then
echo "ERROR: $ANSWER, aborting"
exit 99
fi
[10] Comentário enviado por marcolinux em 28/11/2005 - 09:07h
CARACA !
Exelente artigo, de dar água na boca devida as possibilidades... Imagina integrar isso agora com um Skype da vida e enviar um aviso sonoro na estação do usuário por exemplo...
[12] Comentário enviado por allangood em 09/03/2006 - 12:14h
Ok cachioli, vou listar aqui:
mailmodem.sh -> É o "enfileirador" das mensagens. Ele recebe os arquivos com os sons e mensagens. Pode ser substituido pelo lpr
/etc/mailmodem.conf -> Arquivo de configuração do mailmodem.sh
send_modem.sh -> Cria e coloca as mensagens no "spool" do mailmodem
playmodem.sh -> Chama o messages.sh e com os nomes dos arquivos como parâmetro (percebi que no artigo eu não coloquei o nome dele)
convert.sh -> (Opcional) Apenas converte arquivos .WAV para .rmd (sons do modem)
[14] Comentário enviado por fabiosantosf em 23/10/2006 - 15:54h
Allan,
Tenho uma duvida em relação ao mailmodem.conf e ao playmodem.sh. Não vi o conteudo dos dois nesse artigo com estou meio perdido faltando só definir esses dois arquivos...
[15] Comentário enviado por fabiosantosf em 26/10/2006 - 19:18h
Olá,
Segui todos os passos neste artigo mas quando executo o processo no event log do NAGIOS mostra a seguinte ocorrência:
Warning: Attempting to execute the command "/etc/send_modem.sh "xxxxxxxx" "retsg001" "CPU" "PROBLEM"" resulted in a return code of 126. Make sure the script or binary you are trying to execute actually exists...
[16] Comentário enviado por Rickrock em 30/10/2006 - 15:14h
muito interessante... mas alguem poderia, pelo amor de deus, dar um exemplo prático de como configurar pelo menos 2 servicos quaisquer do nagios nesses scripts????
valeu
[19] Comentário enviado por esousa-br em 02/12/2011 - 14:37h
Parabens pelo artigo apesar de ter sido escrito a alguns anos ainda é MUITO bom, deixa eu pedir algo?
Tem como fazer com que o nagios ligue através de uma conexão VOIP?